AO VIVO
Poder Judiciário - 17 de setembro de 2021
Foto:

TJAM é o primeiro do País no ranking em termos de adesão ao programa Juízo 100% Digital

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) aderiu ao Juízo 100% Digital do CNJ em dezembro de 2020, sendo um dos primeiros tribunais do País a fazer parte desse programa

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) ocupa o primeiro lugar entre os tribunais estaduais do País em relação às serventias cadastradas com adesão ao Juízo 100% Digital, lançado no ano passado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sendo o único da esfera a alcançar este percentual até então.

As informações são do painel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inclui dados sobre as 297 serventias do Estado, como Varas (comuns ou especializadas), comarcas da capital e do interior, gabinetes de 2.º Grau, centrais de inquérito policiais, setores como Protocolo e Distribuição, Coordenadoria de Central de Mandados, Centros Judiciais de Solução de Conflitos, entre outras unidades do Judiciário estadual.

A direção do TJAM, que tem o desembargador Domingos Chalub na presidência, e as desembargadoras Carla Reis e Nélia Caminha Jorge, respectivamente, na vice-presidência e Corregedoria-Geral de Justiça, comemorou mais esse indicador positivo alcançado pelo tribunal, resultado dos esforços permanentes para oferecer um atendimento de excelência aos jurisdicionados.

O desembargador Chalub lembrou que a digitalização das atividades do TJAM tem como marco o ano de 2012, quando o tribunal colocou seus processos em tramitação eletrônica e que, desde então, os investimentos para tornar a prestação jurisdicional cada vez mais célere e eficaz foram contínuos.

“Nunca é demais lembrar o quanto isso foi importante para enfrentarmos as adversidades impostas por este período da pandemia de Covid-19 e, por isso, o tribunal fez questão de aderir e implantar o programa Juízo 100% Digital idealizado pelo ministro Luís Fux, e coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça”, afirmou Chalub.

O programa é uma das ações do Programa Justiça 4.0 do CNJ, e oferece ao cidadão a possibilidade de usar a tecnologia para ter acesso à justiça sem precisar comparecer fisicamente aos fóruns, pois todos os atos processuais são praticados exclusivamente por meio eletrônico e remoto, via internet.

No Tribunal de Justiça do Amazonas, 201 unidades jurisdicionais (1º e 2º Graus) se beneficiaram com a adesão ao Juízo 100% Digital (Turmas Recursais – 03; 2º Grau – 26; 1º Grau / Capital – 94; e 1º Grau / Interior – 78).

A implantação do Juízo 100% Digital atende ao disposto na Resolução n. 345/2020 do Conselho Nacional de Justiça e todas as providências necessárias foram tomadas pela Secretaria-Geral de Administração do TJAM para atendê-la.

Lançamento

O TJAM aderiu ao Juízo 100% Digital do CNJ em dezembro de 2020, sendo um dos primeiros tribunais do País a fazer parte desse programa. O lançamento ocorreu em solenidade realizada de forma híbrida e que contou com a participação, por videoconferência, do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, e do presidente do TJAM, desembargador Domingos Chalub.

Na ocasião, o presidente da Corte amazonense enfatizou que o TJAM é um dos tribunais brasileiros que vêm investindo há anos na área da tecnologia da informação, sendo considerado hoje como um dos mais avançados do País nos processos judiciais por meio virtual.

Ele ressaltou que a adesão do tribunal ao Juízo 100% Digital demostrava a determinação da Corte em continuar na vanguarda tecnológica, incentivando seus servidores (as) e magistrados (as) a desenvolver todos os atos processuais por meio eletrônico e remoto, via internet, intensificando, por exemplo, a utilização de ferramentas digitais na rotina das unidades jurisdicionais, como o envio de intimações por meio de aplicativo de mensagens; a realização das audiências e sessões por videoconferência.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas