AO VIVO

Alemanha impede exportação de blindado Guarani após Lula negar armas à Ucrânia

Os veículos são fabricados pela Iveco, em Minas Gerais, e têm sistemas e peças de origem alemã, o que permite o controle de exportação

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

MUNDO

Após a recusa do Brasil em entregar armas à Ucrânia, a Alemanha impôs embargo à exportação brasileira de 28 blindados Guarani para as Filipinas. A informação foi divulgada pela revista Veja, nesta quinta-feira (23).

Os veículos são fabricados pela Iveco, em Sete Lagoas, Minas Gerais, e têm sistemas e peças de origem alemã, o que permite o controle de exportação. A confirmação do embargo foi feita à Veja pelo escritório governamental de controle de exportação na Alemanha.

Ainda segundo a revista, cinco unidades do Guarani já estão no pátio da Iveco aguardando o comprador, que fez o negócio por meio do governo de Israel.

O Brasil tem mantido a neutralidade no conflito, iniciado há um ano com a invasão da Ucrânia pela Rússia. Recentemente, no fim de janeiro, o chanceler alemão Olaf Scholz esteve no Brasil e pediu ao presidente Lula que destinasse armas à Ucrânia.

Scholz, que está no topo da lista dos aliados de Volodymyr Zelensky, declarou que o conflito “não é só uma questão europeia”. “Trata-se de uma violação flagrante dos direitos internacionais e da ordem internacional”, afirmou o chanceler da Alemanha, ao fazer um apelo internacional por mais ajuda aos ucranianos.

Lula não cedeu aos pedidos do alemão. “O Brasil não tem interesse em passar munições para que sejam utilizadas entre Ucrânia e Rússia. O Brasil é um país de paz”, declarou Lula, naquela ocasião. Dias depois, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, em uma conferência em Munique, reafirmou a negativa do Brasil em enviar as armas.

Foto:

exportação Brasil alemanha

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

13/09
18:43

CANDIDATURA BARRADA

O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.

13/09
18:41

CONTROLE INTERNO

Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.

11/09
09:46

DESIGUALDADE POLÍTICA

O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.

11/09
09:44

BOLSONARO EM MANAUS

O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.

11/09
09:42

NOVOS GESTORES

Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.

Ver mais >>

Programas