AO VIVO
Poder Judiciário - 26 de novembro de 2021
Foto:

Governo do Amazonas vence ‘Clã Pinheiro’ na Justiça e Auxílio Estadual será distribuído à população carente de Coari

O grupo político ligado à família do ex-prefeito cassado de Coari, Adail Filho, havia representado junto ao Ministério Público Eleitoral (MPE) pedido de suspensão de programas sociais do Governo do Amazonas, o que estava prejudicando a população da cidade

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

O desembargador Kon Tsih Wang, do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), concedeu Mandado de Segurança com urgência liminar, nesta sexta-feira (26), em favor do Governo do Amazonas “para que possa ocorrer a execução de programas sociais estaduais”, como o Auxílio Estadual e a CNH Social, no município de Coari, que haviam sido alvos de representação por parte do Ministério Público Eleitoral (MPE), a partir de movimentação do grupo político ligado à família do ex-prefeito cassado, Adail Filho (Podemos). A distribuição do cartão Auxílio Estadual, por exemplo, chegou a ser suspensa no último sábado (20), causando indignação na população carente de Coari.

Na decisão, o desembargador eleitoral suspendeu, até o julgamento do mérito, a liminar do Juízo da 8ª Zona Eleitoral de Coari que havia determinado a proibição da execução dos programas sociais do Estado. Além disso, diferentemente do que havia sugerido o MPE, de que a distribuição do Auxílio Estadual deveria ser feita pelo órgão juntamente com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social Municipal, comanda pela família de Adail Filho, apoiador do candidato à eleição suplementar Keitton Pinheiro (PSD), o desembargador determinou a exclusão “dos agente municipais, com a determinação expressa da não vinculação a qualquer campanha política que ocorre naquele município, inclusive vestuário que contenham slogans ou referências a grupo político”.

Kon Tsih Wang destacou, ainda, que “os direitos sociais, tal como os individuais, são direitos fundamentais, e estão ligados a direitos mínimos que garantem o bem-estar e a qualidade de vida do indivíduo”. “Eles não se dissociam dos direitos da personalidade como forma de assegurar a dignidade da pessoa humana e tem proteção constitucional, estampada no art. 6º da Constituição Federal, em virtude de se tratarem de consequências lógicas do Estado Democrático de Direito”.

Leia, na íntegra, a decisão do desembargador Kon Tsih Wang, do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM)

Zona Eleitoral

Ainda nesta sexta, a juíza Mônica Cristina Raposo da Câmara Chaves do Carmo, da 8ª Zona Eleitoral de Coari, julgou improcedente o pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) para que o Auxílio Estadual fosse distribuído, naquela cidade, pelo órgão em questão com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social Municipal.

No último sábado (20), o grupo político da família Pinheiro pediu para que o TRE-AM suspendesse a distribuição, em Coari, do Auxílio Estadual, gerando revolta na população que depende da assistência para a sobrevivência. Nesta quinta-feira, o MPE, por meio dos promotores Thiago de Melo Roberto Freire e Márcio Pereira de Mello, peticionou ação solicitando que benefício fosse feito com apoio da Prefeitura de Coari, que atualmente está sob comanda de Dulce Menezes, tia de Adail Filho.

No pedido, o MPE solicitava que o “Estado do Amazonas informe os critérios utilizados para a referida distribuição; que a distribuição ocorra pelo Ministério Público Eleitoral e pela a Justiça Eleitoral, com o apoio de servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social Municipal, sem a presença de agentes políticos; que o vestuário dos servidores, a participarem da realização da distribuição, não contenham slogans ou referências a grupo político; pela disponibilização do colégio GM, a fim de que seja realizada, no dia 29 de novembro de 2021, a entrega do material apreendido aos beneficiários”.

COMENTÁRIOS:

M
Manoel Gomes.
É apenas uma forma de querer ser honestos. As duas últimas eleições em Coari foi um Carnaval de distribuição de dinheiro, descaradamente. Vários vereadores eleitos distribuíram dinheiro sem nenhum decoro. São os mesmos que foram a Manaus pedir impeachemant do governador. São os caras de pau

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas