AO VIVO

Yanomami: Saúde do Amazonas realiza mais de 1 mil ações em comunidades indígenas

Ação integra resposta à crise sanitária na região de Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Em duas semanas atendendo às ações de Emergência de Saúde Pública em território Yanomami, 1.090 ações de saúde, para diagnóstico de doenças, foram realizadas aos indígenas em comunidades pertencentes aos municípios de Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro, na região do Alto Rio Negro, no Amazonas.

A iniciativa faz parte do Centro de Operações de Emergência em Saúde – Yanomami (COE-Yanomami), do Ministério da Saúde, do qual faz parte a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

A estratégia conta, também, com apoio do Distrito Sanitário de Saúde Indígena Yanomami (DSEI Yanomami), em parceria com as demais esferas do governo estadual, federal e municipais. As ações foram realizadas de 6 a 17 de março e destacam, pela FVS-RCP, o combate e controle da malária e da tuberculose.

Foram 1.090 ações, sendo 773 testagens (coleta e análise) para malária (sendo 36 positivos), análise de 33 coletas também para malária (que resultou em 10 casos positivos), 46 coletas para diagnóstico laboratorial de arboviroses (doenças causadas por vírus transmitidos principalmente por mosquitos), 28 testes para tuberculose (sendo os 28 negativos), realização de 12 exames parasitológicos e distribuição de 198 Mosquiteiros Impregnados com Inseticida de Longa Duração (MILD).

O diagnóstico laboratorial é realizado por equipe do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), integrante da FVS-RCP que também integrou as ações nas localidades.

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a operação de saúde na região apresentou resultado positivo. “A iniciativa ocorre, como esforço do Governo do Amazonas, para melhorar a saúde das comunidades indígenas, atendendo as necessidades de prevenção das doenças, por meio do diagnóstico laboratorial”, destaca.

Enfrentamento a doenças

As ações de saúde foram realizadas no território das comunidades indígenas Yanomami. Em Barcelos (distante 399 quilômetros de Manaus), os atendimentos foram realizados nas comunidades Bandeira Branca e Paranã. Já em Santa Isabel do Rio Negro (distante 630 quilômetros de Manaus), as ações ocorreram nas comunidades Missão Marauiá, Ixima, Serrinha, Pohoroa, Bicho Açu, Apuí, Taracuá, Xamakorona e Pukima Beira.

Além dos diagnósticos, as equipes da FVS-RCP realizaram ações de Vigilância Ambiental para o enfrentamento da malária nas comunidades, como borrifações intradomiciliares, termonebulização (uma forma de dedetização) e manejo ambiental para eliminação de possíveis criadouros existentes no local.

“Também foi realizada a captura de vetores e a distribuição de mosquiteiros com inseticidas de longa duração nas cabanas dos indígenas Yanomami”, acrescentou o assessor técnico da FVS-RCP, Heine Texeira, que atuou na comunidade Bandeira Branca, no território de Barcelos.

Nas comunidades yanomami pertencentes ao município de Santa Isabel do Rio Negro, os técnicos também atuaram na Vigilância Laboratorial com técnicos do Lacen-AM, da FVS-RCP, a partir da supervisão do laboratório de endemias para malária local.

“Buscamos garantir a qualidade dos procedimentos padrões do laboratório, abastecendo com antimalárico e orientamos os profissionais para realização de trabalho de qualidade”, disse Ricardo Mauro, técnico de controle de qualidade de doenças endêmicas do Lacen-AM que atuou nas comunidades pertencentes a Santa Isabel do Rio Negro.

FOTOS: Abrahão Graham/FVS-RCP e Jaqueline Macedo/FVS-RCP

#Saúde Yanomami indígenas

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas