A falta de uma conta bancária específica para a campanha resultou na desaprovação das contas, segundo a decisão
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) reprovou o relatório de prestação de contas eleitorais de 2022 do partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no Amazonas, sigla liderada no estado pelo senador Eduardo Braga. A informação foi divulgada no Diário Oficial do egrégio desta terça-feira (21). O processo tramita sob o número 0602513-03.2022.6.04.0000.
O documento apresenta as seguintes considerações:
“A falta de abertura de uma conta bancária específica impossibilita a fiscalização, por parte da Justiça Eleitoral, das receitas arrecadadas e das despesas realizadas. O candidato deve garantir a transparência contábil do período anterior à renúncia, sendo a omissão uma irregularidade grave que resulta na desaprovação das contas”.
Decisão
A decisão estabeleceu a desaprovação das contas eleitorais, com a determinação de recolhimento de recursos ao Tesouro Nacional. O partido deve recolher a quantia de R$ 10.520,00 (dez mil e quinhentos e vinte reais), sujeita a juros moratórios e atualização monetária a partir da data do fato gerador até a efetiva quitação.
Recurso
O MDB Amazonas afirmou, em nota divulgada à imprensa, que discorda da conclusão do processo judicial, por entender que “a atuação da agremiação durante a campanha de 2022 foi transparente e não inviabilizou a fiscalização de recursos por parte da Justiça Eleitoral”. O Diretório disse que, em momento oportuno, apresentará o recurso cabível ao TRE/AM, e que equívocos formais não devem comprometer a regularidade da prestação de contas do partido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.
O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.
O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.
Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.
Deixe um comentário