AO VIVO
Poder Judiciário - 24 de maio de 2024
Foto: Divulgação

Comarcas de 21 municípios amazonenses recebem novos promotores de Justiça do MPAM

Após um extenso curso de ingresso realizado no Ministério Público, promotores têm até o dia 12 de junho para assumirem as respectivas promotorias

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Os 22 novos promotores de Justiça aprovados em concurso do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), homologado em 2022, devem assumir suas respectivas promotorias de Justiça no interior do Amazonas até o dia 12 de junho, prazo final estimado pelo MPAM para a apresentação deles nas comarcas. Ao todo, 21 municípios receberão seus novos promotores.

Desde o dia 15 de abril deste ano, eles estavam participando, diariamente, do Curso de Ingresso, promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do MPAM, no auditório Gebes de Mello Medeiros, no 1º andar do edifício-sede. A última atividade deles, em Manaus, foi na quarta (22) e ontem (23), na apresentação de artigos jurídicos, elaborados durante o período de formação. Os artigos integrarão a nova edição da Revista Jurídica do Ministério Público.

Contato direto do Ministério Público com a sociedade, os promotores chegam aos 21 municípios para defender o direito dos cidadãos, participarem de audiências, investigar e ouvir testemunhas para apurar a ocorrência de irregularidades e crimes nas suas diversas áreas de atuação, apoiando as eleições municipais, entre outras funções do Parquet .

Para o procurador-geral de Justiça Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, “a ida dos novos colegas para o interior é um farol para a Justiça, uma vez que os promotores são os profissionais que atuam no sistema jurídico, com a função de defender os interesses da sociedade, promover a Justiça e garantir o cumprimento das leis”.

Todas as regiões do Estado serão beneficiadas com a chegada de novos promotores. Dos 21 municípios, apenas Coari vai ganhar dois promotores para a 1ª e 2ª Promotorias. Municípios distantes, como Atalaia do Norte (na calha do Alto Solimões), Santa Isabel do Rio Negro (no Alto Rio Negro), Ipixuna (no Médio Amazonas) e Manicoré (no Madeira), serão contemplados

“A minha expectativa em relação ao ingresso nessa carreira tão importante é a mais alta possível, pois é a realização de um sonho pessoal. Como o Ministério Público é uma instituição que cuida do povo, eu vou a Tabatinga de braços abertos para vivenciar essa experiência, levando cidadania à população local”, afirmou a promotora de Justiça, Gabriela Rabelo Vasconcelos, que assume a 1ª Promotoria de Justiça de Tabatinga.

Municípios contemplados:

1. Amaturá- Suelen Shirley Rodrigues da Silva Oliveira
2. Atalaia do Norte – Dimaikon Dellon Silva do Nasciment
3. Benjamin Constant – Alison Almeida Santos Buchacher
4. Boa Vista do Ramos- Anne Caroline Amaral de Lima
5. Boca do Acre – Marcos Patrick Sena Leite
6. Canutama- Maria Cynara Rodrigues da Silva Oliveira
7. Coari – Marcelo Scarin Jantorno e Bruno Escórcio Cerqueira Barros
8. Eirunepé – Yury Dutra da Silva
9. Fonte Boa – Aramis Pereira Júnior
10. Ipixuna – Ludmilla Dematte de Freitas Coutinho
11. Japurá – Emiliana do Carmo Silva
12. Jutaí – Matheus de Oliveira Santana
13. Lábrea- Elison Nascimento da Silva
14. Manicoré – Venâncio Antônio Castilhos de Freitas Terra
15. Maraã – Marcos Túlio Pereira Correia Júnior
16. Nova Olinda do Norte – Tainá dos Santos Madela
17. Santa Isabel do Rio Negro – Paulo Fernandes Medeiros Júnior
18. Santo Antônio do Içá – Lucas Souza Pinha
19. São Paulo de Olivença – Kyara Trindade Barbosa
20. Tabatinga – Gabriela Rabelo Vasconcelos
21. Uarini – Christian Anderson Ferreira da Gama

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas