AO VIVO
Poder Judiciário - 14 de maio de 2022
Foto:

Projeto Polo Rio Negro-Solimões inaugurado alcançará 48 municípios no AM

Manacapuru |AM Foi inaugurado nesta sexta-feira (13) o Polo Rio Negro-Solimões, com sede em Manacapuru. Agora, os serviços da instituição estão ao alcance de 48 municípios, para uma população de 1,6 milhão de pessoas no interior. Este é o 11º polo da DPE-AM e o primeiro construído em sede própria. O polo alcançará também os […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manacapuru |AM

Foi inaugurado nesta sexta-feira (13) o Polo Rio Negro-Solimões, com sede em Manacapuru. Agora, os serviços da instituição estão ao alcance de 48 municípios, para uma população de 1,6 milhão de pessoas no interior. Este é o 11º polo da DPE-AM e o primeiro construído em sede própria.

O polo alcançará também os municípios de Anamã, Anori, Beruri, Caapiranga e Novo Airão. A cerimônia de inauguração foi realizada na sede do polo, localizada na Rua União, s/n, bairro Aparecida, Manacapuru, com a presença do defensor público-geral do Estado, Ricardo Paiva, do governador do Amazonas, Wilson Lima, e diversas autoridades representando os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

O defensor público-geral do Amazonas, Ricardo Paiva, ressaltou que a inauguração do polo é a concretização de um sonho que foi pensado anteriormente e que agora é compartilhado com a população de Manacapuru. “Um sonho de construir uma Defensoria cada vez mais forte. E, quando a Defensoria chega a Manacapuru com uma sede própria, quer passar o recado de que esse processo de interiorização é sólido, e que a Defensoria chega a Manacapuru para nunca mais sair”, afirmou.

O governador do Estado, Wilson Lima, que esteve na inauguração, frisou dois pontos em seu discurso: a satisfação de participar da entrega da primeira sede própria da Defensoria no interior e os reconhecidos resultados apresentados pela instituição, com o aumento orçamentário conquistado nos últimos anos.

“É importante, é significativo, porque é um instrumento para que a gente tenha uma sociedade mais justa e a Defensoria tem uma luta para garantir que as pessoas tenham o acesso a seus direitos garantido. É louvável os avanços que conseguimos ter no Estado através da intervenção da Defensoria Pública”, disse Wilson Lima.

O desembargador Welington José de Araújo, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ressaltou o crescimento e fortalecimento da DPE-AM nos últimos anos. “É um prazer estar na inauguração deste polo, que vem dar suporte a todas as pessoas que precisam. É um desenvolvimento muito grande que temos visto na Defensoria. A Defensoria cresceu muito”, afirmou.

Também estiveram presentes na cerimônia o deputado estadual Sinésio Campos (PT), representando a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Saullo Vianna (União Brasil), a deputada Estadual Joana D’Arc (União Brasil) e o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM). Durante a cerimônia o padre Inácio Raposo da Silva fez uma benção ao novo polo.

Projeto-piloto

O Polo Rio Negro-Solimões é um projeto-piloto da Defensoria, o primeiro em sede própria, construído com recursos próprios. A estrutura da nova sede conta com contêineres e iluminação natural, em um conceito que preza pela sustentabilidade e economicidade.

whatsapp image 2022 05 14 at 10.19.34

O ambiente é amplo e confortável para receber a população, com recepção para triagem dos atendimentos, salas climatizadas para os defensores receberem os cidadãos, banheiros e copa.

Mas o projeto de expansão para o interior do Estado inclui outras etapas. Em Coari e Maués, as obras das novas sedes, similares a de Manacapuru, estão em andamento. Também está previsto o lançamento de licitações das obras para a construção das sedes nos municípios de Itacoatiara, Parintins, Tabatinga, Manicoré, Tefé e São Gabriel da Cachoeira.

Em todos esses municípios, a Defensoria obteve a doação dos terrenos e realiza a sondagem do solo, para checar a estrutura necessária a fim de receber os contêineres. Em São Gabriel da Cachoeira, por exemplo, a nova sede será construída com vista para o rio Negro.

Para a inauguração do novo polo, a Defensoria transferiu a reunião de seu Conselho Superior para Manacapuru, como forma de se mostrar efetivamente presente no município.

Mutirão de atendimentos

Durante a semana, a Defensoria realizou em Manacapuru um mutirão de atendimentos do programa Defensoria Itinerante. Foram oferecidos serviços jurídicos na área de Direito de Família, como divórcio, guarda, pensão alimentícia, união estável, reconhecimento de paternidade. O mutirão foi realizado de segunda à quinta-feira na quadra da ciranda Guerreiros Mura e efetuou 1.695 atos de atendimentos, sendo 632 pessoas atendidas.

Polos no Amazonas

A Defensoria já conta com outros 10 polos no interior. Além do novo Polo Rio Negro-Solimões, o projeto de interiorização prevê ainda a implantação de mais sete sedes nos municípios da Região Metropolitana de Manaus: Careiro Castanho, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Autazes, Careiro da Várzea e Manaquiri. Além destas sedes, será inaugurado o Polo do Juruá, com sede em Eirunepé, que atenderá ainda Carauari, Guajará, Ipixuna, Itamarati e Envira.

O projeto de interiorização inclui também a construção de Unidades Descentralizadas do Interior (UDIs), para facilitar a comunicação e o atendimento da sede dos polos da Defensoria com cidades inseridas em sua região.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/06
12:04

NOVA INCURSÃO

Para aqueles que acreditavam que o prefeito David Almeida havia definitivamente desistido de contar com o PL em sua reeleição, os movimentos da última semana apenas confirmaram a velha máxima da política: é tudo “como nuvem”. Nos bastidores e a portas fechadas, as discussões sobre uma possível aliança voltaram à tona. O motivo é que o PT se mostrou entusiasmado e começou a articular para fortalecer a candidatura de Marcelo Ramos, com apoio potencial do PSD e do MDB. Sem esses partidos, David ficaria sem fundo eleitoral suficiente para cobrir uma campanha majoritária e sem tempo de televisão.

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

Ver mais >>

Programas