AO VIVO

Wilson Lima enfatiza liderança de oficiais experientes na revitalização da Segurança Pública estadual

A declaração foi feita após questionamento do site O Poder em entrevista coletiva, na manhã desta segunda-feira (11), no Centro de Convenções Vasco Vasquez, em Manaus.

Por: Leon Furtado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O governador do Amazonas, Wilson Lima, declarou que a intensificação do combate ao tráfico internacional de drogas no tríplice fronteira com a Colômbia e Peru, localizada na região do Alto Solimões, está entre as prioridades no trabalho com a nova cúpula da Segurança Pública no Estado.

A declaração foi feita após questionamento do site O Poder em entrevista coletiva, na manhã desta segunda-feira (11), no Centro de Convenções Vasco Vasquez, em Manaus. O governador ressaltou que a nomeação de oficiais de ampla experiência para liderar a segurança pública no Estado desempenha um papel fundamental nos esforços para fortalecer as operações nessa área considerada crítica.

“Todos dois são oficiais da Polícia Militar e com uma larga experiência na segurança, especialmente o Coronel Vinicius tem uma grande experiência no setor de inteligência. Da mesma forma que o Coronel Klinger foi comandante das Forças Especiais da Polícia, então é alguém muito qualificado para assumir o comando da nossa Polícia Militar. A nossa filosofia continua sendo a mesma, de combater o crime”, declarou.

Ainda de acordo com o governador, bases e patrulhas fluviais na fronteira foram medidas que resultaram em recentes apreensões de aproximadamente 2 toneladas de drogas em um período de 45 dias. Além disso, ele mencionou o papel crucial do Centro Integrado de Defesa Social (CIDES) no combate ao tráfico de drogas e outras atividades criminosas.

“A gente tem dois aspectos importantes aqui no Estado do Amazonas que desrespeitam a segurança. Um deles é a questão de fronteira e é por onde entra a droga. A gente faz fronteira com a Colômbia e Peru, que são os dois maiores produtores de drogas do mundo e a gente tem dado uma resposta muito significativa com a nossa base Arpão, com lanchas plantadas. Recentemente, nos últimos 45 dias, a gente apreendeu ao redor de 2 toneladas de drogas, além de atuação pesada”, concluiu.

Atuação em comunidades intensificada

Outro desafio segundo Lima é a segurança nas comunidades locais, especialmente no que diz respeito a crimes de menor potencial ofensivo, como conflitos fúteis, invasões, organização criminosa e execuções. Ele enfatizou que o governo realiza operações frequentes, com foco em áreas de risco e em regiões sensíveis.

“E o outro aspecto é a questão da presença da polícia aqui nas comunidades, aqueles crimes de menor potencial oficial, como é o fútil, a invasão, a organização e as execuções. E a gente continua, a gente está fazendo uma operação, um trabalho muito intenso da polícia, com operações todas as semanas, principalmente naquelas áreas de risco, naquelas áreas mais sensíveis”, esclareceu.

Cel. Vinicius Almeida e Cel. Klinger Paiva

O coronel Vinícius Almeida deixou o comando da Polícia Militar do Amazonas, no último dia 30 de agosto, e assumiu o cargo de Secretário de Segurança Pública, substituindo o general Carlos Alberto Mansur, que foi alvo de uma operação do Ministério Público do Amazonas e da Polícia Federal e foi exonerado pelo governo.

Além de ocupar o cargo de comandante-geral da PM, Vinícius Almeida foi secretário de Estado de Administração Penitenciária, desempenhou funções de liderança na Polícia Militar, ocupou cargos de direção na Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança da SSP-AM, e é o idealizador do projeto Escola Segura e Cidadão. Além disso, ele tem uma sólida formação em diversas áreas relacionadas à segurança e gestão, incluindo Direitos Humanos, Operações de Choque, Resgate de Reféns, Combate com Armas Curtas, Imobilizações Táticas, Segurança de Dignitários, e gestão de projetos e pessoas, o que o qualifica amplamente para liderar no campo da segurança pública.

Edição de conteúdos: Thiago Gonçalves

*É proibida a reprodução.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas