AO VIVO
Poder Judiciário - 02 de fevereiro de 2024
Foto:

Família de preso do 8/1 que morreu na Papuda pede a prisão de Moraes

Nesta sexta-feira (2), a família do pequeno empresário, Cleriston Pereira da Cunha, entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ação pedindo a condenação do ministro Alexandre de Moraes por prevaricação, maus-tratos, abuso de autoridade e tortura

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Nesta sexta-feira (2), a família do pequeno empresário, Cleriston Pereira da Cunha, entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ação pedindo a condenação do ministro Alexandre de Moraes por prevaricação, maus-tratos, abuso de autoridade e tortura.

Cleriston era um dos presos do 8/1 com parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR) à liberdade provisória, porém, enquanto aguardava a apreciação do parecer pelo ministro Alexandre de Moraes, o empresário foi vítima de um mal súbito, na Papuda, em novembro do ano passado.

O parecer da PGR em favor da liberdade provisória considerou o estado de saúde de Cleriston, que sofria com comorbidades. Além disso, diversos alertas médicos sobre o risco de o preso sofrer um mal súbito foram ignorados por Moraes, que negou liberdade provisória a Cleriston por três vezes.

“Morreu! Depois de 311 dias como um preso provisório ao qual foi negado, por 3 vezes, o reexame da sua preventiva. Morreu! Após longos e injustificáveis 81 dias do parecer dado pela PGR favorável à liberdade provisória requerida. Morreu! Porque lhe foi negado o direito de ter direitos pelo ministro Alexandre de Moraes, que, negando vigência ao direito, desafiou, assim, a ordem jurídica nacional”, diz um trecho da ação a que o site Gazeta do Povo teve acesso.

A ação foi enviada pelo advogado da família, Tiago Pavinatto, ao presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso.

De acordo com o advogado, quando somadas, as penas para os crimes dos quais o ministro é acusado vão de 10 a 31 anos de prisão.

Pavinatto lembra ainda que “a Constituição de 1988 e o Regimento Interno do STF preveem que casos como o que aqui se apresenta devem ser processados e julgados pelo próprio plenário do Supremo, mas não há legislação sobre o rito do processo”.

Na ação, o advogado também reclama da “inércia” da PGR, pede o afastamento do ministro Alexandre de Moraes das suas funções e cobra o pagamento de indenização à família de Cleriston por dano moral.

“Indubitável! Incontestável! Insuperável! Urgente! A presente ação merece tais qualificações (e todas as exclamações) seja por sua gravidade seja em razão do seu simbolismo seja, por fim, em decorrência do seu ineditismo: Não há, na História do Brasil, registro algum de julgamento contra um Ministro deste E. STF por crime comum. Aliás, no campo dos crimes comuns, este E. STF também nunca teve nenhum dos seus Ministros sequer sob investigação”, diz outro trecho da representação.

#JustiçaParaCleriston #STF #AlexandreDeMoraes #Prevaricação #MausTratos #AbusoDeAutoridade #Tortura #PGR #CleristonPereiraDaCunha #TiagoPavinatto #Indenização #DireitosHumanos

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

08/07
18:15

REJEIÇÃO LULA

Pesquisa AtlasIntel divulgada em 8 de julho aponta que 51,8% dos brasileiros reprovam o governo Lula (PT), enquanto 47,3% aprovam e 0,9% não souberam responder. Os dados mostram manutenção da tendência de desaprovação, semelhante ao levantamento anterior, de maio. A pesquisa ouviu 2.621 pessoas entre 27 e 30 de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

08/07
18:00

NEPOTISMO DAVID REIS

O presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), é investigado pelo TCE-AM por suposto nepotismo, após denúncia anônima apontar a nomeação de sua tia, Aldenizia Rodrigues Valente, como diretora de Contabilidade da Casa. A prática violaria a Súmula Vinculante nº 13 do STF. A denúncia também aponta possível improbidade administrativa. O caso já havia sido citado em 2021, quando a servidora afirmou ter qualificação e mais de 20 anos de serviço público.

08/07
17:59

CMM RECESSO

Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) entram em recesso parlamentar nesta quarta-feira (9/7), antecipando a pausa que começaria oficialmente em 16 de julho. A decisão foi viabilizada por sessões extraordinárias realizadas em junho, que compensaram as sessões ordinárias previstas para julho. Com isso, o plenário ficará sem atividades na última semana antes do recesso, e a previsão é que os trabalhos legislativos sejam retomados em 4 de agosto.

08/07
17:56

GASTO LULA

O governo federal já gastou cerca de R\$1,15 trilhão em 2025, segundo o Ga\$to Brasil, projeto da CACB e da Associação Comercial de SP. Somando estados e municípios, o total ultrapassa R\$2,6 trilhões — R\$600 bilhões a mais que a arrecadação do ano. O Impostômetro indica receita de pouco mais de R\$2 trilhões até agora. A iniciativa busca dar transparência aos gastos públicos e incentivar o controle social das contas. As informações são do jornalista Cláudio Humberto.

27/06
20:37

MAIS DEPUTADOS

O Senado aprovou o projeto que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. A proposta, que segue para nova análise da Câmara, busca redistribuir as cadeiras com base no Censo de 2022. O relator, Marcelo Castro, garantiu que não haverá aumento nos gastos públicos, exceto nas emendas parlamentares. Estados como Amazonas, Pará e Santa Catarina devem ganhar novas vagas.

Ver mais >>

Programas