AO VIVO
Poder Judiciário - 10 de abril de 2024
Foto: Reprodução Internet

‘Há juiz em Curitiba’, diz Moro após manutenção do mandato pelo TRE-PR

Para Moro, o TRE honrou os votos de quase 2 milhões de paranaenses que o elegeram

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O Senador Sérgio Moro (União-PR) falou à imprensa, nesta terça-feira (9), após o fim do julgamento que determinou sua inocência perante o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.

“Há juiz em Curitiba”, comemorou Moro parafraseando a famosa frase “há juiz em Berlim”, que tem implicações sobre o zelo pela lei. Trata-se de uma máxima conhecida do universo jurídico, com significado remetente à segunda guerra mundial e ao ‘conto’ sobre o rei Frederico II em ‘disputa jurídica’ com o dono de um moinho.

“Um julgamento técnico e impecável rejeitou as ações que buscavam a cassação do mandato de senador que me foi concedido pela população paranaense. Na data de hoje, o Tribunal Regional de Curitiba representa um farol para a independência da magistratura frente ao poder político. Juízes, desde que independentes, e sujeitos apenas à Lei são a garantia da liberdade”, ponderou.

Para Moro, o TRE honrou os votos de quase 2 milhões de paranaenses que o elegeram. Ele falou em ‘oportunismo’ para se referir às ações movidas contra seu mandato, citou injustiças e ameaças sofridas por sua família e agradeceu o apoio da esposa, deputada Rosangela Moro(União).

De acordo com o senador, é tempo de ‘pacificação institucional’. Ele também pregou ‘o respeito ao Congresso Nacional’ e disse que “os divergentes precisam ser convencidos e não eliminados”.

Foram 5 votos a 2 em favor do ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro da Justiça, a maioria foi formada acompanhando o entendimento do relator do caso, o desembargador Juliano Coeberllini, de que durante campanha eleitoral Moro não cometeu abuso de poder econômico, não praticou caixa dois, tão pouco fez uso indevido dos meios de comunicação ou praticou formação de quadrilha.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

19/06
18:52

BOLSONARISTAS PETISTAS

Pela primeira vez desde 2022, petistas e bolsonaristas aparecem empatados em apoio popular, com 35% cada, segundo pesquisa Datafolha realizada nos dias 10 e 11 de junho. A queda dos petistas coincide com a crescente reprovação ao governo Lula, enquanto o apoio a Bolsonaro se mantém estável, mesmo após seu julgamento no STF. O levantamento ouviu 2.004 pessoas em 136 cidades do país, com margem de erro de dois pontos percentuais.

19/06
18:42

DISPENSA DE LICITAÇÃO

A Prefeitura de Manaus contratou, sem licitação, a empresa MIRAX Segurança LTDA. por R$ 20,7 milhões para serviços de vigilância armada e desarmada. A dispensa se baseia na nova Lei de Licitações, alegando situação emergencial. O contrato visa proteger bens públicos e garantir o funcionamento dos órgãos municipais. A empresa é sediada em Manaus e atua desde 2019 no setor de segurança privada.

19/06
17:55

SELIC INFLAÇÃO

O Banco Central elevou a Selic para 15% ao ano, maior nível desde 2006, visando conter a inflação persistente. A medida, porém, encarece o crédito, reduz o consumo e pode comprometer o crescimento econômico. O BC projeta um PIB de 1,9% em 2025, abaixo da estimativa de 2,2% do mercado. A alta da taxa pode pressionar ainda mais a atividade econômica no país.

19/06
17:47

IRREGULARIDADES LDO 2026

O conselheiro Josué Cláudio, do TCE-AM, deu prazo de cinco dias úteis para que a Câmara de Manaus se manifeste sobre possíveis irregularidades na tramitação da LDO 2026. A representação, feita pelo vereador José Ricardo, aponta ausência de audiências públicas. O pedido de medida cautelar foi negado inicialmente. A decisão está publicada no Diário Oficial nº 3574, de 16 de junho.

12/06
19:10

CMM PASSAFÁCIL IDOSO

A Prefeitura de Manaus recuou da tentativa de aprovar o Projeto de Lei nº 242/2025, que tornaria obrigatório o uso do cartão PassaFácil por idosos no transporte coletivo. A proposta foi retirada da pauta pelo líder do prefeito, vereador Eduardo Alfaia, após críticas no plenário. Parlamentares de diversos partidos chamaram o projeto de retrocesso. O Executivo justificou a medida como forma de combater fraudes, mas reconheceu a necessidade de mais diálogo.

Ver mais >>

Programas