AO VIVO
Poder Judiciário - 23 de abril de 2024
Foto: Divulgação/ MPAM

Elvys de Paula Freitas é empossado como novo procurador de Justiça do MPAM

A solenidade de posse ocorreu no final da tarde desta terça-feira (23), na sede do MPAM, com a presença de dezenas de autoridades

Por: Da Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Em Sessão Extraordinária realizada no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, o então promotor de Justiça Elvys de Paula Freitas foi empossado no cargo de procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), pelo critério de antiguidade.

A sessão foi presidida pelo procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, na condição de presidente do Egrégio Colégio de Procuradores de Justiça do MPAM.

Em sua fala, o procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, destacou que a posse do novo colega “era a 11ª promoção de procurador de Justiça” em sua gestão e que a posse de Elvys de Paula, ao lado dos novos colegas, representava um avanço significativo para a atuação do Ministério Público. “A entrada de mais um colega é especialmente relevante para fortalecer nossa presença no 2º grau, colaborando de perto com o Tribunal de Justiça”, disse, ao ressaltar que o procurador empossado tem uma longa história no MP.

“Tenho certeza de que continuarás preocupado e atento ao crescimento institucional, com a efetividade da Justiça, especialmente da Justiça social e dos direitos fundamentais. Só construiremos uma sociedade mais justa e igualitária com a firme atuação de cada um de nós, membros do MP. Tenho certeza de que sua fé e sua crença no ideal do Ministério Público, o seu compromisso de prestação de serviço em favor de uma sociedade melhor, jamais se afastará de sua missão constitucional”, comentou o procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior.

Emoção e reconhecimento

O procurador de Justiça Elvys de Paula Freitas, em seu discurso, emocionado, falou de seus 35 anos de atividade dedicados ao direito, à Justiça e ao Ministério Público e agradeceu aos familiares. “Imensamente feliz e emocionado por receber pelas mãos de minha família a medalha do mérito do Ministério Público e o diploma. O filósofo grego Aristóteles profetizou que ‘a grandeza, a dignidade, não consiste em receber honrarias, mas em merecê-las’. Labuto diariamente para ser merecedor das honrarias que hoje recebo e de todo esse amor familiar que me cerca, me invade e sustenta meu ser. Expresso minha gratidão e imensa admiração à minha mãe, Olga de Paula Freitas, a matriarca da família”, afirmou, ao destacar todo o apoio recebido, nessas três décadas, pela esposa, Maximina de Paula Freitas, e foi aplaudido pela plateia.

O chefe da Casa Civil, Flávio Cordeiro Antony Filho, representante do governador Wilson Lima, cumprimentou os presentes e relembrou o carinho do procurador de Justiça Elvys de Paula com a turma de direito em que ele estudou. “Ele foi o nosso paraninfo na colação de grau. É motivo de muito orgulho ter você, Elvys de Paula, participando do meu ingresso no mundo jurídico e, agora, enquanto chefe da Casa Civil, poder representar o governo do Estado no ápice de sua carreira”, afirmou.

Presente na solenidade, o presidente da Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP), Alessandro Samartin, enalteceu o trabalho desempenhado pelo procurador Elvys de Paula ao longo dos últimos 35 anos. “Vossa Excelência acaba de receber a medalha de honra ao mérito e essa medalha foi concedida ao promotor de Justiça, que cumpriu o seu papel, batalhou, lutou, realizou o bom combate e que hoje troca as vestes do 1º grau e assume novas vestes, as vestes dos procuradores de Justiça”, destacou.

Além de autoridades de todos os poderes, a solenidade de posse do novo procurador foi prestigiada por promotores e servidores públicos, além de familiares e amigos de Elvys de Paula. A solenidade foi transmitida, ao vivo, pelo YouTube oficial da Secretaria dos Órgãos Colegiados.

Breve histórico

Elvys de Paula Freitas nasceu em Manaus. Ele possui uma trajetória acadêmica e profissional notável. Graduou-se em estudos sociais pela Universidade Federal do Amazonas em 1984 e em direito pela mesma universidade em 1988. Além disso, possui pós-graduação em direito público e privado pelo ISAE-FGV, concluída em 1995.

Com uma carreira diversificada, Elvys de Paula Freitas ingressou no Ministério Público do Estado do Amazonas em 1989, desempenhando funções tanto no interior do Estado, nas promotorias de Justiça das comarcas de Humaitá, Lábrea e Silves, quanto na capital, onde atuou nas promotorias de Justiça da área criminal e, a partir de 2011, junto à vara da Fazenda Pública.

*Com informações da assessoria de comunicação MPAM

MPAM

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas