AO VIVO
Poder Judiciário - 17 de setembro de 2021
Foto:

TJAM é o primeiro do País no ranking em termos de adesão ao programa Juízo 100% Digital

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) aderiu ao Juízo 100% Digital do CNJ em dezembro de 2020, sendo um dos primeiros tribunais do País a fazer parte desse programa

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) ocupa o primeiro lugar entre os tribunais estaduais do País em relação às serventias cadastradas com adesão ao Juízo 100% Digital, lançado no ano passado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sendo o único da esfera a alcançar este percentual até então.

As informações são do painel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inclui dados sobre as 297 serventias do Estado, como Varas (comuns ou especializadas), comarcas da capital e do interior, gabinetes de 2.º Grau, centrais de inquérito policiais, setores como Protocolo e Distribuição, Coordenadoria de Central de Mandados, Centros Judiciais de Solução de Conflitos, entre outras unidades do Judiciário estadual.

A direção do TJAM, que tem o desembargador Domingos Chalub na presidência, e as desembargadoras Carla Reis e Nélia Caminha Jorge, respectivamente, na vice-presidência e Corregedoria-Geral de Justiça, comemorou mais esse indicador positivo alcançado pelo tribunal, resultado dos esforços permanentes para oferecer um atendimento de excelência aos jurisdicionados.

O desembargador Chalub lembrou que a digitalização das atividades do TJAM tem como marco o ano de 2012, quando o tribunal colocou seus processos em tramitação eletrônica e que, desde então, os investimentos para tornar a prestação jurisdicional cada vez mais célere e eficaz foram contínuos.

“Nunca é demais lembrar o quanto isso foi importante para enfrentarmos as adversidades impostas por este período da pandemia de Covid-19 e, por isso, o tribunal fez questão de aderir e implantar o programa Juízo 100% Digital idealizado pelo ministro Luís Fux, e coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça”, afirmou Chalub.

O programa é uma das ações do Programa Justiça 4.0 do CNJ, e oferece ao cidadão a possibilidade de usar a tecnologia para ter acesso à justiça sem precisar comparecer fisicamente aos fóruns, pois todos os atos processuais são praticados exclusivamente por meio eletrônico e remoto, via internet.

No Tribunal de Justiça do Amazonas, 201 unidades jurisdicionais (1º e 2º Graus) se beneficiaram com a adesão ao Juízo 100% Digital (Turmas Recursais – 03; 2º Grau – 26; 1º Grau / Capital – 94; e 1º Grau / Interior – 78).

A implantação do Juízo 100% Digital atende ao disposto na Resolução n. 345/2020 do Conselho Nacional de Justiça e todas as providências necessárias foram tomadas pela Secretaria-Geral de Administração do TJAM para atendê-la.

Lançamento

O TJAM aderiu ao Juízo 100% Digital do CNJ em dezembro de 2020, sendo um dos primeiros tribunais do País a fazer parte desse programa. O lançamento ocorreu em solenidade realizada de forma híbrida e que contou com a participação, por videoconferência, do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, e do presidente do TJAM, desembargador Domingos Chalub.

Na ocasião, o presidente da Corte amazonense enfatizou que o TJAM é um dos tribunais brasileiros que vêm investindo há anos na área da tecnologia da informação, sendo considerado hoje como um dos mais avançados do País nos processos judiciais por meio virtual.

Ele ressaltou que a adesão do tribunal ao Juízo 100% Digital demostrava a determinação da Corte em continuar na vanguarda tecnológica, incentivando seus servidores (as) e magistrados (as) a desenvolver todos os atos processuais por meio eletrônico e remoto, via internet, intensificando, por exemplo, a utilização de ferramentas digitais na rotina das unidades jurisdicionais, como o envio de intimações por meio de aplicativo de mensagens; a realização das audiências e sessões por videoconferência.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas