AO VIVO
Legislativo - 28 de dezembro de 2021
Foto:

‘Amazonas é o estado que mais preserva e assiste quase 2 milhões de seres humanos na extrema pobreza’, diz Plínio Valério

O senador Plínio Valério citou dados do IBGE e da Fiocruz e reforçou o mapeamento de plantas medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias como alternativas para projetos de geração de emprego e renda

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

Ao analisar dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a disparidade entre os números da preservação de florestas, a riquíssima biodiversidade, a riqueza mineral e a tragédia da pobreza no estado, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) voltou a defender a modernização da planta da Zona Franca de Manaus (ZFM) para inclusão de novas matrizes para geração de emprego e renda, incluindo projetos sustentáveis de pesca e exploração de riquezas naturais.

Segundo dados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o Amazonas tem 98,19% de cobertura natural, o que significa que apenas 1,81% de todo o território está sendo usado para geração de emprego e renda. Em contrapartida, o resultado desse dado aparentemente positivo, segundo dados recentes do IBGE , é que há hoje no Amazonas quase 2 milhões de pessoas vivendo na extrema pobreza pela proibição de projetos de desenvolvimento na região amazônica.

“Os dados inquestionáveis do IBGE confirmam o que há 3 anos estamos repetindo aqui no Senado. Enquanto alguns poucos enriquecem usando em vão o nome da Amazônia, 1,9 milhão de pessoas vivem abaixo da linha de pobreza no Amazonas, o Estado que mais preserva sua floresta às custas da miséria do seu povo. Volto a questionar: isso vale a pena?”, protestou Plínio Valério.

Outro dado importante sobre essa disparidade entre riqueza natural e pobreza na Amazônia vem da Fiocruz. O renomado instituto e o Ministério da Agricultura identificaram cadeias de valor em plantas medicinais da Amazônia que poderiam atrair grandes investimentos em projetos sustentáveis para reduzir a miséria na região. O mapeamento inclui plantas medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias como alternativas para projetos de geração de emprego e renda.

“Defendo a modernização da planta de matrizes da Zona Franca de Manaus para investimentos em projetos de exploração de nossa riquíssima biodiversidade, aliando geração de renda e preservação ambiental. É possível fazer isso com investimento e bons projetos. Não é possível que esses dois milhões de pessoas não possam comprar uma cesta básica ou impedir que suas crianças morram antes de completar um ano de idade. Chega dessa triste sina de vermos o nome da Amazônia sendo usado só para enriquecer ONGs (Organizações Não Governamentais) e falsos protetores da floresta apenas para impedir que esse povo progrida e usufrua da riqueza que Deus nos deu”, disse Plínio.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

13/09
18:43

CANDIDATURA BARRADA

O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.

13/09
18:41

CONTROLE INTERNO

Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.

11/09
09:46

DESIGUALDADE POLÍTICA

O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.

11/09
09:44

BOLSONARO EM MANAUS

O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.

11/09
09:42

NOVOS GESTORES

Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.

Ver mais >>

Programas