AO VIVO
Poder Judiciário - 19 de janeiro de 2022
Foto:

‘As pessoas torcem para todo mundo se lascar’, diz Omar Aziz ao ser questionado sobre polêmica envolvendo suplente de Nejmi

Conforme o senador Omar Aziz, a deputada estadual Nejmi Aziz possui uma doença autoimune, está em Manaus e desde dezembro de 2021 voltou a participar da sessões da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM)

Por: Brendo
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

O senador Omar Aziz (PSD) confirmou ao site O PODER, na manhã desta quarta-feira (19), que sua esposa, a deputada estadual Nejmi Aziz (PSD), está com uma doença autoimune. Omar afirmou não saber qual é o tipo da doença. “É um questão pessoal, e acima de política.”, disse ele.

Omar Aziz relatou que a deputada está em casa, em Manaus, onde ele também se encontra atualmente, uma vez que que o Congresso Nacional, em Brasília, está em recesso parlamentar. Questionado se a parlamentar terá condições de se manter no cargo, o senador evitou dar detalhes. “Ele vai ter que se cuidar. Ela retornou da licença médica antes do Natal, voltou a participar das sessões. Vamos ver como vai ficar a situação dela, se vai precisar pedir licença de novo”, comentou Aziz.

O suplente de Nejmi, o pastor Antônio Alves, presidente da Igreja Assembleia de Deus (Ieadam) no município de Manacapuru, tenta, na Justiça, ser empossado na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM). Alves recebeu 16.196 votos nas Eleições de 2018. Indagado sobre a reivindicação de posse pelo pastor, Omar se limitou a dizer: “É direito de cada um buscar a Justiça (para reivindicar algo)”. Mas fez um desabafo: “As pessoas torcem para todo mundo se lascar”.

O pastor concorreu na coligação que envolvia os partidos PRB – hoje Republicanos -, PSD e DEM. Ele é próximo da coligação que pode assumir como suplente. Na coligação, foram eleitos, ainda, Josué Neto, que saiu para ser conselheiro no Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), e Ricardo Nicolau, que agora está no Solidariedade. Já Nejmi Aziz assumiu mandato na Assembleia Legislativa após a saída de Augusto Ferraz (DEM), que venceu a eleição para prefeito de Iranduba (AM).

A defesa do pastor diz que desde o início de dezembro tenta obter informações junto à presidência da Casa Legislativa sobre a situação da deputada e de documentos, como atestados de saúde apresentados pela parlamentar. Sem obter essas respostas, de acordo com a defesa, foi ingressado em 5 de janeiro de 2021, um Mandado de Segurança com pedido liminar reivindicando a posse do suplente de Nejmi.

Prejuízos

À frente da defesa do pastor Antônio Alves, o advogado e ex-vereador Chico Preto aponta prejuízos para a Assembleia Legislativa e ao cliente, questionando, ainda, a aptidão da deputada para o trabalho e pleno exercício do mandato eletivo de parlamentar.

“Precisamos saber se ela (Nejmi Aziz) tem condições de seguir exercendo na plenitude o mandato. Uma inaptidão prejudicaria uma representação da Casa. A Assembleia funciona com 24 deputados. Não pode haver prejuízos para a transparência, para o parlamento e para a expectativa de direito do suplente.”, declarou Chico Preto ao PODER. “A presidência da Aleam precisa apresentar documentos que comprovem participação efetiva de um dos membros.”, complementou.

O processo na Justiça Estadual tramita em segredo de Justiça. De acordo com o mandado de segurança, a licença médica da deputada seria superior a 120 dias. Em uma decisão desfavorável ao pastor, o desembargador Délcio Santos entendeu que não caberia uma convocação extraordinária de suplente.

“Não vislumbro risco de perecimento do alegado direito caso não apreciado o pedido em regime de plantão na medida em que a ALEAM está em recesso, logo, pelo menos até 1º de fevereiro de 2022, não serão realizadas reuniões, sessões ou debates, é dizer, não haverá atividade parlamentar que justifique a convocação de suplente.”, disse o magistrado. Atualmente, o processo está nas mãos do desembargador João Mauro Bessa, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM).

Respostas

Procurada nesta terça-feira (18), Nejmi Aziz foi questionada se está apta a trabalhar e em pleno exercício das atividades parlamentares. Em nota, encaminhada por sua assessoria, ela informa que “retornou às atividades parlamentares no dia 19 de novembro de 2021, conforme divulgado pela Assembleia Legislativa do Amazonas e encontra-se, neste momento, em recesso parlamentar juntamente com os demais deputados da legislatura”.

A assessoria de comunicação da ALEAM também foi procurada, no início da tarde desta terça-feira, para mais detalhes sobre os pedidos de informações da defesa do pastor Alves junto à Diretoria da Casa Legislativa, porém, até o fechamento desta reportagem não obteve resposta.

#Omar Aziz #Nejmi Aziz

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas