AO VIVO

Com 1,7 mil audiências realizadas, ‘Semana Justiça pela Paz em Casa’ supera números da edição anterior

Balanço divulgado pelo TJAM apontou que a ação deste mês registrou 100 audiências a mais

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

MANAUS | AM

A 23.ª edição da “Semana Justiça pela Paz em Casa – SJPC”, promovida pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), no período de 6 a 10 deste mês de março, com mobilização das unidades judiciais da capital e do interior do Estado, registrou a realização de 1.704 audiências em processos envolvendo violência doméstica e familiar contra a mulher. Foram 100 audiências a mais em relação à edição anterior do evento, ocorrida em novembro do ano passado, que registrou 1.604 audiências.

Conforme o balanço apresentado pela Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid/TJAM), responsável pela coordenação-geral da SJPC, durante os cinco dias da ação, 2.225 processos tiveram sentenças ou decisões proferidas durante a Semana, sendo que 1.127 deles foram sentenciados com resolução de mérito (quando o juiz aprecia o que o autor pediu ao propor a ação, decidindo em favor de uma das partes).

Ainda durante a “23.ª SJPC”, foram concedidas 204 medidas protetivas em favor de mulheres vítimas de violência e realizadas 8 sessões de julgamento popular de acusados de feminicídio (tentado ou consumado).

Das 1.704 audiências realizadas no período de esforço concentrado, informa o balanço da Cevid/TJAM que 266 audiências foram preliminares, de acolhimento e de justificação; 172 referentes ao artigo n.º 16 da “Lei Maria da Penha” (de renúncia); e 1.266 audiências de instrução.

A desembargadora Graça Figueiredo, que está à frente da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação Doméstica e Familiar (Cevid/TJAM), salientou que as atividades da Semana mobilizaram 73 magistrados e 323 servidores do Poder Judiciário Estadual e destacou que, além das audiências, várias atividades promovidas pelas Equipes Multidisciplinares dos “Juizados Maria da Penha” buscaram também promover a conscientização sobre a importância do combate à violência doméstica e familiar contra a mulher; com palestras; exposições e rodas de conversa levadas a escolas; empresas e a outros ambientes de grande circulação de pessoas.

“Tivemos mais uma edição exitosa da “Semana Justiça pela Paz em Casa”, que busca intensificar o trabalho realizado pelos Juizados Especializados da capital e pelas Varas das comarcas do interior que têm competência para julgar processos relacionados à “Lei Maria da Penha”. O enfrentamento à violência de gênero nos desafia, e o Judiciário tem buscado ampliar a sua atuação, naquilo que lhe compete, a fim de acolher, proteger e dar uma resposta às vítimas e punir os agressores”, afirmou a desembargadora Graça.

Três edições

A “Semana Justiça pela Paz em Casa” é uma mobilização nacional, orientada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e que vem sendo realizada três vezes ao ano pelos tribunais estaduais. As próximas edições deste ano estão programadas para o período de 14 a 18 de agosto – por ocasião do aniversário de sanção da “Lei Maria da Penha” (Lei n.º 11.340/2006) e para 20 a 24 de novembro, em alusão ao “Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher – 25 de novembro”, instituído pela ONU.

Foto: Chico Batata/TJAM

(*) Com informações da assessoria

 

#Amazonas #TJAM #Justiça

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

28/02
17:10

DAVID E VALDEMAR?

Esta semana, cresceram as especulações de que o prefeito David Almeida se encontraria com o presidente nacional do PL para supostamente tratar do seu ingresso à legenda de Bolsonaro. Nem ontem nem hoje aconteceu encontro algum, de acordo com a agenda de Valdemar da Costa Neto até esta quarta-feira (28). Fala-se até em uma chapa encabeçada por David, com o deputado Alberto Neto como vice; no entanto, Neto afirmou em entrevista nesta terça-feira (27) que é o pré-candidato da direita em Manaus e conta com o apoio do ex-presidente.

23/02
15:04

“FORA DA CURVA”

“Amom é um político ‘fora da curva’, diferenciado e um grande fenômeno no estado do Amazonas. Agregar apoio político e popular aos 23 anos de idade é algo que ocorre de tempos em tempos.” O comentário foi feito na manhã desta sexta-feira (23), no evento de lançamento da pré-candidatura do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) a prefeito de Manaus, à reportagem do site O Poder.com pelo experiente político e membro do PSDB-AM, Humberto Michiles.

23/02
14:46

VICE DE AMOM?

O pré-candidato oficial da Federação PSDB-Cidadania, deputado federal Amom Mandel, tem a liberdade de escolher quem será seu vice na chapa à prefeitura de Manaus, sem nenhuma intervenção dos partidos e apoiadores de sua campanha. A afirmação foi feita pelo senador Plínio Valério, presidente da federação, em entrevista ao site OPoder.com. Amom afirmou que as conversas estão avançadas, mas ainda não há um nome definido.

08/02
14:52

FINANCIAMENTO PÚBLICO X PRIVADO

O deputado Adjuto Afonso (UB) comentou nesta quinta-feira, 08/02, durante o lançamento do programa de financiamento + Créditos Amazonas da AFEAM, que o governo tem facilitado muito para o microempreendedor do interior através do programa. Para o deputado, não foi surpresa o anúncio da agência ser a primeira do país em financiamento público para microempreendedores. Oriundo da calha do rio Purus, ele fala com propriedade.

01/02
11:45

VAI DE PDT

O vereador de Itacoatiara, Arnoud Lucas, que é pré-candidato à prefeitura daquele município, revelou ao site O Poder que aguardará o período da janela partidária (7 de março a 5 de abril) para sair do atual partido em que está filiado, o Partido Verde (PV), e mudar para o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele afirmou que já recebeu o aval do presidente estadual da legenda no Amazonas, o ex-deputado estadual Luiz Castro, e acredita que terá no PDT-AM o suporte necessário para viabilizar o seu projeto de candidatura à prefeitura de Itacoatiara.

Ver mais >>

Programas