AO VIVO
Legislativo - 15 de maio de 2024
Foto: Reprodução/Internet

Alberto Neto vota a favor da urgência para o ‘PL da Globo’ e é chamado de ‘traidor’ pela direita

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) está sendo duramente questionado nacionalmente por ter votado favoravelmente à urgência do “PL da Globo” e afirmado ser fake news

Por: Pablo Medeiros
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) está sendo duramente questionado nacionalmente por ter votado favoravelmente à urgência do “PL da Globo” e afirmado ser fake news. O fato causou muita indignação por parte do público e de movimentos de direita no país, e o parlamentar está sendo apontado como “traidor”.

Em meio a toda essa polêmica, Alberto Neto, que é pré-candidato à prefeitura de Manaus, anunciou nas redes sociais nesta terça-feira (14) que seu voto será contra a proposta na votação geral.

“Meu voto será CONTRA o PL 8889, que taxa Netflix, Youtube, Instagram, TikTok e demais plataformas de streaming. Nós da direita nunca vamos aceitar mais cobranças e taxas sobre o bolso do trabalhador brasileiro. Não acreditem em fake News e nos ajudem a divulgar a verdade”, escreveu o parlamentar em uma rede social.

Nesta semana, páginas de direita publicaram os votos de vários deputados federais filiados ao Partido Liberal (PL) que votaram a favor do regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei (PL) 8.889 de 2017, também conhecido como “PL dos streamings” ou “PL da Censura”. Os projetos com regime de urgência podem ser votados diretamente no plenário, sem passar antes pelas comissões da Câmara.

Alberto Neto foi duramente criticado pelo jornalista de direita Kim Paim.

Após a reação negativa e em resposta a questionamentos de seguidores nas redes sociais, Alberto Neto afirmou que o pedido de urgência foi apresentado no plenário da Câmara dos Deputados no ano passado e que, na época, o PL era completamente diferente.

Nesta terça-feira, o projeto foi retirado da pauta pelo relator, deputado federal André Figueiredo (PDT-CE), devido à grande polêmica tanto na Câmara quanto nas redes sociais. A hashtag #PLDaGloboNão tornou-se um dos assuntos mais comentados no período. Durante a sessão, Alberto Neto afirmou que o Partido Liberal (PL) estava em obstrução devido à referida pauta, com exceção do projeto que beneficia o Rio Grande do Sul.

PL 8889

O PL 8889/17, atualmente em debate, propõe uma taxação progressiva sobre plataformas de streaming como Netflix e YouTube, com alíquotas que podem chegar a 6% sobre a receita bruta no mercado brasileiro, incluindo os ganhos com publicidade. Entretanto, a plataforma da Globo fica excluída da cobrança, uma vez que a definição de “Serviço de Televisão por Aplicação de Internet” não engloba serviços semelhantes promovidos por concessionárias de radiodifusão de sons e imagens. Além disso, o texto se torna polêmico ao incluir a possibilidade de cobrar a Condecine com base nos ganhos obtidos por influenciadores digitais. Outro ponto controverso é a estipulação de uma cota mínima de 10% do catálogo das plataformas para conteúdos brasileiros, sendo que metade desses conteúdos deve ser produzida por grupos sub-representados na indústria audiovisual, como mulheres, negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, pessoas de comunidades tradicionais e em situação de vulnerabilidade.

Outros parlamentares do Amazonas que votaram favoráveis ao regime de urgência para o projeto foram: Adail Filho, Amom Mandel, Fausto Santos Jr. e Saullo Vianna.


 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas