AO VIVO

Wilson Lima faz apelo climático em encontro de líderes dos setores público e privado

Em São Paulo, governador destaca que é preciso conciliar preservação com atendimento de demandas básicas para a população

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O governador Wilson Lima alertou, nesta sexta-feira (6/10), que enquanto houver pobreza e falta do atendimento de necessidades básicas da população do estado não será possível avançar na política de preservação exigida pelo mundo e que recai sobre a Amazônia. A declaração foi feita durante o Encontro de Líderes, da organização da sociedade civil Comunitas, em São Paulo, reunindo gestores dos setores público e privado.

“O Brasil, assim como outros países que têm área de floresta, sofrem uma pressão muito grande do mundo para a questão da preservação. Por outro lado, nós que somos gestores públicos sofremos também uma grande pressão das populações para prover aquilo que é básico para o cidadão. No estado do Amazonas, nós temos mais de 50% da população vivendo abaixo da linha da pobreza e não tem como a gente avançar numa política de preservação com pobreza”, alertou Wilson Lima, em discurso.

Segundo o governador do Amazonas, é importante que o Brasil e o mundo entendam que é preciso aliar sustentabilidade e desenvolvimento econômico, oportunizando condições de subsistência para quem mora, principalmente, no interior do estado, provendo, por exemplo, emprego, saúde, educação, saneamento básico, energia elétrica e comunicação.

Por outro lado, segundo o governador, o desenvolvimento tira o estado do isolamento, por isso é importante avançar na obra do trecho do meio da BR-319, que liga o Amazonas ao restante do país, especialmente diante de cenários como o vivido atualmente, com a forte estiagem que já afeta mais de 260 mil pessoas e deixa 60 (dos 62) municípios em situação de emergência ou alerta no estado.

“Daí a necessidade da ter atividades econômicas que são decisivas principalmente no Amazonas, como a questão do fortalecimento da Zona Franca de Manaus, do Gás Natural. Assim também como a gente avançar na questão da exploração do potássio. Tudo isso de forma sustentável”, acrescentou Wilson Lima.

O governador também reforçou que tem buscado diálogo com diversos setores, inclusive países que mantém o Fundo Amazônia, para tratar sobre projetos a longo prazo em favor da região, a fim de trabalhar na prevenção do impacto a eventos climáticos extremos, como as intensas secas e cheias dos rios registradas nos últimos anos.

Encontro de Líderes

O governador do Amazonas, Wilson Lima, foi um dos convidados da 16ª edição do Encontro de Líderes, maior evento da Comunitas, que acontece anualmente em outubro e reúne toda a rede de contatos da organização, isto é: lideranças públicas (governadores, prefeitos, legislativo e governo federal) e lideranças privadas (apoiadores e parceiros), para tratar sobre solução para desafios relacionados à pobreza, bioeconomia, entre outros.

A Comunitas é uma organização da sociedade civil que implementa parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, com foco na melhoria dos serviços públicos. Por meio de um de seus programas, o Juntos, foi possível, por exemplo, a construção da Fábrica de Vacinas do Instituto Butantã em São Paulo e a implementação de um Escritório de Gestão de Projetos para acompanhar o desenvolvimento da COP-30 em Belém do Pará.

Participaram do evento, além de empresários, os governadores Carlos Massa Ratinho Junior (PR); Eduardo Leite (RS), Helder Barbalho (PA), Rafael Fonteles (PI), Raquel Lyra (PE), Romeu Zema (MG), Ronaldo Caiado (GO), Tarcísio de Freitas (SP), além do vice-governador Laurez Moreira (TO), do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, do Presidente do TCU, Bruno Dantas, Superintendente da Controladoria do BNDES, Marco Aurélio Cardoso, e outros prefeitos e deputados.

 

Foto: Diego Peres / Secom

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas