AO VIVO
Legislativo - 26 de abril de 2022
Foto:

Amom Mandel inicia testes de aplicativos para fiscalização do transporte e dos buracos de Manaus

‘Amônibus’ e ‘Buracômetro’ permitirão que população envie denúncias sobre o funcionamento do transporte coletivo e sobre os problemas de infraestrutura da cidade

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

O vereador Amom Mandel (Cidadania) anunciou nesta terça-feira (26) o início da fase de testes de dois novos aplicativos, que serão disponibilizados de maneira gratuita para Manaus. O primeiro app é para fiscalização dos ônibus de Manaus: o ‘Amônibus’, para incentivar a população a fiscalizar o transporte público coletivo e buscar soluções efetivas para os problemas de mobilidade urbana.

Com o aplicativo, relatórios mensais serão enviados pela equipe parlamentar à Prefeitura de Manaus, elencando os problemas do transporte coletivo para que sejam tomadas as providências. A ideia é, segundo o parlamentar, “que os usuários do sistema sistema de transporte público possam ter a facilidade de realizar denúncias com o próprio celular, de qualquer lugar da cidade”.

“Manaus não tem um canal fácil para reclamações. Hoje grande parte da população possui acesso a celulares. O aplicativo vai receber fotos, vídeos e relatos dos usuários e encaminhar automaticamente para o poder público tomar ciência dos problemas. Se o problema era a não formalização das denúncias, isso será resolvido com ajuda de quem realmente sofre na pele com esse sistema precário de transporte: a população”, explicou Amom.

Buracômetro

O Amônibus é o primeiro de uma série de aplicativos que serão lançados por Amom Mandel. O parlamentar adiantou que a população também terá acesso ao ‘Buracômetro’ em breve, onde poderão realizar denúncias de ruas esburacadas. Por meio do aplicativo, o usuário poderá realizar denúncias de buracos pela cidade, com informações como endereço e envio de fotos. O sistema será similar ao Amônibus e as denúncias dos cidadãos também serão encaminhadas à prefeitura.

Segundo o parlamentar, com o envio das denúncias de buracos na cidade será feito um mapeamento para que haja informações reais e atualizadas de quantas ruas de Manaus precisam de asfaltamento. “O que for necessário ser feito para facilitar a vida da população, dando aos populares o poder de fiscalização, será feito dentro de uma programação montada por mim e minha equipe. O cidadão de Manaus ganha agora o poder de exercer a cidadania e o poder de saber de forma clara e transparente, após a submissão das informações, quais ruas com mais problemas de infraestrutura”, comentou.

Outro app, que se chama ‘Buracômetro’, será uma plataforma para o monitoramento dos buracos e demais problemas de infraestrutura na cidade, que terá a mesma base de projeto do ‘Amônibus’. “O buracômetro vai ser um canal de denúncias para que moradores da cidade possam enviar fotos, vídeos e relatos de ruas, becos, travessa e avenidas que estejam com problemas de infraestrutura. Esses dados serão alocados em uma base e depois disponibilizadas para todas as autoridades e populares”, explicou Amom.

Financiamento e voluntários

Segundo o parlamentar, para a confecção do aplicativo foi contratada uma empresa especializada, paga com o aumento salarial que passou a valer a partir de janeiro deste ano. Todas as informações sobre Transparência, como os valores e contratos, serão disponibilizadas no site gabinetedoamom.com. O desenvolvimento dos aplicativos é feito também com a participação de uma equipe de dezenas de voluntários, convidados há cerca de três meses pelas redes sociais do vereador.

Parte das propostas de campanha de Amom englobavam o desenvolvimento ou a indicação à Prefeitura para a criação de aplicativos e sistemas para a melhoria do transporte, infraestrutura e saúde na capital amazonense, um investimento com tecnologia necessário para o desenvolvimento de Manaus. Com o lançamento do ‘Amônibus’ antes da metade do mandato, o que foi apresentado na campanha passa a sair do papel e levantar especulações sobre o que ainda deve ser lançado no futuro.

Quem pode participar

Terão prioridade de acesso à fase experimental do aplicativo os usuários inscritos no formulário disponibilizado nas redes sociais do parlamentar. Ao realizar a inscrição, o usuário passa a fazer parte também do abaixo-assinado para melhorias no transporte coletivo que fará parte do dossiê que será entregue ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) nas próximas semanas, com denúncias sobre irregularidades nas concessionárias do transporte coletivo.

Nenhum outro critério além da inscrição no formulário foi divulgado. Segundo a equipe de desenvolvimento, a partir do convite inicial das primeiras duas mil pessoas e da contribuição destas, poderão ser feitas melhorias na funcionalidade antes do lançamento definitivo. A quantidade de usuários será gradativamente aumentada até que toda a população possa baixar o aplicativo sem nenhum tipo de empecilho.

buracômetro Manaus #Amom Mandel prefeitura de manaus amonibus

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas