AO VIVO
Poder Judiciário - 05 de abril de 2024
Foto:

CNJ arquiva processo contra juiz do TJ-AM acusado de má gestão na Vara de Execuções Penais

O juiz Luís Carlos Valois, que enfrentava um processo disciplinar no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde a rebelião de 2017 no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), teve sua inocência reconhecida de forma unânime esta semana, após sete anos

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O juiz Luís Carlos Valois, que enfrentava um processo disciplinar no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde a rebelião de 2017 no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), teve sua inocência reconhecida de forma unânime esta semana, após sete anos. A acusação era de má gestão da Vara de Execuções Penais da qual é titular em Manaus.

O magistrado fez uma publicação numa rede social para comunicar o arquivamento do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que havia sido instaurado no CNJ para apurar a sua conduta.

“Depois de 7 anos respondendo a um processo disciplinar no CNJ, instaurado logo depois da rebelião de 2017 em Manaus, acusado de má gestão da Vara de Execuções Penais, esta semana o processo foi arquivado com julgamento do mérito e minha inocência reconhecida de forma unânime.”, afirmou.

Conforme o juiz, estar sob suspeita de má gestão em um momento tão crítico foi especialmente difícil. Ele ressaltou as dificuldades enfrentadas durante seu mandato na Vara de Execuções Penais.

“Foram anos difíceis para mim, porque a vara realmente tinha muitos problemas, mas eu era um único juiz, com 5 funcionários, às vezes só 4, para 17 mil processos. Fazia o que podia, tinha o respeito dos presos, que, na verdade são os jurisdicionados da VEP, mas tinha medo de ser punido assim mesmo, e isso nem vem ao caso agora. Detalhe: nenhuma reclamação dos presos na negociação da rebelião era relacionada à vara ou a processo.”, escreveu.

Valois ainda compartilhou os impactos pessoais e emocionais que enfrentou durante o processo disciplinar.

“O medo nem era por causa do cargo ou emprego, o medo derivava da tristeza de ter ficado até 7h da manhã, a madrugada toda naquela penitenciária, para salvar vidas,  e ainda assim ser punido pela instituição que eu representava. Seria uma grande injustiça, algo de desumano que nem sei explicar. Tive medo, fiquei doente, perdi muitos amigos que viraram as costas para mim, virei meio persona non grata em alguns espaços, mas ganhei amigos também, fortaleci laços etc, o que importa é que o reconhecimento da minha inocência veio. Demorou, um processo já é uma punição só por ser processo, mas a inocência veio.”, relatou.

Ele também manifestou sua gratidão a todos que o apoiaram ao longo desses anos.

Veja a publicação na íntegra:

Instagram will load in the frontend.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas