AO VIVO

Braga reúne bancada do MDB para firmar apoio a Pacheco

O senador do Amazonas, que já votou pelo impeachement da ex-presidente Dilma Rouseff, se articula para apoiar candidato do PT à presidência do Senado

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O senador Eduardo Braga, líder do MDB no Senado, será o último parlamentar do Amazonas a declarar voto sobre as eleições para presidência do Senado Federal. O político, que já votou pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rouseff, em 2016, vai realizar uma reunião com os membros da bancada do MDB, nesta terça-feira (1º), para firmar o apoio do partido à reeleição do candidato do PT, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), para o comando da Casa.

A reunião ocorre às vésperas da votação, marcada para as 17h (horário de Brasília) no gabinete da liderança do partido, e na semana seguinte ao almoço em que Braga esteve com Pacheco e o senador Renan Calheiros (MDB-AL).

A formalização do apoio de Braga, entre a bancada amazonense, era a mais aguardada, já que havia uma certa apreensão sobre qual lado o senador iria optar. Segundo os bastidores da política, o voto em Pacheco não era 100% certo, mesmo o candidato do PSD tendo o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de quem Braga aliou-se em 2022 para concorrer as eleições ao governo do Amazonas.

De acordo com analistas, Braga não queria anunciar voto em Pacheco para evitar um problema de eleitorado, principalmente, em Manaus, capital do Amazonas cuja maioria da população é bolsonarista. O histórico do senador com relação ao PT, ainda segundo os especialistas, abriu precedentes sobre o voto do senador, que tendia pela escolha de Rogério Marinho (PL-RN), candidato apoiado por Bolsonaro.

Declararam voto

Além de Braga, os outros dois senadores do Amazonas já declararam voto. O senador reeleito Omar Aziz (PSD-AM) garantiu ao site O PODER, nessa segunda-feira (30), que estará votando no aliado político Rodrigo Pacheco e lembrou o motivo da escolha no colega de parlamento: ambos são estão na mesma sigla. “O Rodrigo é do meu partido. Vou votar nele”, confirmou Aziz, sem se prolongar.

Plínio Valério (PSDB-AM), crítico ferrenho de Lula – e do Partido dos Trabalhadores – e apoiador de Bolsonaro (PL), decidiu não seguir o voto defendido pela ala bolsonarista e vai escolher Eduardo Girão.

#Eduardo Braga Eleições Senador #Senado

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

13/09
18:43

CANDIDATURA BARRADA

O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.

13/09
18:41

CONTROLE INTERNO

Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.

11/09
09:46

DESIGUALDADE POLÍTICA

O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.

11/09
09:44

BOLSONARO EM MANAUS

O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.

11/09
09:42

NOVOS GESTORES

Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.

Ver mais >>

Programas