AO VIVO
Legislativo - 06 de junho de 2024
Foto: Reprodução/Internet

Base de Bi Garcia domina CPI da Água

A base aliada do prefeito Bi Garcia conseguiu ficar com o controle da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a água contaminada no município de Parintins

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A base aliada do prefeito Bi Garcia conseguiu ficar com o controle da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a água contaminada em Parintins, após tentar impedir a abertura da investigação.

Os vereadores Mateus Assayag (PSD) e Vanessa Gonçalves (MDB) ficaram com a presidência e relatoria, respectivamente. O PSD é comandado pelo senador Omar Aziz e o MDB é o partido do senador Eduardo Braga, que apoiam o prefeito Bi Garcia (PSD). Vale ressaltar que Matheus Assayag é o pré-candidato desse grupo à prefeitura do município.

A oposição, ligada ao grupo do governador Wilson Lima, ficou apenas com a vereadora Márcia Baranda (União Brasil) como membro, apesar de a ala oposicionista ter rejeitado a proposta para composição do colegiado da forma apresentada e sugerido uma divisão mais justa dos cargos.

Conforme nota da Câmara Municipal de Parintins, a composição da comissão foi definida em sessão extraordinária nesta quinta-feira (6), “observando a composição partidária proporcional, conforme estabelecido no regimento interno do poder legislativo parintinense”.

A CPI foi instaurada após cinco dos 13 vereadores da Ilha Tupinambara assinarem o requerimento, sendo eles: Brena Dianná (UB), Massilon Cursino (PSB), Márcia Baranda (UB), Flávio Farias (UB) e Babá Tupinambá (Progressitas).

Segundo a proposta, o objetivo é investigar “a omissão municipal” na resolução dos problemas do fornecimento de água no município de Parintins, entre 2020 e 2024, bem como as razões da edição do Decreto Municipal nº 57/2024, de 15 de maio de 2024, “visto que este declarou emergência por situação que perdurou no tempo. Há fortes indícios de utilização desse mecanismo para causar danos ao erário.”

O vereador Massilon Cursino ressaltou que “é fato conhecido que a população de Parintins sofre com a qualidade da água, situação que se arrasta há anos.”

“O relatório de 2023 da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) mostrou que 22 dos 26 poços do município estão contaminados. Entre os compostos químicos e biológicos encontrados, estão amônia, manganês, ferro, nitrato de alumínio e coliformes. Há fortes indícios de que o decreto foi editado com nítido desvio de finalidade”, afirmou.

“O prefeito de Parintins esperou 18 anos para reconhecer a emergência no abastecimento de água. Tudo isso precisa ser apurado. Esperamos que esta Casa Legislativa tome as devidas providências.”, acrescentou o parlamentar.

Nesta quarta-feira (5), o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) anunciou que vai apurar alegadas irregularidades no referido decreto de Bi Garcia após denúncia apresentada ao órgão e julgará o pedido de suspensão da medida.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas