AO VIVO

Zoneamento Ecológico Econômico recebe reforço do governo do AM para aquecer economia do interior

Secretarias discutem de forma conjunta a busca de recursos e aplicação do zoneamento em todo território estadual

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

MANAUS | AM

Integrando as secretarias envolvidas no desenvolvimento econômico sustentável do Amazonas, o Governo do Estado realizou, nesta sexta-feira (31), a primeira reunião do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) 2023, na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), na zona Sul de Manaus.

O Zoneamento Ecológico Econômico é um instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, com um processo dinâmico de identificação, controle e avaliação das potencialidades ecológicas, sociais e econômicas do Amazonas. Pela primeira vez em mais de 20 anos a discussão do Zoneamento contou com a participação de quatro secretários de Estado.

Assumindo a presidência do conselho que trata sobre o zoneamento, o secretário da Sedecti, Pauderney Avelino, reforçou o compromisso público do governador Wilson Lima com o desenvolvimento econômico dos municípios do interior do Estado.

“Essa é uma reunião para darmos seguimento ao que o governador Wilson Lima vem determinando, que é a interiorização da economia. Sem perder de vista o zoneamento, precisamos buscar alternativas que sejam soluções para impulsionar a economia em todo nosso Estado. O desenvolvimento social e econômico do Amazonas só estará completo quando tornarmos o interior protagonista desta ação”, afirmou Pauderney.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Costa Taveira, o trabalho em conjunto entre as secretarias será importante para que o zoneamento saia do papel e seja realizado na prática, alcançando todo o território amazonense.

“Essa reunião é um marco histórico importante, porque para o Meio Ambiente, o zoneamento vai impactar em definição de áreas que são passíveis de proteção ambiental, proteção de áreas que são de interesse de mananciais de água. Isso tudo conectado vai ajudar não só na conservação ambiental, mas também na melhoria da produção da água e na qualidade das chuvas nas áreas de produção, além de melhorar a vida do produtor, saindo da ilegalidade. Estamos juntos para cooperar e cumprir a determinação do governador Wilson Lima de trazer um desenvolvimento sustentável para o nosso Estado”, destacou.

Segundo o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Daniel Borges, os produtores precisam de segurança jurídica para investir em atividade do setor primário.

“O principal objetivo do Estado com este ZEE é facilitar o licenciamento e a regularização fundiária para que esses produtores tenham acessos a políticas públicas. O Idam por ser um órgão estratégico faz o processo de apoio a este trabalho visando beneficiar o interior do Estado do Amazonas”, afirmou.

As equipes técnicas das secretarias envolvidas estão trabalhando no projeto para buscar recursos em institutos e empresas privadas, além das Casas Legislativas nas esferas estadual e federal, por meio de emendas parlamentares, para somar com os investimentos aplicados pelo Estado.

Foto: Frank Sena/Sedecti

Economia #Amazonas #GOVERNO interior

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

28/02
17:10

DAVID E VALDEMAR?

Esta semana, cresceram as especulações de que o prefeito David Almeida se encontraria com o presidente nacional do PL para supostamente tratar do seu ingresso à legenda de Bolsonaro. Nem ontem nem hoje aconteceu encontro algum, de acordo com a agenda de Valdemar da Costa Neto até esta quarta-feira (28). Fala-se até em uma chapa encabeçada por David, com o deputado Alberto Neto como vice; no entanto, Neto afirmou em entrevista nesta terça-feira (27) que é o pré-candidato da direita em Manaus e conta com o apoio do ex-presidente.

23/02
15:04

“FORA DA CURVA”

“Amom é um político ‘fora da curva’, diferenciado e um grande fenômeno no estado do Amazonas. Agregar apoio político e popular aos 23 anos de idade é algo que ocorre de tempos em tempos.” O comentário foi feito na manhã desta sexta-feira (23), no evento de lançamento da pré-candidatura do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) a prefeito de Manaus, à reportagem do site O Poder.com pelo experiente político e membro do PSDB-AM, Humberto Michiles.

23/02
14:46

VICE DE AMOM?

O pré-candidato oficial da Federação PSDB-Cidadania, deputado federal Amom Mandel, tem a liberdade de escolher quem será seu vice na chapa à prefeitura de Manaus, sem nenhuma intervenção dos partidos e apoiadores de sua campanha. A afirmação foi feita pelo senador Plínio Valério, presidente da federação, em entrevista ao site OPoder.com. Amom afirmou que as conversas estão avançadas, mas ainda não há um nome definido.

08/02
14:52

FINANCIAMENTO PÚBLICO X PRIVADO

O deputado Adjuto Afonso (UB) comentou nesta quinta-feira, 08/02, durante o lançamento do programa de financiamento + Créditos Amazonas da AFEAM, que o governo tem facilitado muito para o microempreendedor do interior através do programa. Para o deputado, não foi surpresa o anúncio da agência ser a primeira do país em financiamento público para microempreendedores. Oriundo da calha do rio Purus, ele fala com propriedade.

01/02
11:45

VAI DE PDT

O vereador de Itacoatiara, Arnoud Lucas, que é pré-candidato à prefeitura daquele município, revelou ao site O Poder que aguardará o período da janela partidária (7 de março a 5 de abril) para sair do atual partido em que está filiado, o Partido Verde (PV), e mudar para o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele afirmou que já recebeu o aval do presidente estadual da legenda no Amazonas, o ex-deputado estadual Luiz Castro, e acredita que terá no PDT-AM o suporte necessário para viabilizar o seu projeto de candidatura à prefeitura de Itacoatiara.

Ver mais >>

Programas