AO VIVO
Legislativo - 28 de dezembro de 2021
Foto:

‘Amazonas é o estado que mais preserva e assiste quase 2 milhões de seres humanos na extrema pobreza’, diz Plínio Valério

O senador Plínio Valério citou dados do IBGE e da Fiocruz e reforçou o mapeamento de plantas medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias como alternativas para projetos de geração de emprego e renda

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

Ao analisar dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a disparidade entre os números da preservação de florestas, a riquíssima biodiversidade, a riqueza mineral e a tragédia da pobreza no estado, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) voltou a defender a modernização da planta da Zona Franca de Manaus (ZFM) para inclusão de novas matrizes para geração de emprego e renda, incluindo projetos sustentáveis de pesca e exploração de riquezas naturais.

Segundo dados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o Amazonas tem 98,19% de cobertura natural, o que significa que apenas 1,81% de todo o território está sendo usado para geração de emprego e renda. Em contrapartida, o resultado desse dado aparentemente positivo, segundo dados recentes do IBGE , é que há hoje no Amazonas quase 2 milhões de pessoas vivendo na extrema pobreza pela proibição de projetos de desenvolvimento na região amazônica.

“Os dados inquestionáveis do IBGE confirmam o que há 3 anos estamos repetindo aqui no Senado. Enquanto alguns poucos enriquecem usando em vão o nome da Amazônia, 1,9 milhão de pessoas vivem abaixo da linha de pobreza no Amazonas, o Estado que mais preserva sua floresta às custas da miséria do seu povo. Volto a questionar: isso vale a pena?”, protestou Plínio Valério.

Outro dado importante sobre essa disparidade entre riqueza natural e pobreza na Amazônia vem da Fiocruz. O renomado instituto e o Ministério da Agricultura identificaram cadeias de valor em plantas medicinais da Amazônia que poderiam atrair grandes investimentos em projetos sustentáveis para reduzir a miséria na região. O mapeamento inclui plantas medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias como alternativas para projetos de geração de emprego e renda.

“Defendo a modernização da planta de matrizes da Zona Franca de Manaus para investimentos em projetos de exploração de nossa riquíssima biodiversidade, aliando geração de renda e preservação ambiental. É possível fazer isso com investimento e bons projetos. Não é possível que esses dois milhões de pessoas não possam comprar uma cesta básica ou impedir que suas crianças morram antes de completar um ano de idade. Chega dessa triste sina de vermos o nome da Amazônia sendo usado só para enriquecer ONGs (Organizações Não Governamentais) e falsos protetores da floresta apenas para impedir que esse povo progrida e usufrua da riqueza que Deus nos deu”, disse Plínio.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas