AO VIVO
Legislativo - 03 de fevereiro de 2021
Foto:

Capitão Carpê pede mais transparência no pagamento do ‘auxílio estadual’

Manaus-AM | Com informações da Assessoria de Comunicação O vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos) enviou, nesta quarta-feira (03/2), um ofício para a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) solicitando mais transparência no programa “Auxílio Estadual”. Na solicitação, Carpê pede que o governo estadual disponibilize para a população uma lista com nome das pessoas contempladas […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus-AM | Com informações da Assessoria de Comunicação

O vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos) enviou, nesta quarta-feira (03/2), um ofício para a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) solicitando mais transparência no programa “Auxílio Estadual”. Na solicitação, Carpê pede que o governo estadual disponibilize para a população uma lista com nome das pessoas contempladas e informe quais critérios foram utilizados para seleção dos beneficiários.

Para o parlamentar a falta de transparência do governo sobre os critérios utilizados para pagamento do benefício tem provocado muitas dúvidas na população. “O cidadão vai atrás do auxílio e vê que foi negado, não obtém informação, apenas que o CPF não foi incluído nos critérios adotados para receber o cartão. Mas, nós não sabemos quais são esses critérios”, questionou o vereador.

O pedido do vereador foi feito após ele receber muitas denúncias em suas suas redes sociais. Essas pessoas relatam falhas na liberação do auxílio oferecido pelo governo do Estado do Amazonas.  “Fizemos contatos com algumas pessoas cujo benefício foi negado. Elas dizem que estão em situação de vulnerabilidade social: são mães solteiras, desempregados, trabalhadores informais, pessoas de baixa renda e famílias cadastradas no Bolsa Família, mas não entendem porque não foram contempladas”, explicou.

O vereador reforça que o governo precisa prestar esclarecimentos, rever os critérios do benefício e alcançar mais famílias que realmente se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social.

 Benefício

Segundo a Secretaria de Assistência Social (Seas), para selecionar as 100 mil pessoas que vão receber o benefício foram analisadas as informações no Cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal. Todos os dados foram extraídos pela Caixa Econômica Federal (CEF), tendo como mês de referência novembro de 2020.

#CarpÊ

COMENTÁRIOS:

J
Jucicleia Lopes
EU SOU DO BOLSA FAMÍLIA,MINHAS VIZINHAS E COLEGAS QUE SÃO DO BOLSA FAMÍLIA FOI NEGADO,SENDO QUE QUEREM QUE TENHA PENO MENOS 4 PESSOAS NA FAMÍLIA,MINHAS COLEGAS T3M 4 PESSOAS NA FAMÍLIA E NAO TEVE DIREITO,FALTA DE RESPEITO PRECISA SER INVERTIGADO,REALMENTE PRECISA DE UMA LISTA PRA SABER SE A PESSOA TEM DIREITO,NÃO TEM NEM UM TIPO DE CONTATO,RA JUSTAMENTE AS PESSOAS NÃO RECLAMAREM SEUS DIREITOS,QUE INJUSTO
Z
Zenilce Almeida Freitas
Se meu nome foi contemplado
H
Helma
Isso é uma falta de organização,pois nem todas as famílias da bolsa família e famílias que precisam receberam o cartão...eu fui uma,estou fazendo tratamento no cecom,e nem tenho emprego, não tenho renda,só o bolsa família,q nos ajuda aqui com meus 3 filhos
A
Arlete Maciel Machado
Eu tenho 4 filhos recebo apenas o bolsa família no valor de 171 reais , estou desempregada, e não tive direito ao auxílio estadual, tem muita coisa errada por trás desse auxílio
M
Martha botelho
Tem q fiscalizar msm porq TDS q faz o cadastro falam q não tem direito
N
Noelma matos liborio
Nunca vi
A
Ana paula Barbosa dos Reis
Muitos precisa de dinheiro e bom
A
Adriane Ribeiro
Me chamo Adriane Ribeiro, estou desempregada meu esposo tbm sem renda nenhuma dois filhos pequenos de depende de nós,constatou que eu não tinha direito,e estou no cadastro único,com renda percapita de menos um salário mínimo,estranho isso mesmo.
T
Taiane ribeiro reis
Como posso saber se vai sair mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

24/04
12:42

FÓRUM IAMAZONIA

O secretário da Casa Civil do Amazonas, Flávio Antony, participou em Roma do Fórum IAmazonia, representando o governador Wilson Lima. Ele destacou a importância de cuidar das pessoas que vivem na floresta e defendeu o acesso à internet e à água potável para as comunidades amazônicas. Antony citou ações do governo, como os programas Guardiões da Floresta e Escola da Floresta. “Ninguém se importa mais com a floresta do que o nosso povo”, afirmou. O evento segue até sexta-feira com debates sobre bioeconomia e justiça climática.

24/04
12:41

PROJETO DE LEI

O PL 342/2025, do deputado Roberto Cidade (UB), torna obrigatória a notificação à polícia sobre o uso de dados em golpes cibernéticos no Amazonas. A proposta visa agilizar a identificação dos autores e proteger os cidadãos. Segundo a SSP-AM, os crimes cibernéticos cresceram 53,9% de 2023 a 2024. A notificação deverá ser feita em até 48 horas por operadoras, bancos, redes sociais e outras plataformas, contendo dados, descrição e indícios dos casos.

24/04
12:40

LULA QUEDA

Segundo o Paraná Pesquisas, Lula enfrenta queda nas intenções de voto há 20 meses, caindo de 48% em agosto de 2023 para 40,4% em abril de 2025. Enquanto isso, Bolsonaro cresceu de 38,5% para 46% no mesmo período. A virada ocorreu em março de 2024. Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas também apresentaram alta, chegando a 45% e 43,4%, respectivamente. Em todos os cenários, Lula segue em queda, apesar das mudanças na comunicação do governo.

24/04
12:40

PL AMAZONAS

Alfredo Nascimento, presidente do PL no Amazonas, afirmou que ainda não há definições sobre as vagas de vice e segunda candidatura ao Senado na chapa de 2026. Ele destacou que a construção do grupo político será feita com base em afinidades ideológicas. Também ressaltou a pré-candidatura de Maria do Carmo Seffair ao governo como prioridade do PL e disse que vai colocar sua experiência à disposição para ajudá-la a ser governadora.

21/04
18:26

MÓVEIS NOVO ARIPUANÃ

A Prefeitura de Novo Aripuanã firmou dois contratos que somam R$ 1,89 milhão para compra de mobiliário ao complexo administrativo, apesar de denúncias de abandono na rede municipal de ensino. Os contratos foram assinados com empresas de Manaus e gerenciados pela Secretaria de Administração. O MPAM apura problemas como falta de merenda, transporte escolar e insumos nas escolas, além de possíveis irregularidades em concurso público da gestão.

Ver mais >>

Programas