AO VIVO
Poder Judiciário - 14 de maio de 2022
Foto:

Projeto Polo Rio Negro-Solimões inaugurado alcançará 48 municípios no AM

Manacapuru |AM Foi inaugurado nesta sexta-feira (13) o Polo Rio Negro-Solimões, com sede em Manacapuru. Agora, os serviços da instituição estão ao alcance de 48 municípios, para uma população de 1,6 milhão de pessoas no interior. Este é o 11º polo da DPE-AM e o primeiro construído em sede própria. O polo alcançará também os […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manacapuru |AM

Foi inaugurado nesta sexta-feira (13) o Polo Rio Negro-Solimões, com sede em Manacapuru. Agora, os serviços da instituição estão ao alcance de 48 municípios, para uma população de 1,6 milhão de pessoas no interior. Este é o 11º polo da DPE-AM e o primeiro construído em sede própria.

O polo alcançará também os municípios de Anamã, Anori, Beruri, Caapiranga e Novo Airão. A cerimônia de inauguração foi realizada na sede do polo, localizada na Rua União, s/n, bairro Aparecida, Manacapuru, com a presença do defensor público-geral do Estado, Ricardo Paiva, do governador do Amazonas, Wilson Lima, e diversas autoridades representando os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

O defensor público-geral do Amazonas, Ricardo Paiva, ressaltou que a inauguração do polo é a concretização de um sonho que foi pensado anteriormente e que agora é compartilhado com a população de Manacapuru. “Um sonho de construir uma Defensoria cada vez mais forte. E, quando a Defensoria chega a Manacapuru com uma sede própria, quer passar o recado de que esse processo de interiorização é sólido, e que a Defensoria chega a Manacapuru para nunca mais sair”, afirmou.

O governador do Estado, Wilson Lima, que esteve na inauguração, frisou dois pontos em seu discurso: a satisfação de participar da entrega da primeira sede própria da Defensoria no interior e os reconhecidos resultados apresentados pela instituição, com o aumento orçamentário conquistado nos últimos anos.

“É importante, é significativo, porque é um instrumento para que a gente tenha uma sociedade mais justa e a Defensoria tem uma luta para garantir que as pessoas tenham o acesso a seus direitos garantido. É louvável os avanços que conseguimos ter no Estado através da intervenção da Defensoria Pública”, disse Wilson Lima.

O desembargador Welington José de Araújo, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ressaltou o crescimento e fortalecimento da DPE-AM nos últimos anos. “É um prazer estar na inauguração deste polo, que vem dar suporte a todas as pessoas que precisam. É um desenvolvimento muito grande que temos visto na Defensoria. A Defensoria cresceu muito”, afirmou.

Também estiveram presentes na cerimônia o deputado estadual Sinésio Campos (PT), representando a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Saullo Vianna (União Brasil), a deputada Estadual Joana D’Arc (União Brasil) e o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM). Durante a cerimônia o padre Inácio Raposo da Silva fez uma benção ao novo polo.

Projeto-piloto

O Polo Rio Negro-Solimões é um projeto-piloto da Defensoria, o primeiro em sede própria, construído com recursos próprios. A estrutura da nova sede conta com contêineres e iluminação natural, em um conceito que preza pela sustentabilidade e economicidade.

whatsapp image 2022 05 14 at 10.19.34

O ambiente é amplo e confortável para receber a população, com recepção para triagem dos atendimentos, salas climatizadas para os defensores receberem os cidadãos, banheiros e copa.

Mas o projeto de expansão para o interior do Estado inclui outras etapas. Em Coari e Maués, as obras das novas sedes, similares a de Manacapuru, estão em andamento. Também está previsto o lançamento de licitações das obras para a construção das sedes nos municípios de Itacoatiara, Parintins, Tabatinga, Manicoré, Tefé e São Gabriel da Cachoeira.

Em todos esses municípios, a Defensoria obteve a doação dos terrenos e realiza a sondagem do solo, para checar a estrutura necessária a fim de receber os contêineres. Em São Gabriel da Cachoeira, por exemplo, a nova sede será construída com vista para o rio Negro.

Para a inauguração do novo polo, a Defensoria transferiu a reunião de seu Conselho Superior para Manacapuru, como forma de se mostrar efetivamente presente no município.

Mutirão de atendimentos

Durante a semana, a Defensoria realizou em Manacapuru um mutirão de atendimentos do programa Defensoria Itinerante. Foram oferecidos serviços jurídicos na área de Direito de Família, como divórcio, guarda, pensão alimentícia, união estável, reconhecimento de paternidade. O mutirão foi realizado de segunda à quinta-feira na quadra da ciranda Guerreiros Mura e efetuou 1.695 atos de atendimentos, sendo 632 pessoas atendidas.

Polos no Amazonas

A Defensoria já conta com outros 10 polos no interior. Além do novo Polo Rio Negro-Solimões, o projeto de interiorização prevê ainda a implantação de mais sete sedes nos municípios da Região Metropolitana de Manaus: Careiro Castanho, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Autazes, Careiro da Várzea e Manaquiri. Além destas sedes, será inaugurado o Polo do Juruá, com sede em Eirunepé, que atenderá ainda Carauari, Guajará, Ipixuna, Itamarati e Envira.

O projeto de interiorização inclui também a construção de Unidades Descentralizadas do Interior (UDIs), para facilitar a comunicação e o atendimento da sede dos polos da Defensoria com cidades inseridas em sua região.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas