AO VIVO
Legislativo - 02 de maio de 2022
Foto:

Atuação de ONGs em região de garimpo, em Roraima, pode ‘acabar’ em CPI

O presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado George Melo, conduziu a reunião que pediu a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

Na reunião da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), ocorrida na tarde da última sexta-feira (29), foi entregue pelo Movimento Garimpo é Legal documentos para abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, cujo intuito é investigar a ação de Organizações Não Governamentais dentro das áreas indígenas.

O presidente da Comissão de Minas, deputado George Melo (Podemos), conduziu a reunião com a presença de trabalhadores da mineração (garimpeiros), indígenas, empresários e representantes defensoras da atividade extrativista. “Pedirei para que o documento seja estudado para legalidade, a equipe fará isso e nós levaremos para plenário, é um debate complexo e temos que convencer que se enxergue o garimpo”, explicou.

Dentro das reservas, acrescentou, a competência é do Governo Federal, mas fora, assegurou, é de responsabilidade do Governo do Estado. “Nós temos que cuidar para que a nossa população não seja humilhada por alguns setores que alardeiam técnicas terroristas”, frisou.

Tema sensível, declarou George Melo. Contudo, defendeu a garimpagem como atividade rentável de economia para o Estado. Relembrou a demarcação das terras indígenas, concluída em 2005, em que famílias inteiras foram retiradas das áreas localizadas na região Norte de Roraima.

“A nossa discussão tem que ter estratégica, cuidar do garimpo é cuidar do futuro do Estado também”, defendeu Melo. Assegurou que levará o tema para ser discutido na tribuna da Assembleia Legislativa.

Debate

Em março, o deputado Renan (SD) realizou, no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, uma audiência pública sobre o assunto onde foram apresentados manejos sustentáveis de garimpo no Pará, especificamente em Itaituba, e a defesa pela mineração em áreas brancas, ou terras estaduais.

“Temos a regularização em área branca e dependemos do relatório da comissão para que a gente passe para a Femarh (Fundação de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) para se manifestar a liberação das áreas e tirar a burocratização que impede a retirada de minerais dentro da legalidade”, disse.

O coordenador-geral do Movimento Garimpo é Legal, Rodrigo Mello, defendeu a necessidade da instalação da CPI das ONGs na ALE-RR. “Nós queremos que identifique se existe interesse internacional, recursos financeiros internacionais financiando essas entidades indígenas”, complementou.

Um dos participantes, o tuxaua Ianomami Kiko Palimithei, da Comunidade Paxcume, em discurso breve, ressaltou que há indícios de contaminação e degradação ambiental. “Mercúrio, rio sujo, é verdade isso aí, mas morte de criança e matar gente não é verdade”, disse.

#Roraima garimpo Boa vista ale-rr Movimento Garimpo é Legal

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/06
12:04

NOVA INCURSÃO

Para aqueles que acreditavam que o prefeito David Almeida havia definitivamente desistido de contar com o PL em sua reeleição, os movimentos da última semana apenas confirmaram a velha máxima da política: é tudo “como nuvem”. Nos bastidores e a portas fechadas, as discussões sobre uma possível aliança voltaram à tona. O motivo é que o PT se mostrou entusiasmado e começou a articular para fortalecer a candidatura de Marcelo Ramos, com apoio potencial do PSD e do MDB. Sem esses partidos, David ficaria sem fundo eleitoral suficiente para cobrir uma campanha majoritária e sem tempo de televisão.

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

Ver mais >>

Programas