AO VIVO
Poder Judiciário - 05 de abril de 2024
Foto:

CNJ arquiva processo contra juiz do TJ-AM acusado de má gestão na Vara de Execuções Penais

O juiz Luís Carlos Valois, que enfrentava um processo disciplinar no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde a rebelião de 2017 no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), teve sua inocência reconhecida de forma unânime esta semana, após sete anos

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O juiz Luís Carlos Valois, que enfrentava um processo disciplinar no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde a rebelião de 2017 no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), teve sua inocência reconhecida de forma unânime esta semana, após sete anos. A acusação era de má gestão da Vara de Execuções Penais da qual é titular em Manaus.

O magistrado fez uma publicação numa rede social para comunicar o arquivamento do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que havia sido instaurado no CNJ para apurar a sua conduta.

“Depois de 7 anos respondendo a um processo disciplinar no CNJ, instaurado logo depois da rebelião de 2017 em Manaus, acusado de má gestão da Vara de Execuções Penais, esta semana o processo foi arquivado com julgamento do mérito e minha inocência reconhecida de forma unânime.”, afirmou.

Conforme o juiz, estar sob suspeita de má gestão em um momento tão crítico foi especialmente difícil. Ele ressaltou as dificuldades enfrentadas durante seu mandato na Vara de Execuções Penais.

“Foram anos difíceis para mim, porque a vara realmente tinha muitos problemas, mas eu era um único juiz, com 5 funcionários, às vezes só 4, para 17 mil processos. Fazia o que podia, tinha o respeito dos presos, que, na verdade são os jurisdicionados da VEP, mas tinha medo de ser punido assim mesmo, e isso nem vem ao caso agora. Detalhe: nenhuma reclamação dos presos na negociação da rebelião era relacionada à vara ou a processo.”, escreveu.

Valois ainda compartilhou os impactos pessoais e emocionais que enfrentou durante o processo disciplinar.

“O medo nem era por causa do cargo ou emprego, o medo derivava da tristeza de ter ficado até 7h da manhã, a madrugada toda naquela penitenciária, para salvar vidas,  e ainda assim ser punido pela instituição que eu representava. Seria uma grande injustiça, algo de desumano que nem sei explicar. Tive medo, fiquei doente, perdi muitos amigos que viraram as costas para mim, virei meio persona non grata em alguns espaços, mas ganhei amigos também, fortaleci laços etc, o que importa é que o reconhecimento da minha inocência veio. Demorou, um processo já é uma punição só por ser processo, mas a inocência veio.”, relatou.

Ele também manifestou sua gratidão a todos que o apoiaram ao longo desses anos.

Veja a publicação na íntegra:

Instagram will load in the frontend.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas