AO VIVO
Poder Judiciário - 24 de maio de 2022
Foto:

Justiça nega pedido para adiar leilão do Amazônia Golf Resort, marcado para esta quarta-feira

Essa será a terceira tentativa de leiloar o imóvel onde funcionava um empreendimento hoteleiro. As duas anteriores foram anuladas pela Afeam

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus|AM

O pedido dos proprietários do empreendimento hoteleiro Amazônia Golf Resort para adiamento do leilão foi indeferido pelo o juiz de Direito Manuel Amaro de Lima, titular da 20.ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho da Comarca de Manaus. Com o pedido negado, o leilão do imóvel acontece nesta quarta-feira (25).

Localizado no Km 64 da rodovia AM-010, no Município de Rio Preto da Eva (distante 80 quilômetros de Manaus) e avaliado em R$ 80.124.897,23, o imóvel é objeto de Ação de Execução proposta pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

Ao peticionar pelo adiamento do leilão, no último dia 16 de maio, a defesa dos sócios do empreendimento alegou que há possibilidade da realização de novos investimentos por terceiros interessados na exploração do complexo hoteleiro. Nos autos, os sócios alegam ter firmado parceria com a Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC-AM), a qual traz “expectativas” de investimentos por parte de empresas chinesas dispostas a aplicar recursos para exploração da atividade hoteleira desenvolvida pelo empreendimento.

“A despeito dos argumentos trazidos pela parte executada, entendo que seu pedido não merece acolhimento. (…) o Código de Processo Civil prevê, indubitavelmente, as medidas menos gravosas ao executado nos atos expropriatórios, inclusive dispondo uma ordem preferencial daqueles atos. Entretanto, vale ressaltar, que o mesmo Códex dispõe sobre a garantia do direito do credor em ter a obrigação satisfeita, visando ao fiel cumprimento de decisões judiciais”, registrou o juiz Manuel Amaro em trecho da decisão.

O magistrado destacou, ainda, que foram efetuadas várias outras medidas menos gravosas ao executado para garantir a satisfação do crédito do exequente, todas infrutíferas. “Sendo assim, este Juízo vem atuando em estrito cumprimento legal e respeito às garantias e direitos de ambas as partes. (…) No presente momento, a simples alegação de ‘expectativa de investimentos’ não tem o condão de mudar o curso da marcha processual suspendendo leilão previamente marcado. É dizer, a suspensão da execução com o fundamento único em mera expectativa de investimentos na executada não é suficiente para convencer este Juízo de que haverá a satisfação do crédito do autor. Dessa maneira, em obediência aos preceitos legais, bem como em respeito aos direitos e garantias de ambas as partes, indefiro o pedido de suspensão da execução”, decidiu o magistrado.

Leilão

Conforme o Edital de Leilão e Intimação publicado pela Justiça, a hasta pública será realizada, na modalidade eletrônica, pelo leiloeiro oficial Brian Galvão Frota, que utilizará o portal www.amazonasleiloes.com.br.

A proposta de pagamento do lance à vista sempre prevalecerá sobre a proposta de pagamento parcelado, desde que o lance seja no mesmo valor. Os itens 6.1 e 6.2 do edital detalham os critérios a serem seguidos pelo licitante em caso de lance à vista ou lance parcelado.

Tentativas

Essa será a terceira tentativa de leiloar o imóvel onde funcionava um empreendimento hoteleiro. As duas anteriores – a primeira em dezembro de 2021 e a segunda em fevereiro deste ano –, resultaram negativas, conforme os autos da Ação de Execução n.º 0633516-15.2016.8.04.0001, proposta pela Afeam contra a Amazônia Golf Hotelaria e Turismo S.A. e seus fiadores.

De acordo com os autos, a empresa pública estadual é credora dos devedores da quantia de R$ 16.851.085,95 (saldo devedor apurado em 09/03/2015). O imóvel, com área total de 489.047 m2 onde está construído o complexo hoteleiro, foi dado como hipoteca na Escritura de Confissão de Dívidas.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas