AO VIVO
Legislativo - 21 de abril de 2022
Foto:

Candidaturas coletivas crescem no Amazonas e ao menos cinco participarão do pleito deste ano

PC do B, PL, PSD União Brasil e Solidariedade são as siglas que terão candidaturas coletivas no pleito deste ano

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

Debutando no cenário político local na eleição municipal de 2020, quando a Bancada das Manas, à época no PSOL, obteve 7.662 votos, as candidaturas coletivas estão ganhando força no Amazonas. Prova disso é que até o momento, há cinco pré-candidaturas confirmadas desta modalidade para o pleito deste ano.

Além da Bancada das Manas, que disputará a eleição para deputado estadual pelo PC do B, o Partido Liberal (PL) e o Solidariedade também terão candidaturas coletivas em busca de vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Já o PSD e o União Brasil terão bancadas coletivas de conselheiras tutelaras que disputarão vaga na Câmara Federal.

Nas candidaturas coletivas, os integrantes precisam entrar em um acordo informal entre si, já que pela lei, apenas uma pessoa pode ser registrada como concorrente ao cargo público. O acordo, entretanto, pode ser registrado em cartório para benefício do grupo.

Segundo especialistas, essas candidaturas ganharam força nos últimos anos por conta da falta de representatividade política no País, e servem como uma boa estratégia para atrair novos eleitores.

Para o cientista político Helson Ribeiro, as candidaturas e mandatos pertencem aos partidos, mas quando se trata do meio de atuação desses candidatos, fica a critério de cada um.

“Esse tipo de mandato coletivo nada mais é do que uma boa estratégia dos partidos. Traz mais força e mais representatividade”, relata.

Votação expressiva

As candidaturas coletivas fizeram sua estreia no cenário político amazonense nas eleições de 2020. A Bancada das Manaus ficou em quinto lugar para o cargo de vereador, não se elegendo apenas por não atingir o quociente eleitoral necessário pelo partido.

Para a representante do grupo, Michelle Andrews, a cidade ainda precisa de mais representatividade feminina, algo que seja mais próximo da realidade da população.

“A ideia de montar uma candidatura coletiva liderada por mulheres não surgiu do nada, mas foi construída a partir de um trabalho de um grupo político que atua junto desde 2016”, conta a defensora dos direitos humanos.

Ainda segundo Michelle, a eleição deste ano traz uma nova oportunidade de êxito e ela espera alcançar uma cadeira na Assembleia Legislativa.

“Esse projeto de 2020 foi feito por um outro partido, eram outras pessoas envolvidas, mas ficou para nós uma bela experiência. Esse ano estamos no PC do B e construindo uma nova proposta de candidatura coletiva, com algumas das mesmas pessoas e outras novas”, finaliza.

A legislação

Segundo Helso, essas candidaturas precisam de um acordo verbal e fica a critério dos participantes como será a divisão de tarefas e de salário.

“Lá na ALEAM cada um tem seu lugar marcado, não tem espaço para um grupo participar. O grupo precisa entrar em acordo comum para dividir o que cada um vai fazer. Quanto ao salário, também se trata de um consenso para que haja a divisão entre eles”, explica o especialista.

Comumente as candidaturas coletivas possuem uma visibilidade ainda maior por representarem movimentos sociais em defesa dos povos indígenas, mulheres, negros, LGBTQIA+, pobres e suas minorias, trazendo ainda mais confiança na hora da escolha do voto.

 

Foto: Reprodução Facebook

#Eleição Candidatura coletiva

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas