AO VIVO
Legislativo - 05 de agosto de 2021
Foto:

Audiência na Câmara discute estratégias para alavancar comércio, turismo e eventos

Manaus-AM- Os impactos causados em setores ligados ao comércio, turismo e eventos, por conta das medidas restritivas adotadas contra a covid-19, nortearam a audiência pública realizada nesta quinta-feira (5/8), na Câmara Municipal de Manaus (CMM).  Idealizada e coordenada pelo presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, do legislativo municipal, vereador […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus-AM- Os impactos causados em setores ligados ao comércio, turismo e eventos, por conta das medidas restritivas adotadas contra a covid-19, nortearam a audiência pública realizada nesta quinta-feira (5/8), na Câmara Municipal de Manaus (CMM).  Idealizada e coordenada pelo presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, do legislativo municipal, vereador William Alemão (Cidadania), a reunião mostrou um panorama das dificuldades contraídas durante e após o período da pandemia, mas também apresentou estratégias para que as referidas áreas possam ser retomadas e normalizadas, a partir de um consenso e, principalmente, de um planejamento que abranja as próprias instituições, órgãos e entidades envolvidos diretamente com o problema.

Além de combater as festas clandestinas, promover a normalização dos eventos e reabertura total de restaurantes e bares, para aqueles que trabalham dentro da legalidade, o debate propôs um momento de reflexão diante de uma realidade que tem provocado a quebra de muitos estabelecimentos, serviços e uma grande perda de vidas.

Como vereador e empresário, William Alemão revelou que tudo é muito novo para ele, no que se refere à pandemia: restrições, busca de alternativas para recuperar a economia e o que se perdeu pelo meio do caminho. A Audiência Pública, segundo o vereador, visou resgatar todas essas questões e lembrar que, apesar de “arranhada” pela covid-19, Manaus ainda possui uma enorme vocação turística que precisa ser retomada e explorada.

“Infelizmente estamos falando hoje de uma situação real. Essa audiência é justamente para que possamos ouvir, entender todos os setores impactados por esse mal chamado Covid e chegarmos a um consenso. Afinal de contas, ainda estamos na pandemia, ainda temos restrições. E sabemos, assim como muitas pessoas aí fora, sobre a importância da geração de emprego no turismo gigantesco, não só em Manaus, mas em todo o mundo”, observou o parlamentar.

Na avaliação do presidente da Fecomércio, Aderson Frota, mesmo tendo representante no comitê de crise contra a Covid-19, o setor que mais sofreu restrições, que foi fechado de forma austera, foi o das empresas comerciais e de serviços. Ele chegou a comparar a importância da área em relação ao Polo Industrial, na questão de geração de emprego e renda, para enfatizar a necessidade de reabertura das atividades.

“Ficar 112 dias com as portas fechadas foi doloroso para quem não entende o papel da economia, das empresas. Na segunda onda, que foi mais grave que a primeira, foram 72 dias. Enquanto o Polo Industrial emprega 100 mil, empregamos mais de 300 mil pessoas, eis a importância do setor. Quando se emprega mais, gera-se renda, dignidade e qualidade de vida”, destacou.

Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Fábio Cunha, o avanço na imunização e a consequente redução de casos de pessoas com covid-19, representam um avanço e só reforçam a necessidade de retomada do trabalho, sem restrições.

“A gente só tem visto queda dos números da Covid. No último fim de semana, menos de 300 internações e, mesmo com o baixo número de leitos de UTI, a gente está vendo menos de 50% de internação. Então, eu acredito que já dá para voltar, sem restrições”, defendeu.

Além de William Alemão, Aderson Frota e Fábio Cunha, compuseram a mesa diretiva dos trabalhos, os vereadores Elissandro Bessa (Solidariedade) e Diego Afonso (PSL), atual presidente da Frente de Recuperação Econômica (Fempre), e mais Orenir Braga, diretora de Turismo da Manauscult, Roberto Bulbol, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Amazonas (ABIH-AM), Carlos Fábio de Souza, gerente de Turismo do Sebrae/AM, major Olavo, da Polícia Militar, Jorge Barreto, comandante da Companhia de Policiamento Turístico,  Roberto Tavares, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV) e José Alexandre da Silva Neto, presidente da Associação Backstage do Amazonas.

Também participaram das discussões, as vereadoras Professora Jacqueline (Sem Partido), Yomara Lins (PRTB) e os vereadores Sassá da Construção Civil (PT), Caio André (PSC) e João Carlos (Republicanos).

Cruzeiros

Como estratégias de ação, a Manauscult, por exemplo, confirmou a temporada de cruzeiros prevista para janeiro, com a presença de mais de 15 navios internacionais em Manaus.

De acordo com Orenir Braga, que atua há mais de 30 anos com turismo, em algumas outras cidades, essa temporada foi cancelada.

No enfrentamento à crise, segundo Orenir, a capital amazonense precisa e irá retomar a sua imagem, também com ações voltadas para o mercado doméstico, direcionado aos turistas nacionais. A previsão é que toda essa retomada seja realmente efetivada até 2023.

“Nós precisamos entender que o turismo é transversal: se a cidade está segura em saúde, em segurança pública, tem uma boa conectividade, ou seja, voos para trazer e levar as pessoas; se tem um bom patrimônio histórico, seus parques naturais, uma boa gastronomia, bons hotéis para recebê-las, elas virão. Sobretudo, porque Manaus está no coração da floresta amazônica”, justificou.

Ainda relacionado ao fator imagem, a prefeitura pretende entrar nas mídias nacionais, trabalhar as publicidades, conversar com as companhias aéreas e tornar o Aeroporto Eduardo Gomes, que já é quarto do ranking em cargas, como o terceiro maior em passageiros.

“Planejar turismo não é fazer evento em cada canto da cidade, é discutir com quem vende, com quem opera, para que, a partir do momento que você lança um programa em que Manaus entra nesse cenário novamente, aí sim, a gente começa a ter os inputs positivos.

Segurança

Sobre a questão de segurança, o papel que é desenvolvido hoje pela Polícia Militar, por meio da Companhia de Policiamento Turístico, cujos policiais são poliglotas (falam vários idiomas) deve servir de modelo para que a Guarda Municipal também possa atender bem aqueles que chegam a Manaus, principalmente, na área do Centro Histórico.

Aqui, a estratégia é munir a referida guarda de todos os requisitos para o bom atendimento, com base na capacitação e qualificação daqueles que irão atuar no setor.

Hotéis

No setor hoteleiro, um dos que mais tiveram prejuízos nos últimos meses com a falta de turista, a preocupação é com o alto custo, os tributos. Nesse sentido, o presidente Roberto Bulbol solicitou um Refis municipal, atenção especial (flexibilização) no pagamento do IPTU e Alvarás dos hotéis, por conta da falta de movimentos no período da doença.

“O turismo é muito caro para quem opera. Em 2020 não tivemos movimento. Tivemos ocupação durante meses de apenas 7%, para quem ocupava até 34%. A frequência de voos era de oito diários para Manaus, fora os destinos que foram cancelados; hoje, não temos 17”, comparou Bulbol e solicitou apoio da CMM, na questão da taxa de iluminação pública, alegando o custo alto pago também na energia elétrica dos hotéis.

Também foi proposta durante a audiência, a criação de uma estação hidroviária e recuperação da atual rodoviária, além de um trabalho conjunto pelo pleno funcionamento da rodovia BR-319.

*Agência CMM de notícias

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas