Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa O Mistério Público do Amazonas (MPAM), por meio da 27ª Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (PJIJ) e da 59ª Promotorias de Justiça da Educação (PRODHED), cobrou informações da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) sobre o retorno das aulas presenciais da rede pública de […]
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
O Mistério Público do Amazonas (MPAM), por meio da 27ª Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (PJIJ) e da 59ª Promotorias de Justiça da Educação (PRODHED), cobrou informações da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) sobre o retorno das aulas presenciais da rede pública de ensino.
A cobrança foi feita, na terça-feira (30), durante reunião com representantes da Pasta que culminou com o sorteio para as vagas em creches municipais. A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) já autorizou o retorno das aulas no Estado, conforme os últimos dados da Covid-19 no Amazonas.
Na oportunidade, a Promotora de Justiça Delisa Olívia Vieiralves Ferreira, da 59ª PRODHED, cobrou a volta das aulas presenciais assim que houver a vacinação – contra a Covid 19 – dos profissionais de Educação.
Segundo ela, o Governo do Amazonas recebeu, no último dia 17 de março, cerca de 10 mil doses da vacina CoronaVac para serem usadas na pesquisa CovacManaus, destinada aos professores e pessoas com comorbidade.
A Gestora Estatística da SEMED, Eliete Queiroz Carvalho, informou que as aulas nas creches seguem no módulo de ensino remoto a partir da próxima segunda-feira, dia 05 de abril. Já as atividades presenciais, estão programadas para retornar no mês de maio. A volta ainda está em estudo, com vistorias nas escolas e verificando as condições de acolhida.
Sorteio
O MP cobrou da secretaria – via recomendação expedida no último dia 16 de março – que o sorteio para as vagas de matrículas nas creches fosse realizado apenas com o cruzamento das informações dos inscritos para vagas, matriculados em programas sociais e identificando casos de vulnerabilidade. Nesta terça-feira, houve o sorteio seguindo todas as três etapas: 1ª Sorteio dos números de inscrição; 2ª Sorteio dos selecionados para as vagas; e 3ª Listagem final de aprovados.
De acordo com a Promotora Delisa Olívia Vieiralves, o critério de vulnerabilidade social das famílias foi a prioridade do processo. Ao todo, foram ofertadas aproximadamente 1,7 mil novas vagas para crianças de 1 a 3 anos de idade, que vão integrar as turmas do maternal 1, 2 ou 3.
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário