AO VIVO
Poder Judiciário - 02 de fevereiro de 2024
Foto:

Família de preso do 8/1 que morreu na Papuda pede a prisão de Moraes

Nesta sexta-feira (2), a família do pequeno empresário, Cleriston Pereira da Cunha, entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ação pedindo a condenação do ministro Alexandre de Moraes por prevaricação, maus-tratos, abuso de autoridade e tortura

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Nesta sexta-feira (2), a família do pequeno empresário, Cleriston Pereira da Cunha, entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ação pedindo a condenação do ministro Alexandre de Moraes por prevaricação, maus-tratos, abuso de autoridade e tortura.

Cleriston era um dos presos do 8/1 com parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR) à liberdade provisória, porém, enquanto aguardava a apreciação do parecer pelo ministro Alexandre de Moraes, o empresário foi vítima de um mal súbito, na Papuda, em novembro do ano passado.

O parecer da PGR em favor da liberdade provisória considerou o estado de saúde de Cleriston, que sofria com comorbidades. Além disso, diversos alertas médicos sobre o risco de o preso sofrer um mal súbito foram ignorados por Moraes, que negou liberdade provisória a Cleriston por três vezes.

“Morreu! Depois de 311 dias como um preso provisório ao qual foi negado, por 3 vezes, o reexame da sua preventiva. Morreu! Após longos e injustificáveis 81 dias do parecer dado pela PGR favorável à liberdade provisória requerida. Morreu! Porque lhe foi negado o direito de ter direitos pelo ministro Alexandre de Moraes, que, negando vigência ao direito, desafiou, assim, a ordem jurídica nacional”, diz um trecho da ação a que o site Gazeta do Povo teve acesso.

A ação foi enviada pelo advogado da família, Tiago Pavinatto, ao presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso.

De acordo com o advogado, quando somadas, as penas para os crimes dos quais o ministro é acusado vão de 10 a 31 anos de prisão.

Pavinatto lembra ainda que “a Constituição de 1988 e o Regimento Interno do STF preveem que casos como o que aqui se apresenta devem ser processados e julgados pelo próprio plenário do Supremo, mas não há legislação sobre o rito do processo”.

Na ação, o advogado também reclama da “inércia” da PGR, pede o afastamento do ministro Alexandre de Moraes das suas funções e cobra o pagamento de indenização à família de Cleriston por dano moral.

“Indubitável! Incontestável! Insuperável! Urgente! A presente ação merece tais qualificações (e todas as exclamações) seja por sua gravidade seja em razão do seu simbolismo seja, por fim, em decorrência do seu ineditismo: Não há, na História do Brasil, registro algum de julgamento contra um Ministro deste E. STF por crime comum. Aliás, no campo dos crimes comuns, este E. STF também nunca teve nenhum dos seus Ministros sequer sob investigação”, diz outro trecho da representação.

#JustiçaParaCleriston #STF #AlexandreDeMoraes #Prevaricação #MausTratos #AbusoDeAutoridade #Tortura #PGR #CleristonPereiraDaCunha #TiagoPavinatto #Indenização #DireitosHumanos

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas