AO VIVO
Poder Judiciário - 06 de maio de 2024
Foto:

Resolução do Governo Lula restringe evangelismo em presídios

Um dos pontos mais polêmicos do documento é a proibição do proselitismo religioso, ou seja, a prática de tentar converter indivíduos que seguem outras crenças

Por: Pablo Medeiros
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Uma nova resolução do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), vinculado ao Ministério da Justiça, propõe mudanças nas práticas religiosas em presídios.

Um dos pontos mais polêmicos do documento, que não tem força de lei, mas orienta os presídios, é a proibição do proselitismo religioso, ou seja, a prática de tentar converter indivíduos que seguem outras crenças. Em termos gerais, a evangelização de presos fica proibida dentro das penitenciárias do país.

Publicada no Diário Oficial da União (DOU), a resolução permite que representantes de todos os credos acessem os presídios, desde que não busquem converter detentos a outras religiões ou persuadir aqueles que não têm uma crença específica. O texto também proíbe que a direção das prisões obrigue detentos a participar de reuniões religiosas como medida disciplinar, ou para obter benefícios, e estabelece que nenhum preso pode ser forçado a aderir a determinada crença para transferência, admissão ou permanência na prisão.

A resolução provocou críticas entre parlamentares cristãos, como o deputado federal Messias Donato (Republicanos-ES), que expressou sua indignação nas redes sociais. Ele afirmou que a decisão do CNPCP proíbe a propagação da Palavra de Deus nos presídios e disse que a resolução representa uma perseguição que tenta impedir a divulgação de mensagens de arrependimento e perdão.

As Frentes Evangélicas da Câmara e do Senado prometeram se manifestar sobre a questão.

NOTA DA SECOM

A resolução em questão não proíbe e nem permite nada, pois não tem poder de lei. Trata-se de uma recomendação aprovada pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Essa resolução fala em garantir a “liberdade de consciência, de crença e de expressão” das pessoas presas. Diz que será assegurando a elas “o direito de professar qualquer religião ou crença”.

Isso é exatamente o oposto à ideia de perseguição religiosa.

A resolução diz também que “será assegurada a atuação de diferentes grupos religiosos” no sistema penitenciário “em igualdade de condições”. Em outro trecho, afirma que a assistência socio-espiritual “não será instrumentalizada para estabelecer regalias, benefícios ou privilégios” a pessoas presas.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas