AO VIVO

Tribunal Internacional investigará Rússia por crimes de guerra

Denúncias acusam o regime de Vladimir Putin de sequestrar crianças e adolescentes ucranianos

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

MUNDO

O Tribunal Penal Internacional, com sede em Haia, na Holanda, planeja abrir duas investigações contra a Rússia, por crimes de guerra. Os dois primeiros casos representam as primeiras acusações internacionais a serem apresentadas desde o início do conflito e ocorrem após meses de trabalho de equipes especiais de investigação.

A primeira denúncia acusa Moscou de sequestrar crianças e adolescentes ucranianos para encaminhá-los a lares adotivos, com o objetivo de se tornarem cidadãos russos enviados para campos de reeducação.

A segunda denúncia se refere a ataques implacáveis da Rússia à infraestrutura civil ucraniana, incluindo abastecimento de água e gás e usinas elétricas, que estão longe dos combates e não são considerados alvos militares legítimos.

O promotor-chefe do Tribunal, Karim Khan, deverá apresentar as acusações a um painel de juízes de “pré-julgamento”, que decidirão se os padrões legais foram cumpridos para a emissão de mandados de prisão ou se os investigadores precisam de mais provas.

Embora o tribunal não tenha divulgado quem serão os possíveis alvos, alguns diplomatas disseram que é possível que o presidente da Rússia, Vladimir V. Putin, seja acusado, já que o tribunal não reconhece imunidade para um chefe de Estado, em casos envolvendo crimes de guerra, crimes contra a humanidade ou genocídio.

O Kremlin negou as acusações de crimes de guerra, mas os investigadores internacionais e ucranianos reuniram fortes evidências de uma série de atrocidades desde os primeiros dias da invasão.

Foto: Reprodução/Wikimedia

(*) Com informações da Revista Oeste 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

22/01
15:39

JULGAMENTO ADIADO

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.

22/01
15:36

RESSARCIMENTO BORBA

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) determinou o bloqueio cautelar dos bens do ex-prefeito de Borba, Simão Peixoto Lima, por seis meses, visando garantir o ressarcimento de danos relacionados a contratos suspeitos. A decisão foi publicada nesta terça-feira (21).

22/01
15:31

GASOLIMA SEM LICITAÇÃO

David Reis (Avante), presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), assinou um documento dispensando a licitação para a contratação da empresa LS Serviços de Organização de Eventos Ltda, de forma emergencial publicada no Diário Oficial Eletrônico Legislativo Municipal, na edição de terça-feira (21). De acordo com a publicação o contrato foi firmado por 12 meses, com o valor de R$ 1.541.102,54.

22/01
15:18

INQUÉRITO MPAM MANACAPURU

A 3ª Promotoria de Justiça de Manacapuru instaurou um inquérito para investigar possíveis irregularidades na contratação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), além do descumprimento do piso salarial das categorias.

14/01
16:43

TRANSIÇÃO GOVERNO AUTAZES

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) manteve a decisão que obriga o ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, a entregar documentos sobre a transição de governo após denúncia de irregularidades apresentada por Willian Menezes. A decisão, conduzida pelo conselheiro Júlio Assis Pinheiro, prevê penalidades em caso de descumprimento.

Ver mais >>

Programas