Foi citado que Moraes ‘tem usado a autoridade para atingir críticos político, muitas vezes contornando os processos legais tradicionais’
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
O empresário e dono da rede social X, antes conhecido como Twitter, Elon Musk, voltou a criticar nesta quinta-feira (18) ações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Desta vez, o bilionário afirmou que “a lei quebrou a lei”.
Para fazer a crítica, Musk publicou uma postagem do apresentador, Mario Nawfal, onde era citado que em 2019 o STF “assumiu poderes extraordinários para iniciar investigações de forma independente”.
Ainda na publicação, Nawfal aponta que Moraes foi nomeado para conduzir a primeira investigação e que desde então “tem usado esta autoridade para atingir críticos de todo o espectro político, muitas vezes contornando os processos legais tradicionais”.
Elon Musk também avaliou que “as ações de censura contra representantes eleitos exigidas por Alexandre de Moraes violam a legislação brasileira”.
O empresário compartilhou uma publicação onde foi apontado uma lista detalhada de figuras públicas e entidades “alvos de censura”.
Na publicação, nomes como o do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e do senador Marcos do Val (Pode-ES) foram citados.
Veja abaixo:
Jair Messias Bolsonaro: 38º Presidente do Brasil;
Marcos do Val: Atual Membro do Senado Federal no Brasil;
Alan Rick: Atual Membro do Senado Federal no Brasil;
Carla Zambelli: Atual Membro da Câmara dos Deputados do Brasil;
Marcel van Hattem: Atual Membro da Câmara dos Deputados do Brasil;
Cristiane Brasil: Ex-membro da Câmara dos Deputados do Brasil;
Ed Raposo: Ex-candidato à Câmara dos Deputados do Brasil;
Guilherme Fiuza: jornalista brasileiro;
Paulo Figueiredo Filho: jornalista brasileiro;
Rodrigo Constantino: comentarista político brasileiro;
Elisa Robson: jornalista brasileira e ex-candidata à Câmara dos Deputados do Brasil;
Flávio Gordon: jornalista brasileiro. Judiciário e Profissão Jurídica;
Ludmila Lins Grilo: Ex-juíza;
Marcelo Rocha Monteiro: Ministério Público e professor de Direito;
Davi Sacer: cantor e compositor gospel brasileiro;
Rádio RCN: estação de rádio pop.
Embate Musk x Moraes
Nas últimas semanas, Musk fez várias postagens criticando Moraes, cujas ações poderiam levar à proibição da plataforma X no Brasil.
Musk pede a renúncia ou impeachment de Moraes, alegando que suas exigências violam a legislação brasileira.
No dia 6 de abril, Musk anunciou que desbloquearia contas suspensas por decisões judiciais do magistrado.
O empresário também alega que multas impostas pelo ministro estão prejudicando financeiramente a plataforma no Brasil, ameaçando fechar o escritório local da X.
No dia 7 de abril, Musk prometeu publicar documentos que mostrariam como as exigências de Moraes desrespeitam as leis brasileiras, acusando o ministro de trair a constituição e o povo do Brasil.
Moraes respondeu as investidas incluindo Musk como investigado no inquérito das fake news e iniciando uma investigação sobre suas ações.
Internautas ficaram contra Moraes
Após o embate, internautas se manifestaram contra o magistrado. Uma pesquisa da Genial Quaest indicou que 68% das menções nas redes sociais foram negativas a Moraes, enquanto apenas 32% criticaram Musk.
*Com informações do Diário do Poder
Os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) reprovaram as contas de 2021 da Câmara Municipal de Jutaí, exigindo que o ex-gestor Everaldo Jaques Costa devolva R$ 20 mil em multas. O relator Mario de Mello apontou várias infrações graves, incluindo déficits não justificados, inadimplências, falta de transparência e irregularidades em licitações. A atual gestão deve corrigir as falhas apontadas e regularizar o portal da transparência.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro estará cumprindo agenda em Manaus nesta quarta-feira (4). Para este dia, estavam previstos dois eventos: uma caminhada no Centro de Manaus e um encontro com mulheres no Teatro Manauara. No entanto, a caminhada foi cancelada por motivos de força maior, conforme informado pela assessoria da Coligação Ordem e Progresso. O encontro no Teatro Manauara, às 18h30, permanece confirmado. O ex-presidente Jair Bolsonaro apoia a chapa de Alberto Neto (PL) e Maria do Carmo Seffair à Prefeitura de Manaus.
O procurador de Contas do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Ademir Carvalho Pinheiro, faleceu neste domingo (1) aos 56 anos em São Paulo, onde estava internado em um hospital. Ademir ocupava o cargo desde 17 de setembro de 1999. A presidente do TCE-AM, Yara Lins, lamentou o ocorrido em nota. As causas da morte não foram divulgadas.
O deputado Rozenha alertou para um iminente colapso social e econômico no Amazonas devido à seca severa que afeta a região. Rozenha criticou a falta de resposta do governo federal, que, segundo ele, não reconheceu a gravidade da crise. Atualmente, todos os 62 municípios amazonenses estão em estado de emergência, e o apoio federal tem sido insuficiente para enfrentar a situação.
O governador Wilson Lima declarou situação de emergência em todos os 62 municípios do Amazonas devido à estiagem, ampliando um decreto anterior que cobria 20 cidades. Também declarou emergência de saúde pública, com 77,4 mil famílias afetadas e 730 toneladas de alimentos distribuídas. Medidas adicionais incluem purificadores de água e envio de medicamentos.
Deixe um comentário