AO VIVO
Poder Judiciário - 24 de agosto de 2021
Foto:

Após 46 anos na magistratura do Amazonas, desembargador Ari Moutinho se aposenta

De acordo com o desembargadora Ari Moutinho, ele foi o magistrado que mais tempo permaneceu no Poder Judiciário do Amazonas desde sua criação há 130 anos

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

“Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste”. Foi com esta frase que o desembargador Ari Moutinho se despediu do Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), nesta terça-feira (24), em detrimento a sua aposentadoria, durante Sessão Solene e instalação do Museu do Judiciário do Amazonas, ocorrido no Edifício Arnoldo Péres, localizado na Avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus.

“Combati o bom combate. Terminei minha carreira, guardei a fé. Desde já está me reservado a coroa da Justiça, que me dará o senhor justo juiz naquele dia e não somente a mim, mas a todos que tiveram esperado o amor à sua aparição. Por isso, nesta hora, meu coração canta vitória, pois após 46 anos, um mês e 17 dias termina a minha missão de julgar. É do que termina que falarei e sobre o que estará a cantar no meu coração neste momento”, disse o desembargador.

De acordo com Moutinho, ele foi o magistrado que mais tempo ficou no exercício da funções no TJAM, durante os 130 anos da instalação do Poder Judiciário no Amazonas. “Estou no plenário por inteiro, sentindo as emoções da despedida de deixar o cargo. Deixo a toga nesse especial momento para o qual Deus me manteve vivo, a fim de dizer que usei do maior vigor, e minhas energias para o engrandecimento desse Poder Judiciário. Dediquei todo o tempo com atuação no primeiro e segundo grau”, frisou.

História

Ari Moutinho é natural de Benjamin Constant, interior do Amazonas, e é filho do tabelião Tude Costa e de dona ‘Neném’ Moutinho. O desembargador começou a carreira depois de ser aprovado em concurso de provas e títulos, em 1976. Foi titular da Vara da Infância e Juventude na capital.

No interior, atuou nas Comarcas de Boca do Acre, Urucurituba e Itacoatiara. Promovido para a capital, atuou como juiz corregedor em duas administrações do TJAM, trabalhou como juiz eleitoral nas diversas zonas eleitorais da capital e do interior, foi juiz de menores, da 8ª Vara Cível e presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon).

O magistrado foi promovido para a desembargatória no dia 15 de outubro de 2004, na administração do desembargador Arnaldo Carpinteiro Péres, quando o TJAM ampliou de 14 para 17 o número de desembargadores. Também na mesma solenidade tomaram posse os desembargadores Graça Figueiredo, Domingos Jorge Chalub e Ruy Morato.

Moutinho também presidiu o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), no período de 2008-2010. Sua eleição para a presidência do TJAM ocorreu na sessão do Pleno do dia 27 de março de 2012 para o biênio 2012-2014. Na mesma sessão, foram eleitos o vice-presidente, desembargador Wilson Barroso (11 votos), e o corregedor-geral de Justiça, Yedo Simões (12 votos).

Transparência

Como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, Ari Moutinho tornou o Judiciário Estadual mais transparente e próximo do cidadão. As matérias sobre o prédio Anexo I do Tribunal de Justiça do Amazonas, os novos fóruns das Comarcas de Maués e Tefé, e das demais obras e reformas das unidas judiciárias do TJAM mostraram uma das características da gestão de Moutinho.

O desembargador também realizou concurso público para juiz e cargos administrativos, e entre as principais realizações do TJAM na sua gestão estão as inovações da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação (DVTIC).

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas