AO VIVO
Poder Judiciário - 16 de junho de 2021
Foto:

Varas do TJAM retomam audiências presenciais, com público ainda restrito devido à covid-19

Manaus-AM-  A 2.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus e o 1.º Juizado Especializado no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Juizado “Maria da Penha”), que funcionam no Fórum Ministro Henoch Reis, no bairro de São Francisco, retomaram nesta semana as audiências de instrução e julgamento no modo presencial. […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus-AM-  A 2.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus e o 1.º Juizado Especializado no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Juizado “Maria da Penha”), que funcionam no Fórum Ministro Henoch Reis, no bairro de São Francisco, retomaram nesta semana as audiências de instrução e julgamento no modo presencial.

As audiências vinham acontecendo de forma virtual em cumprimento às medidas de prevenção à covid-19.

A partir do último dia 14, com o início da etapa II do Plano de Retorno Gradual das Atividades Presenciais do Tribunal de Justiça do Amazonas, as duas Varas passaram a receber, presencialmente, réus; testemunhas; vítimas; advogados; além de promotores de Justiça e defensores públicos, convocados para as audiências.

Na 2.ª Vara do Tribunal do Júri foram realizadas três audiências na última terça-feira (15/6) com a presença de réus que estão presos provisoriamente no sistema carcerário da capital. As audiências foram presididas pelo juiz Saulo Goes Pinto, titular da 1.ª Vara da Comarca de Itacoatiara, designado para atuar cumulativamente no Júri da capital, até o final de julho. Pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM), atuou na terça-feira a promotora de justiça Clarissa Moraes Brito.

“As audiências ocorreram com tranquilidade, respeitando as regras de distanciamento social recomendadas para a prevenção da covid-19, com todos utilizando máscaras e higienizando as mãos com álcool em gel. Vemos essa iniciativa de retomada de atividades presenciais com muito ânimo e com muita esperança”, disse o magistrado.

Para esta quarta-feira (16) foram pautadas duas audiências no modo presencial, também relativas a processos de réus presos. Uma delas será presidida pelo juiz Saulo Góes e a outra pelo titular da 2.ª Vara do Tribunal do Júri, juiz Anésio Rocha Pinheiro, que destaca a importância da retomada das audiências presenciais.

“Ao retomar nossas atividades normais de forma presencial poderemos imprimir maior celeridade à tramitação processual. Importante ressaltar que mesmo não podendo fazer as audiências presenciais o Judiciário não parou, porém há limitações das próprias audiências de videoconferência, então essa retomada gradual, observando os padrões de segurança sanitária, é muito importante”, destacou o juiz.

1.º Juizado “Maria da Penha”

No 1.º Juizado Especializado no Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, as audiências foram realizadas presencialmente e presididas pela juíza Ana Lorena Teixeira Gazzineo, titular da unidade. Das oito audiências pautadas, somente duas não foram realizadas, pois as partes não compareceram.

“Embora a audiência virtual esteja funcionando com bons resultados, temos muitos casos em que ambas as partes ou apenas uma delas não possui internet e aparelho apropriados para a participação do ato de forma remota e, nesses casos, precisamos dar prosseguimento ao feito de forma presencial, até para que o processo não fique paralisado, evitando uma possível prescrição”, destacou a juíza Ana Lorena. Segundo ela, o 1.º Juizado tem feito as audiências no modo virtual sob a presidência da juíza Aurea Lina Gomes Araújo.

Audiências presenciais

O retorno das audiências presenciais faz parte da etapa II do Plano de Retorno Gradual das Atividades Presenciais nas unidades judiciárias e administrativas do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) – capital e interior.

Desde segunda-feira (14), o limite presencial de usuários internos (magistrados; servidores; delegatários; juízes leigos; conciliadores/mediadores; estagiários; terceirizados; credenciados e colaboradores) foi elevado de 30% para até 50% do quadro de cada unidade, sendo autorizada a realização presencial de audiências e sessões de julgamento, quando necessário, porém, com acesso restrito de pessoas nessas atividades, devido aos protocolos de prevenção à covid-19.

Conforme previsto na Portaria n.º 608/2021, que deu nova redação ao art. 4.º da Portaria n.º 1.753/2020, o horário de expediente interno, nesta segunda etapa, será das 8h às 13h e o atendimento ao público, das 9h às 13h, nos casos em que houver necessidade de acesso às unidades.

*Com informações da assesoria de comunicação

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

23/02
15:04

“FORA DA CURVA”

“Amom é um político ‘fora da curva’, diferenciado e um grande fenômeno no estado do Amazonas. Agregar apoio político e popular aos 23 anos de idade é algo que ocorre de tempos em tempos.” O comentário foi feito na manhã desta sexta-feira (23), no evento de lançamento da pré-candidatura do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) a prefeito de Manaus, à reportagem do site O Poder.com pelo experiente político e membro do PSDB-AM, Humberto Michiles.

23/02
14:46

VICE DE AMOM?

O pré-candidato oficial da Federação PSDB-Cidadania, deputado federal Amom Mandel, tem a liberdade de escolher quem será seu vice na chapa à prefeitura de Manaus, sem nenhuma intervenção dos partidos e apoiadores de sua campanha. A afirmação foi feita pelo senador Plínio Valério, presidente da federação, em entrevista ao site OPoder.com. Amom afirmou que as conversas estão avançadas, mas ainda não há um nome definido.

08/02
14:52

FINANCIAMENTO PÚBLICO X PRIVADO

O deputado Adjuto Afonso (UB) comentou nesta quinta-feira, 08/02, durante o lançamento do programa de financiamento + Créditos Amazonas da AFEAM, que o governo tem facilitado muito para o microempreendedor do interior através do programa. Para o deputado, não foi surpresa o anúncio da agência ser a primeira do país em financiamento público para microempreendedores. Oriundo da calha do rio Purus, ele fala com propriedade.

01/02
11:45

VAI DE PDT

O vereador de Itacoatiara, Arnoud Lucas, que é pré-candidato à prefeitura daquele município, revelou ao site O Poder que aguardará o período da janela partidária (7 de março a 5 de abril) para sair do atual partido em que está filiado, o Partido Verde (PV), e mudar para o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele afirmou que já recebeu o aval do presidente estadual da legenda no Amazonas, o ex-deputado estadual Luiz Castro, e acredita que terá no PDT-AM o suporte necessário para viabilizar o seu projeto de candidatura à prefeitura de Itacoatiara.

30/01
12:16

DISCORDÂNCIAS DE DESTERRO

Na 2ª sessão ordinária do TCE-AM em 30/01/2024, o conselheiro Érico Desterro expressou descontentamento com a mudança de postura do tribunal em relação aos pedidos de vista, lamentando a proibição de vistas para ausentes na sessão, embora tenha usado esse recurso. Apesar de concordar com a nova decisão, pediu sua aplicação uniforme. Surpreendido com a publicação de uma resolução sobre mudanças nas datas das câmaras, alegou falta de aprovação pelo pleno, solicitando revisão do procedimento. Apesar da derrota nesse tema, comprometeu-se a manter as sessões às segundas-feiras até a alteração no Regimento Interno.

Ver mais >>

Programas