AO VIVO
Legislativo - 24 de novembro de 2021
Foto:

Câmara condecora 32 personalidades com o Mérito Legislativo, entre elas Bolsonaro e papa Francisco

O presidente da República, Jair Bolsonaro, compareceu à cerimônia e recebeu vaias e aplausos quando recebeu a medalha do presidente da Câmara, Arthur Lira

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

A Câmara dos Deputados condecorou o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), com a Medalha Mérito Legislativo, a mais alta comenda concedida pela Casa, criada há mais de 40 anos. Além dele, outras 31 pessoas foram agraciadas com a honraria, destinada a pessoas e entidades que prestaram serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil. O presidente da República compareceu à cerimônia e recebeu vaias e aplausos quando recebeu a medalha do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Em tom informal, Jair Bolsonaro agradeceu a condecoração. “Estou muito feliz neste momento. Eu espero cada vez mais poder interagir com todos vocês, de modo que possamos escrever realmente uma linda história para nossa nação”, disse Bolsonaro, agradecendo ao presidente Arthur Lira. “Nós somos, todos aqui, o futuro que o Brasil espera, e tenho certeza de que, irmanados, conseguiremos cada vez mais proporcionar dias melhores à nossa população. Muito obrigado”, afirmou ele.

Segundo o presidente da Câmara, o Poder Legislativo enfrenta atualmente um dos momentos mais desafiadores de sua história, com a pandemia, as mortes, e os impactos sobre a economia, como o desemprego e a inflação. “Em meio à fúria dessa tempestade sem precedentes, o Parlamento brasileiro permaneceu firme como um farol iluminando o caminho seguro a ser seguido por essa grande nação chamada Brasil. Mas nós não trabalhamos sozinhos nessa árdua tarefa. Para que o Legislativo pudesse dar à sociedade brasileira as respostas mais certas em nossa hora mais incerta, a contribuição, a inspiração e apoio dos agraciados deste ano foram fundamentais”, disse.

Em seu pronunciamento, a 2ª secretária da Mesa Diretora da Câmara, deputada Marília Arraes (PT-PE), sem citar nomes, afirmou que, nem sempre, quem se intitula representante do povo age em nome dele nem como se espera em uma democracia. Ela destacou que o relatório ‘The Global State of Democracy’ de 2021, publicado há poucos dias pelo Instituto para a Democracia e Assistência Eleitoral, aponta o Brasil como o país que mais perdeu atributos democráticos em 2020.

“O documento cita nominalmente o presidente da República, apontando sua ameaça de descumprir decisões do STF, tentativas de apagamento de vozes críticas, divulgação de fake news, má gestão da pandemia, entre outros, de maneira que testou explicitamente as instituições democráticas brasileiras. Nesses tempos, a Medalha de Mérito Legislativo se reveste de um simbolismo maior, pois o Parlamento é o grande bastião da democracia. Para aqueles que eventualmente não exibam as credenciais democráticas que a concessão da Medalha do Mérito Legislativo pressupõe, nunca é tarde para começar”, disse Marília Arraes.

Homenageados

Entre os homenageados estão deputados e ex-deputados federais; o presidente da Azul Linhas Aéreas, Johnh Rodgerson; a professora de cardiologia do Hospital das Clínicas Ludmila Abrão Hajjard; o ministro de Relações Exteriores, Carlos França; o fotógrafo Sebastião Salgado; e o papa Francisco.

Criada em 1983, a Medalha Mérito Legislativo é conferida pela Mesa Diretora da Casa para condecorar autoridades, personalidades, instituições ou entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civil ou militar, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas