AO VIVO

Em entrevista, enteada de ditador da Nicarágua denuncia violência sofrida durante 20 anos

Zoilamérica fala sobre os 20 anos em que alega ter sofrido abuso e violência sexual do ditador da Nicarágua

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Mundo |

Em 2001, Zoilamérica Narváez Murillo, enteada de Daniel Ortega, acusou o atual líder da Nicarágua de abusá-la sexualmente, estuprá-la e violentá-la durante 20 anos. Segundo seu depoimento, desde seus 9 anos de idade o ex-líder guerrilheiro e atual ditador da Nicarágua abusou e violentou-a de diferentes formas.

Em um depoimento inédito,  Zoilamérica diz que os abusos iniciaram quando o ditador ainda era apenas um guerrilheiro e que quando Ortega chegou ao poder, ela saiu de casa. Entretanto, mesmo não estando mais sobre o mesmo teto, o líder político ainda a assediava. 

“Eu já não estava mais lá, mas Daniel Ortega ainda me assediava sexualmente, porque sentia que ainda tinha o poder para fazer isso.”, relatou.

Na época, quando a denúncia foi feita para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Tanto a comissão quanto a Zoilamérica Narváez buscavam um acordo amistoso. Naquele ano, Daniel Ortega era deputado da Assembleia Nacional da Nicarágua e gozava de imunidade parlamentar. Assim, não pôde ser condenado pela denúncia de sua ex-enteada.

Em junho de 2009, Zoilamérica Narváez retirou a denúncia contra Ortega. O processo havia sido aberto contra o Estado da Nicarágua e a vítima solicitou à Comissão de Direitos Humanos que guardasse a confidencialidade dos motivos que a levaram a retirar a queixa contra o agressor.

À época da denúncia, Daniel Ortega participou de um programa de televisão para defender-se das acusações. O então deputado apenas pontuou que tudo se tratava de mentiras.

A denúncia de Zoilamérica foi respaldada com um depoimento descritivo e detalhado dos abusos. Seu testemunho preencheu 43 páginas, descrevendo o que ela afirmou serem 20 anos de abuso.

“Escrever esse depoimento foi uma das coisas mais difíceis da minha vida, eu sequer o editei. Lembro que pus tantos detalhes porque eu sabia que se eu não fizesse isso, ninguém acreditaria em mim. Eu precisava pintar, desenhar com palavras um Daniel Ortega que ninguém conhecia.”

Em sua entrevista para a Brasil Paralelo, Zoilamérica Narváez diz que uma de suas maiores dificuldades foi não encontrar apoio de sua mãe.

“Acho que ninguém está preparado para aceitar que seu companheiro esteja abusando sexualmente da sua filha. Provavelmente ela não sabia o que devia fazer e nem como fazer. Mas, evidentemente, no momento da denúncia, que foi um momento que, por razões que eles sabem, ela não esteve presente como mãe, mas viveu aquilo pelo lado político.”, finalizou.

Com informações de Brasil Paralelo*

#Nicarágua #DanielOrtega #Denuncia

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas