AO VIVO

Prisão do prefeito de Borba foi ocasionada por violência política de gênero

De acordo com o Ministério Público (MP-AM), o político cometeu os crimes de ameaça, desacato e difamação, além de violência política de gênero contra Tatiana Franco, ou seja, restrição ao exercício de direitos políticos, em razão do sexo da vítima

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

A prisão do prefeito de Borba, Simão Peixoto (PP), no último dia 3, se deu por ameaças feitas por ele à vereadora do município Tatiana Franco dos Santos (PTB). É o que consta nos autos do processo n.º 4001497-90.2023.8.04.0000, do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), requente do pedido de prisão, acatado pelo Tribunal de Justiça (TJAM).

De acordo com o documento, a parlamentar passou a sofrer uma série de perseguições políticas após expor irregularidades por parte de Peixoto à frente do Executivo. No final de novembro, ele desferiu golpes de cinto em um objeto de madeiro, simulando espancar a vereadora. As atitudes foram enquadradas no crime de violência política (CPB. Art. 359-P).

Após o episódio, a deputada estadual, Alessandra Campêlo (PSC), fez uma denúncia durante sessão plenária do dia 8 de novembro do ano passado, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), com a presença da vereadora que sofreu as ameaças. A parlamentar entrou com uma representação junto Ministério Público do Estado (MPE-AM) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), o que acarretou na prisão de Simão.

Na época, Alessandra presidia a Comissão da Mulher da Aleam, e chegou a definir Simão como “o prefeito mais violento do Brasil”. Campêlo condenou ainda a forma como o gestor se refere a quem não concorda com ele.

“É um absurdo um homem desse ir a público, pegar um pedaço de pau, um cinturão e dizer que vai dar uma ripada na vereadora Tatiana. Eu acho um absurdo um homem fazer isso contra uma mulher, uma vereadora eleita legitimamente pelo povo de Borba e que ele quer calar. Ele não vai calar a vereadora Tatiana e não vai me calar”, disse Alessandra à época.

Punição exemplar

Para Alessandra, a prisão do prefeito não atinge somente Peixoto, mas todos aqueles que tentam limitar a participação da mulher na política, e serve de caráter pedagógico para todo o Brasil.

O que diz o documento

De acordo com a página 6 dos autos, o MPAM esclarece que Tatiana “sofreu atentado contra a integridade física e moral […] prejudicando o exercício do seu mandato parlamentar, em virtude seja dos fatos ocorridos em evento político realizado, em 30.10.2022”.

Ainda de acordo com o documento, Simão cometeu os seguintes crimes: “Cuida-se de circunstância a sinalizar, em tese, a prática dos crimes de ameaça (artigo 147 do Código Penal), de desacato (artigo 331 do CP), de difamação (artigo 139 do CP) e de ilícita restrição ao exercício de direitos políticos, em razão do sexo da vítima (artigo 359-P do Código Penal).

violência política borba simão peixoto Prefeito #MPAM #TJAM Gênero

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

23/01
19:40

PREFEITO TEFÉ ATRAÇÕES

O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.

23/01
19:39

PREFEITO BELÉM NOMEAÇÃO

O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.

23/01
19:39

DAVID PERDE PROCESSO

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.

23/01
19:38

LULA PEDALADA

A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

22/01
15:39

JULGAMENTO ADIADO

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.

Ver mais >>

Programas