AO VIVO

Wilson Lima enfatiza liderança de oficiais experientes na revitalização da Segurança Pública estadual

A declaração foi feita após questionamento do site O Poder em entrevista coletiva, na manhã desta segunda-feira (11), no Centro de Convenções Vasco Vasquez, em Manaus.

Por: Leon Furtado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O governador do Amazonas, Wilson Lima, declarou que a intensificação do combate ao tráfico internacional de drogas no tríplice fronteira com a Colômbia e Peru, localizada na região do Alto Solimões, está entre as prioridades no trabalho com a nova cúpula da Segurança Pública no Estado.

A declaração foi feita após questionamento do site O Poder em entrevista coletiva, na manhã desta segunda-feira (11), no Centro de Convenções Vasco Vasquez, em Manaus. O governador ressaltou que a nomeação de oficiais de ampla experiência para liderar a segurança pública no Estado desempenha um papel fundamental nos esforços para fortalecer as operações nessa área considerada crítica.

“Todos dois são oficiais da Polícia Militar e com uma larga experiência na segurança, especialmente o Coronel Vinicius tem uma grande experiência no setor de inteligência. Da mesma forma que o Coronel Klinger foi comandante das Forças Especiais da Polícia, então é alguém muito qualificado para assumir o comando da nossa Polícia Militar. A nossa filosofia continua sendo a mesma, de combater o crime”, declarou.

Ainda de acordo com o governador, bases e patrulhas fluviais na fronteira foram medidas que resultaram em recentes apreensões de aproximadamente 2 toneladas de drogas em um período de 45 dias. Além disso, ele mencionou o papel crucial do Centro Integrado de Defesa Social (CIDES) no combate ao tráfico de drogas e outras atividades criminosas.

“A gente tem dois aspectos importantes aqui no Estado do Amazonas que desrespeitam a segurança. Um deles é a questão de fronteira e é por onde entra a droga. A gente faz fronteira com a Colômbia e Peru, que são os dois maiores produtores de drogas do mundo e a gente tem dado uma resposta muito significativa com a nossa base Arpão, com lanchas plantadas. Recentemente, nos últimos 45 dias, a gente apreendeu ao redor de 2 toneladas de drogas, além de atuação pesada”, concluiu.

Atuação em comunidades intensificada

Outro desafio segundo Lima é a segurança nas comunidades locais, especialmente no que diz respeito a crimes de menor potencial ofensivo, como conflitos fúteis, invasões, organização criminosa e execuções. Ele enfatizou que o governo realiza operações frequentes, com foco em áreas de risco e em regiões sensíveis.

“E o outro aspecto é a questão da presença da polícia aqui nas comunidades, aqueles crimes de menor potencial oficial, como é o fútil, a invasão, a organização e as execuções. E a gente continua, a gente está fazendo uma operação, um trabalho muito intenso da polícia, com operações todas as semanas, principalmente naquelas áreas de risco, naquelas áreas mais sensíveis”, esclareceu.

Cel. Vinicius Almeida e Cel. Klinger Paiva

O coronel Vinícius Almeida deixou o comando da Polícia Militar do Amazonas, no último dia 30 de agosto, e assumiu o cargo de Secretário de Segurança Pública, substituindo o general Carlos Alberto Mansur, que foi alvo de uma operação do Ministério Público do Amazonas e da Polícia Federal e foi exonerado pelo governo.

Além de ocupar o cargo de comandante-geral da PM, Vinícius Almeida foi secretário de Estado de Administração Penitenciária, desempenhou funções de liderança na Polícia Militar, ocupou cargos de direção na Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança da SSP-AM, e é o idealizador do projeto Escola Segura e Cidadão. Além disso, ele tem uma sólida formação em diversas áreas relacionadas à segurança e gestão, incluindo Direitos Humanos, Operações de Choque, Resgate de Reféns, Combate com Armas Curtas, Imobilizações Táticas, Segurança de Dignitários, e gestão de projetos e pessoas, o que o qualifica amplamente para liderar no campo da segurança pública.

Edição de conteúdos: Thiago Gonçalves

*É proibida a reprodução.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

24/04
12:42

FÓRUM IAMAZONIA

O secretário da Casa Civil do Amazonas, Flávio Antony, participou em Roma do Fórum IAmazonia, representando o governador Wilson Lima. Ele destacou a importância de cuidar das pessoas que vivem na floresta e defendeu o acesso à internet e à água potável para as comunidades amazônicas. Antony citou ações do governo, como os programas Guardiões da Floresta e Escola da Floresta. “Ninguém se importa mais com a floresta do que o nosso povo”, afirmou. O evento segue até sexta-feira com debates sobre bioeconomia e justiça climática.

24/04
12:41

PROJETO DE LEI

O PL 342/2025, do deputado Roberto Cidade (UB), torna obrigatória a notificação à polícia sobre o uso de dados em golpes cibernéticos no Amazonas. A proposta visa agilizar a identificação dos autores e proteger os cidadãos. Segundo a SSP-AM, os crimes cibernéticos cresceram 53,9% de 2023 a 2024. A notificação deverá ser feita em até 48 horas por operadoras, bancos, redes sociais e outras plataformas, contendo dados, descrição e indícios dos casos.

24/04
12:40

LULA QUEDA

Segundo o Paraná Pesquisas, Lula enfrenta queda nas intenções de voto há 20 meses, caindo de 48% em agosto de 2023 para 40,4% em abril de 2025. Enquanto isso, Bolsonaro cresceu de 38,5% para 46% no mesmo período. A virada ocorreu em março de 2024. Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas também apresentaram alta, chegando a 45% e 43,4%, respectivamente. Em todos os cenários, Lula segue em queda, apesar das mudanças na comunicação do governo.

24/04
12:40

PL AMAZONAS

Alfredo Nascimento, presidente do PL no Amazonas, afirmou que ainda não há definições sobre as vagas de vice e segunda candidatura ao Senado na chapa de 2026. Ele destacou que a construção do grupo político será feita com base em afinidades ideológicas. Também ressaltou a pré-candidatura de Maria do Carmo Seffair ao governo como prioridade do PL e disse que vai colocar sua experiência à disposição para ajudá-la a ser governadora.

21/04
18:26

MÓVEIS NOVO ARIPUANÃ

A Prefeitura de Novo Aripuanã firmou dois contratos que somam R$ 1,89 milhão para compra de mobiliário ao complexo administrativo, apesar de denúncias de abandono na rede municipal de ensino. Os contratos foram assinados com empresas de Manaus e gerenciados pela Secretaria de Administração. O MPAM apura problemas como falta de merenda, transporte escolar e insumos nas escolas, além de possíveis irregularidades em concurso público da gestão.

Ver mais >>

Programas