AO VIVO
Poder Judiciário - 24 de maio de 2024
Foto: Reprodução/Internet

Justiça nega ação de David contra Maria do Carmo por vídeo sobre possível propina na Semcom

O prefeito alegava que Maria do Carmo teria causado dano à imagem dele em um vídeo publicado nas redes sociais

Por: Da redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O juiz Jorsenildo Dourado do Nascimento julgou improcedente a ação de indenização por danos materiais e morais movida pelo prefeito David Almeida (Avante) contra Maria do Carmo Seffair. Na ação, David questionava suposto abuso de direito ao exercício de liberdade e expressão que teria causado dano à imagem dele.

A ação se deu porque em vídeo divulgado nas redes sociais, Maria do Carmo fala sobre o suposto pagamento de propina na Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom). Na época, houve divulgação de um vídeo onde uma pessoa se filma com uma sacola de dinheiro, supostamente, nas dependências da secretaria.

Na decisão, proferida na quarta-feira (22), o juiz destacou que a análise dos documentos apresentados nos autos foi suficiente para elucidar os fatos, dispensando a necessidade de perícia. A questão central do processo era se a liberdade de expressão da ré teria ultrapassado os limites, configurando um abuso de direito e, consequentemente, dano moral ao autor.

Ao examinar o conteúdo do vídeo publicado por Maria do Carmo, o magistrado concluiu que não houve excesso ou abuso. “A simples exposição de uma versão pessoal de um fato e uma opinião não representam, necessariamente, ofensa à dignidade humana da parte demandante”, afirmou o juiz. Segundo ele, embora as críticas da ré fossem ácidas e irônicas, não apresentavam um tom ofensivo, falso ou jocoso que configurasse dano moral.

O juiz ressaltou a importância da liberdade de expressão no debate público, permitindo manifestações pessoais e críticas desde que os fatos divulgados não sejam distorcidos ou manipulados e não ofendam direitos de terceiros.

“Deve prevalecer, portanto, a livre manifestação do pensamento, garantida constitucionalmente, consistente no direito de não ser arbitrariamente privado ou impedido de externar seu próprio pensamento quanto ao direito coletivo de receber informação e de conhecer a expressão de pensamento alheio”, destacou.

A sentença ainda mencionou a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), reforçando que a liberdade de expressão não protege discursos ofensivos ou difamatórios. Concluiu-se que, no caso em questão, as críticas feitas pela ré não ultrapassaram os limites da liberdade de expressão, não configurando, portanto, dano moral indenizável.

Diante disso, a decisão do juiz foi pela improcedência da ação movida pelo autor, extinguindo o processo com resolução do mérito. Após o trânsito em julgado, os autos serão arquivados, a menos que haja recurso, caso em que a parte recorrida será intimada para apresentar contrarrazões.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

23/01
19:40

PREFEITO TEFÉ ATRAÇÕES

O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.

23/01
19:39

PREFEITO BELÉM NOMEAÇÃO

O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.

23/01
19:39

DAVID PERDE PROCESSO

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.

23/01
19:38

LULA PEDALADA

A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

22/01
15:39

JULGAMENTO ADIADO

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.

Ver mais >>

Programas