AO VIVO
Executivo - 21 de março de 2021
Foto:

Wilson Lima inicia movimentações visando reeleição ao Governo do Amazonas em 2022

Manaus | AM | Com informações de Audrey Bezerra  – Do Dia a Dia Notícias O governador do Amazonas Wilson Lima (PSC) vem externando movimentações nos últimos dias que podem ser entendidas como ponto de largada para sua corrida à reeleição para próximo ano. Neste mês, ações importantes em parceria com a prefeitura de Manaus, […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM | Com informações de Audrey Bezerra  – Do Dia a Dia Notícias

O governador do Amazonas Wilson Lima (PSC) vem externando movimentações nos últimos dias que podem ser entendidas como ponto de largada para sua corrida à reeleição para próximo ano. Neste mês, ações importantes em parceria com a prefeitura de Manaus, ao lado de David Almeida, vem sendo fortalecidas, mudanças no secretariado e na composição da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), visitas intensificadas pelo interior do Estado, além de reuniões com vereadores de Manaus.

Essas movimentações indicam cada vez mais que Wilson é candidato natural à reeleição, embora ele não tenha confirmado. Wilson tem a máquina estadual para fortalecer a sua reeleição, ele é ficha limpa e conta ainda com o apoio de David Almeida e do vice-prefeito Marcos Rotta, além de 13 prefeitos no interior do Amazonas, todos do PSC.

Mudanças no secretariado

Na semana passada, o governador reuniu seu secretariado para realinhar ações das pastas do Executivo Estadual. A estratégia seria para dar mais visibilidade nas ações do governo, tanto na capital quanto no interior.

O governador fez mudanças em quatro pastas do executivo estadual. Mexeu na Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e na Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).

A ida da deputada estadual Alessandra Campelo para o comando da Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas) já foi confirmada. Ela assumiu no lugar de Maricília Costa.

O advogado Sérgio Litaiff Filho deixou o comando da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), órgão vinculado ao Sistema Sepror, que passa a ser dirigida pela ex-secretária-executiva da Seas, Michelle Macedo Bessa.

Sérgio Litaiff Filho, por sua vez, assume a empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) no lugar de Roselene Silva de Medeiros, que passa a responder pela coordenadoria-geral da Unidade Integrada de Articulação às Comunidades (Uiac), vinculada à Casa Civil do Governo do Amazonas. Roselene Medeiros fica no lugar que antes era de Miltinho Castro da Silva.

Completam as mudanças a troca de comando na Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar). Contador por formação pela Universidade Federal do Amazonas e com especialização em Gestão Pública pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Jorge Elias Costa de Oliveira assume no lugar de Roberto Augusto Tapajós Folhadela.

Mexida na Aleam

O estado, aos poucos, retoma a normalidade, e a crise vivida no Amazonas, que parecia ser um caos localizado, se reproduz em outros Estados do país. Embora o foco do governo do Amazonas ainda seja a pandemia, as movimentações do governador lançam luz sobre o horizonte eleitoral.

Ao retirar a deputada Alessandra Campêlo da Aleam, o governador acomoda mais um aliado do interior do Amazonas e oxigena o bloco governista no parlamento, acomodando Ângelus Figueira (DC). Por sua vez, este pode ajudar Wilson no interior, em Manacapuru, onde demonstrou na eleição passada grande liderança política.

Com o mesmo ato, sacode a Secretaria de Assistência Social (Seas) ao colocar Alessandra no comando da pasta.

A secretária Alessandra Campêlo se reuniu na sexta-feira (19), com o prefeito de Caapiranga Tico Braz, e vereadores do município.

Reunião com vereadores

Ainda na semana passada, Wilson Lima se reuniu com 14 vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), todos da base aliada de David Almeida, seu aliado.

Em suas redes sociais o governador postou: “reuni hoje com vereadores da capital para ouvir as demandas que eles trazem de diversos segmentos e alinhar ações que beneficiem o povo de Manaus”.

Os movimentos ocorrem após atravessar o período mais turbulento de seu governo, a segunda onda da pandemia da covid-19 no Amazonas.

Já o encontro com os vereadores de Manaus mostra o olhar de Wilson Lima para a capital, que por muito pouco não lhe deu a eleição no primeiro turno em 2018, na disputa com Amazonino Mendes.

Visitas ao Interior

Outra movimentação de Wilson Lima são as viagens que está fazendo ao interior do Estado. Estas, segundo seus aliados, mostram que ele guardou boa musculatura nos municípios, mas que precisará redobrar as atenções com a capital.

Desde o início do seu mandato, Wilson Lima vem percorrendo e promovendo ações pelo interior do Amazonas. Estima-se que ele já tenha visitado mais da metade dos municípios do Estado.

Em reunião com prefeitos, Wilson Lima discute ações nas áreas da saúde, infraestrutura, segurança pública e educação

Fortalecido em 2020

Nas eleições de 2020, o PSC, sigla comandada pelo governador, elegeu 13 prefeitos das 61 prefeituras do interior do Amazonas.

Wilson não precisa se desincompatibilizar do governo para disputar a reeleição. No ano passado, ele não participou da campanha, mas aproveitou o momento para se dedicar ao fortalecimento do partido no interior do Estado.

O governador, de acordo com o levantamento feito no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), elegeu prefeitos nos municípios de Alvarães, Anamã, Apuí, Atalaia do Norte, Autazes, Boa Vista do Ramos, Caapiranga, Canutama, Humaitá, Itacoatiara, Maués, Novo Airão e Tapauá.

#Wilson Lima

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas