AO VIVO
Legislativo - 22 de abril de 2022
Foto:

ALEAM acaba com sessões híbridas e parlamentares terão que voltar a trabalhar presencialmente

Com a decisão, a deputada Nejmi Aziz (PSD), que desde que entrou de licença médica em agosto do ano passado para se tratar de uma doença autoimune e nunca mais foi vista no parlamento estadual, terá que voltar ao trabalho de forma presencial.

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

A partir do próximo dia de 2 de maio, as sessões plenárias da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) passarão ser realizadas de forma presencial, como eram antes da pandemia da Covid-19. A informação foi confirmada pelo presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (União Brasil). Ato da Mesa Diretora 005/2022 que trata do assunto, foi publicado no Diário Oficial do Legislativo, da última quarta-feira (20). A medida segue o que já vem sendo adotado por outras Assembleias Legislativas no País e, mais recentemente, pela Câmara dos Deputados, em Brasília.

“Sou a favor do retorno presencial das reuniões em plenário, como eram antes da pandemia. A Câmara Federal já voltou com as sessões presenciais e, conforme a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), muitas casas legislativas pelo País também. Com a pandemia controlada, muito em razão da adesão à vacina, é hora de voltarmos também”, declarou.

Com a decisão, a deputada Nejmi Aziz (PSD), que desde que entrou de licença médica em agosto do ano passado para se tratar de uma doença autoimune e nunca mais foi vista no parlamento estadual, terá que voltar ao trabalho de forma presencial.

Procurada pela reportagem, a Assembleia informou que a deputada tem participado virtualmente das atividades do parlamento desde novembro, quando sua licença expirou. No entanto, quem acompanha o dia a dia da ALEAM sabe que a parlamentar está ausente das discussões.

Imbróglio

A situação da deputada acabou indo parar na Justiça. Em dezembro, o suplente dela, o pastor Antônio Alves (Republicanos), recorreu ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) para ser empossado no cargo, já que, segundo ele, Nejmi se afastou por mais de 120 dias.

Ao PODER, o advogado de Antônio Alves, o ex-vereador de Manaus, Chico Preto, destacou que o Ato da ALEAM obriga que Nejmi volte a trabalhar de forma presencial. Ele, no entanto, acredita que ela terá anuência da Casa para fazer uso de uma nova licença.

“A percepção que tenho é que tudo está arranjado para que essa condição permaneça. Para mim é claro que há um acordo. É lamentável que a ALEAM alija o direito do pastor Antônio Alves de exercer sua função. Mesmo assim a gente segue com a expectativa que o correto seja feito. E o correto é que a deputada se licencie para seguir o tratamento e o suplente assuma”, disse.

De acordo com a Diretoria-Geral da Assembleia Legislativa, cada deputado tem direito de 120 dias de licença por ano. Ou seja, se quiser, Nejmi poderá se afastar em 2022.

#aleam sessões híbridas

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/06
12:04

NOVA INCURSÃO

Para aqueles que acreditavam que o prefeito David Almeida havia definitivamente desistido de contar com o PL em sua reeleição, os movimentos da última semana apenas confirmaram a velha máxima da política: é tudo “como nuvem”. Nos bastidores e a portas fechadas, as discussões sobre uma possível aliança voltaram à tona. O motivo é que o PT se mostrou entusiasmado e começou a articular para fortalecer a candidatura de Marcelo Ramos, com apoio potencial do PSD e do MDB. Sem esses partidos, David ficaria sem fundo eleitoral suficiente para cobrir uma campanha majoritária e sem tempo de televisão.

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

Ver mais >>

Programas