Manaus – AM – O Ministério Público do Amazonas em Coari por meio do promotor de justiça Thiago de Melo instaurou procedimento administrativo com o objetivo de acompanhar e fiscalizar o cumprimento das diretrizes estabelecidas pelo Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19 e a realização da vacinação da população do município. O Procedimento levou […]
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus – AM – O Ministério Público do Amazonas em Coari por meio do promotor de justiça Thiago de Melo instaurou procedimento administrativo com o objetivo de acompanhar e fiscalizar o cumprimento das diretrizes estabelecidas pelo Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19 e a realização da vacinação da população do município.
O Procedimento levou em conta que no caso dos municípios que não possuem leitos de UTI ou de enfermaria de COVID-19, o grupo da linha de frente de combate a covid-19 consiste nos trabalhadores da saúde que atuam nos serviços da atenção básica, e que, conforme informações da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), foram enviadas 905 doses da vacina Coronavac ao Município.
O procedimento pede ainda que o registro de aplicação de vacinas contra a COVID-19 deve ser realizado no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), que tem como objetivo possibilitar aos gestores envolvidos no programa uma avaliação dinâmica do risco quanto à ocorrência de surtos ou epidemias, a partir do registro dos imunizantes aplicados e do quantitativo populacional vacinado, possibilitando também o controle do estoque de vacinas necessárias aos administradores que são responsáveis de programar sua aquisição e distribuição.
Em outra ação, o promotor expediu ainda recomendação à Prefeita Municipal em exercício Maria Ducirene da Cruz Menezes, e à Secretária Municipal de Saúde Francisnalva Mendes Rodrigues, para que cumpram rigorosamente o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a COVID-19 no município.
O procedimento pede ainda que obedeça a ordem de prioridade da vacinação contra a COVID-19 em cada unidade de saúde contemplada, com a classificação de risco de contágio a ser efetivada, e que sejam promovida ações visando a transparência na execução da vacinação contra a COVID-19 no município, inclusive com a divulgação semanal das metas vacinais atingidas.
O município deve ainda elaborar um plano de vacinação local, com a adequação das unidades destinadas à sua execução e o registro diário das informações nos sistemas (SI-PNI), e informar o quantitativo de vacinas recebidas pelo município até a presente data, bem como de indivíduos que receberam a primeira ou segunda dose.
*Com informações da assessoria de comunicação
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário