AO VIVO

Criação do Conselho da Comunidade e reformulação do sistema de execução penal são discutidos em audiência pública na Comarca de Humaitá

Objetivo da audiência foi colher sugestões para a implementação de um sistema alternativo de execução penal nos regimes aberto e semiaberto

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

MANAUS | AM

A 1.ª Vara da Comarca de Humaitá (distante 600 quilômetros de Manaus) realizou no último dia 27, na Câmara de Vereadores do município, uma Audiência Pública para debater a criação do Conselho da Comunidade e a reformulação do sistema de execução penal em regime semiaberto e aberto.

Conduzida pelo juiz titular da 1.ª Vara, Diego Brum Legaspe Barbosa, a audiência pública ocorreu no âmbito do processo n.º 0601983-86.2023.8.04.4400 e teve a finalidade de debater e colher opiniões sobre a mudança na forma de cumprimento da pena nos regimes aberto e semiaberto, visando à instituição do modelo de trabalho obrigatório em empresas previamente cadastradas e sob remuneração.

Ao final, o magistrado concedeu um prazo de cinco dias para cada setor ou instituição encaminhar para o e-mail da 1.ª Vara de Humaitá (lvara.humaita@tjam.jus.br) um documento detalhando a sua opinião final com a respectiva justificativa/fundamentação.

“Vamos dar oportunidade para o Ministério Público do Estado se manifestar. Depois da manifestação do MP, avaliaremos se é necessário providenciar alguma outra diligência. Em caso negativo, é provável que já tomemos a decisão. Fiquei feliz e com uma impressão positiva da audiência pública. De maneira geral, a opinião que me foi exposta é que a maioria se mostrou favorável ao que eu entendo, que é haver mudança. Me senti mais encorajado. Vamos aguardar as opiniões fundamentadas de maneira escrita, de maneira mais formal”, disse o juiz Diego Legaspe.

A data da audiência foi marcada pela Portaria n.º 01, assinada pelo magistrado e publicada em fevereiro. Conforme registra o documento, as regras originariamente delineadas pela legislação para a concretização do sistema de execução penal nos regimes aberto e semiaberto, preveem a execução da pena em Colônia Agrícola, Industrial ou Similar, e em Casa do Albergado, estruturas essas que, não estão disponíveis na maioria das comarcas do País, sendo esse também o caso da comarca de Humaitá.

Participaram da audiência pública do dia 27/03 em Humaitá, além do juiz Diego Barbosa, o defensor público Newton Ramon Cordeiro de Lucena; o advogado André Luiz da Silva Lopes, representando a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM); o prefeito de Humaitá, José Sidney Lobo do Nascimento; o vereador Jucinei Siqueira Barbosa; o comandante do 4.º Batalhão da Polícia Militar, Anderson Rocha Saif; os representantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Jorge Almeida de Menezes; da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Paulo Cesar Diniz; e do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Aline Penha Pinto; do diretor da Unidade Prisional de Humaitá, Deivison Gonçalves das Chagas; o representante do Sebrae/AM, Giovani Caldas da Silva Filho; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Humaitá, Euclides Dobri Júnior Soder, e a representante Laiandra Clarice Leite Cordeiro; representantes das Igrejas católica e evangélica; de centro espírita e da maçonaria e; o diretor da 1a Vara de Humaitá, Diego Demetrio de Souza.

A audiência foi realizada de modo híbrido, com possibilidade de participação dos sujeitos processuais tanto de forma presencial quanto de forma online por videoconferência. A solenidade teve transmissão ao vivo pelo Facebook da Câmara dos Vereadores de Humaitá.

 

Foto: Acervo da comarca/TJAM

Com informações da Assessoria de Comunicação do TJAM

#TJAM humaitá Comarca de Humaitá

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas