AO VIVO
Legislativo - 01 de setembro de 2021
Foto:

Audiência Pública na Câmara de Manaus vai debater aumento da tarifa de água

Manaus-AM- A comissão de Água da Câmara Municipal de Manaus (CMM) deve realizar na próxima semana, após o feriado de 7 de setembro, uma audiência pública para discutir o aumento na fatura de água em 24,52%, anunciado pela empresa Água de Manaus na última semana, e que é alvo de um recurso na Justiça, movido […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus-AM- A comissão de Água da Câmara Municipal de Manaus (CMM) deve realizar na próxima semana, após o feriado de 7 de setembro, uma audiência pública para discutir o aumento na fatura de água em 24,52%, anunciado pela empresa Água de Manaus na última semana, e que é alvo de um recurso na Justiça, movido pelo prefeito David Almeida (Avante) para barrar qualquer tentativa do aumento de preço.

O assunto foi levado à tribuna pelo presidente da Comissão, vereador Sandro Maia (DEM) que também criticou a taxa de 100% de esgoto cobrado pela empresa. “Não é possível cobrar uma taxa tão alta como essa, sendo que Manaus não tem nem a cobertura total do serviço. Se não bastasse ainda anunciam este aumento e por isso queremos discutir o assunto com todos os envolvidos”.

O vereador Wallace Oliveira (Pros) também criticou o aumento anunciado pela Águas de Manaus que segundo ele não cumpre com as metas estabelecidas no contrato. “Esta empresa deixa de cumprir com seus compromissos e agora quer aumentar a fatura? Temos que cobrar o cumprimento do contrato e não podemos nos calar diante dessa afronta” disse.

Opinião compartilhada pelo vereador Elan Alencar (Pros), que afirmou que o momento que o país enfrenta, por conta da pandemia, não é propício para aumentos. “O povo não aguenta mais aumentos, energia, água, combustível, cesta básica, ainda mais quando não se cumpre as metas. Ainda estamos passando por um momento de retomada econômica e, portanto, precisamos ter bom senso quanto a isso”, afirmou.

Outro assunto levado à tribuna da CMM, foi sobre o assalto em um prédio do Conselho Tutelar da zona Norte, quando mais de 100 pessoas foram abordadas pelos assaltantes.

Segundo o vereador Antônio Peixoto (PTC), que falou sobre tema na tribuna, a dupla de assaltantes fingiu que iria ser atendida e abordou as vítimas, levando seus pertences. Algumas conselheiras, segundo ele, chegaram a passar mal e foram socorridas para uma unidade de saúde.

O parlamentar alertou para a falta de segurança nestes locais e afirmou que é preciso encontrar uma solução para este problema. “Temos que aproveitar que a Câmara aprovou recentemente uma emenda a Loman (Lei Orgânica do Município), que autoriza o armamento da guarda municipal para que estes profissionais façam a segurança nestes locais”, afirmou.

De acordo com o vereador Joelson Silva (Patriota), os conselheiros tutelares sofrem com a falta de segurança até mesmo nas fiscalizações e ações nos bairros e que é necessário debater alternativas para garantir a segurança dos profissionais. “O que vemos, e não é de hoje, são os conselheiros sofrendo com ameaças por onde vão e isso precisa acabar”, enfatizou.

Para o vereador João Carlos (Republicanos) o que aconteceu é revoltante, em vista de todas as dificuldades que os conselheiros já enfrentam no dia a dia. “Eu estive recentemente nesse Conselho Tutelar a convite deles, e vi os problemas que eles enfrentam diariamente, e agora essa situação da falta de segurança nos causa revolta”, disse.

O vereador capitão Carpê (Republicanos) colocou a Comissão de Segurança da CMM, na qual é presidente, à disposição para se reunir com os conselheiros tutelares para tentar encontrar soluções. “A segurança vai além de ter armas na mão, a atuação também pode acontecer na prevenção, e por isso já coloco a comissão como intermediadora entre o Conselho Tutelar e a Prefeitura de Manaus para encontrar meios para que situação como essa se repitam”.

*Com informações da assessoria de comunicação

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas