AO VIVO

Wilson Lima destaca que oferta de serviços de cidadania cresceu 20% com unidades móveis do PAC

MANAUS | AM O governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou, nesta terça-feira (04), que com o início das operações das quatro unidades móveis de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) os serviços de cidadania no estado aumentaram 20%. Ele vistoriou atendimentos na unidade montada no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) do conjunto Galiléia, zona […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

MANAUS | AM

O governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou, nesta terça-feira (04), que com o início das operações das quatro unidades móveis de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) os serviços de cidadania no estado aumentaram 20%. Ele vistoriou atendimentos na unidade montada no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) do conjunto Galiléia, zona norte.

O modelo foi apresentado por Wilson Lima ao governador de Rondônia, Marcos Rocha, durante visita a Manaus. Os PACs Móveis são coordenados pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e começaram a operar em janeiro.

As unidades móveis descentralizam os atendimentos e se somaram às unidades fixas dos PACs, aproximando os principais serviços do Estado da população.

Wilson Lima ressaltou que essas unidades atenderam mais de 11 mil pessoas nos últimos dois meses. Ele frisou que a visita do governador de Rondônia representa um trabalho permanente de troca de experiências entre as gestões dos estados. “É uma honra para a gente ele (Marcos Rocha) estar aqui com toda sua equipe vendo algumas das ações que nós estamos fazendo, como o nosso PAC móvel”, disse Wilson Lima.

“Esse serviço social móvel, nós não temos, temos fixos. Então, conhecer esse serviço que é feito pelo Governo do Estado do Amazonas é importante para que a gente possa levar esse conhecimento para o estado de Rondônia e poder atender a nossa população”, afirmou o governador Marcos Rocha, que já foi secretário de justiça do Estado de Rondônia.

PACs móveis e unidades

Atualmente, quatro unidades móveis estão em funcionamento em Manaus. Distribuídas entre as zonas norte, leste e centro-sul da capital. Antes, sem as unidades móveis, eram feitos em torno de 46 mil atendimentos para emissão do Registro Geral (RG). Hoje, são realizados em torno de 58 mil atendimentos, um aumento de 20%.

“É uma determinação do governador em relação a todo leque de atendimento do PAC, que são documentos, não só RG, como também propostas de trabalho, e parceria também do Estado em relação aos outros órgãos. Então, de fato é um modelo que deu certo”, disse a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa.

As unidades móveis também dispõem de outros serviços do Estado para o cidadão e ajudaram a ampliar a quantidade de usuários, que hoje é de 368 mil por mês. As estruturas em contêineres possuem 12 postos de atendimento em cada, e funcionam, das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Além da emissão de RG, as unidades também oferecem emissão das carteirinhas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que isenta o portador das tarifas no transporte; orientações sobre o Idoso Empreendedor; pré-cadastro e agendamento para junta militar, além de serviços da Amazonprev e Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Setemp).

“Fiz o agendamento e ao chegar aqui fui logo atendida. Eles verificaram toda a documentação. Fui atendida rapidinho. Eu gostei porque estava muito difícil agendar e dessa vez foi diferente”, comentou a dona de casa Hozana Leão, que buscou o serviço de emissão de RG na unidade móvel do PAC instalada no Cetam do bairro Cidade Nova, zona norte.

No interior, serão inauguradas mais quatro unidades móveis, sendo a do município de Humaitá, distante 590 quilômetros de Manaus, a primeira confirmada. Os demais municípios serão confirmados futuramente. Ao todo, são 23 unidades de PACs na capital e na região metropolitana e interior do Amazonas.

Fomentos para os direitos dos PCDs

Na ocasião, o governador Wilson Lima, também assinou o repasse de R$ 3,1 milhões para 14 Organizações da Sociedade Civil (OSCs), da capital e interior, contempladas no Edital de Chamamento nº 01/2022, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Foto: Diego Peres / Secom

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas