Manaus-AM| Neste domingo (21), o vereador William Alemão (Cidadania), se reuniu com representantes e profissionais dos bastidores dos festivais culturais de Manaus para tratar sobre o Auxílio Manauara e a Lei Aldir Blanc, que visa ser uma ajuda para aqueles que mais foram afetados com a pandemia de Covid-19 na cidade. O cancelamento de festividades […]
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus-AM|
Neste domingo (21), o vereador William Alemão (Cidadania), se reuniu com representantes e profissionais dos bastidores dos festivais culturais de Manaus para tratar sobre o Auxílio Manauara e a Lei Aldir Blanc, que visa ser uma ajuda para aqueles que mais foram afetados com a pandemia de Covid-19 na cidade.
O cancelamento de festividades como mês junino, Carnaboi e Carnaval deixou muitos profissionais que trabalham nos bastidores desses eventos numa situação pior da que estavam, há aproximadamente um ano, em Manaus. Muitos tiveram de vender os próprios bens, para sobreviver à crise e aos problemas gerados pela pandemia do novo coronavírus.
Com base nessa triste realidade, o vice-presidente da Comissão de Cultura, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), William Alemão, se reuniu com um grupo de 38 desses profissionais, neste fim de semana, Avenida do Samba, onde ficam os barracões das escolas de samba, ao lado do sambódromo, para ouvir as reivindicações e viabilizar a inclusão dos mesmos no cadastro exclusivo que deverá ser criado dentro do Auxílio Manauara.
Alemão garantiu que irá prestar toda a assistência jurídica para que esses trabalhadores se organizem enquanto pessoa jurídica e, consequentemente, produzam projetos para a obtenção de recursos junto à Prefeitura de Manaus, por meio da Lei Aldir Blanc.
A meta é beneficiar um universo de duas mil pessoas, entre artesãos, costureiras, soldadores, pintores e demais setores ligados à cadeia produtiva dos referidos eventos.
“Primeiramente, nós iremos dar suporte jurídico para que a associação seja criada. O segundo ponto está relacionado à Indicação que eu já fiz na Câmara, para que se acrescente, também, esses profissionais, usando a verba da Manauscult. E, por fim, vamos ver o que se pode fazer de Emenda para apoio aos projetos que eles irão me encaminhar.
Vamos discutir a viabilidade de todos”, afirmou William Alemão. A Indicação foi apresentada por ele, durante a sessão plenária da última terça-feira (16), na CMM.
Detalhes
A iniciativa de prestar assistência aos trabalhadores também abrange a parte de confecção de cada projeto que será produzido por eles, de agora em diante, segundo o vereador.
“Geralmente, eles fazem os projetos e, quando os apresentam na Manauscult, não são validados, por conta de pequenos equívocos no preenchimento. Vamos dar esse suporte, ajudar na correção de alguma coisa que esteja desconexa e que possa prejudicá-los ou até excluí-los de qualquer certame”, enfatizou Wiliam Alemão.
Pesquisa AtlasIntel divulgada em 8 de julho aponta que 51,8% dos brasileiros reprovam o governo Lula (PT), enquanto 47,3% aprovam e 0,9% não souberam responder. Os dados mostram manutenção da tendência de desaprovação, semelhante ao levantamento anterior, de maio. A pesquisa ouviu 2.621 pessoas entre 27 e 30 de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
O presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), é investigado pelo TCE-AM por suposto nepotismo, após denúncia anônima apontar a nomeação de sua tia, Aldenizia Rodrigues Valente, como diretora de Contabilidade da Casa. A prática violaria a Súmula Vinculante nº 13 do STF. A denúncia também aponta possível improbidade administrativa. O caso já havia sido citado em 2021, quando a servidora afirmou ter qualificação e mais de 20 anos de serviço público.
Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) entram em recesso parlamentar nesta quarta-feira (9/7), antecipando a pausa que começaria oficialmente em 16 de julho. A decisão foi viabilizada por sessões extraordinárias realizadas em junho, que compensaram as sessões ordinárias previstas para julho. Com isso, o plenário ficará sem atividades na última semana antes do recesso, e a previsão é que os trabalhos legislativos sejam retomados em 4 de agosto.
O governo federal já gastou cerca de R\$1,15 trilhão em 2025, segundo o Ga\$to Brasil, projeto da CACB e da Associação Comercial de SP. Somando estados e municípios, o total ultrapassa R\$2,6 trilhões — R\$600 bilhões a mais que a arrecadação do ano. O Impostômetro indica receita de pouco mais de R\$2 trilhões até agora. A iniciativa busca dar transparência aos gastos públicos e incentivar o controle social das contas. As informações são do jornalista Cláudio Humberto.
O Senado aprovou o projeto que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. A proposta, que segue para nova análise da Câmara, busca redistribuir as cadeiras com base no Censo de 2022. O relator, Marcelo Castro, garantiu que não haverá aumento nos gastos públicos, exceto nas emendas parlamentares. Estados como Amazonas, Pará e Santa Catarina devem ganhar novas vagas.
Deixe um comentário