AO VIVO

Wilson Lima assina convênio com a Fundação Matias Machline para beneficiar estudantes da rede estadual

Com a parceria firmada, mais de 360 alunos do Governo do Amazonas têm vagas garantidas para cursar o ensino médio da escola técnica de excelência

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

O governador Wilson Lima assinou, nesta segunda-feira (30), um convênio com a Fundação Matias Machline (FMM) que garante mais de 360 vagas para alunos da rede estadual ingressarem no Ensino Médio técnico ofertado pela escola. Na oportunidade, o governador do Amazonas visitou as dependências da instituição, acompanhado de dez alunos oriundos de escolas públicas, que ingressaram este ano na fundação, conhecendo espaços e laboratórios e inaugurando uma sala tecnológica.

“Isso daqui é um avanço que a gente dá ao ensino do estado do Amazonas, trazendo alunos para cá, para uma instituição como essa, de alto nível e de excelência. Essa é uma parceria importante que a gente está fazendo aqui com essa fundação, que está há 36 anos no estado do Amazonas, e a gente dispensa comentários sobre os resultados positivos que ela teve. E a gente também oportuniza aos nossos alunos da rede pública de ensino que também tenham acesso a esses laboratórios, aulas teóricas e todo conhecimento que é produzido aqui”, declarou Wilson Lima.

Referência em educação, com excelência há mais de três décadas, a Fundação Matias Machline (FMM) atua com o objetivo de promover a transformação social por meio do ensino. “Essa oportunidade que o governador Wilson Lima e a secretária Kuka Chaves (da Secretaria de Educação e Desporto) estão oferecendo para os alunos da rede pública é para que eles conquistem vagas nas universidades de excelência do Brasil e, uma vez formados, possam gerar riquezas e quem sabe mudanças para o Brasil”, destacou o diretor-executivo da FMM, Sung Song.

Segundo a secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, nos próximos três anos serão, aproximadamente, 1.400 alunos beneficiados com a parceria, com possibilidade de expansão. “Esse é um projeto que atenderá à capital, mas existe um estudo em andamento para que a gente possa atender também alunos do entorno (da capital) e, quem sabe, do interior do Amazonas”, revelou.

Convênio

Com o acordo, serão disponibilizadas pela FMM um total de 368 vagas para alunos da rede estadual, que concluíram o ensino fundamental, em 2022, e ingressarão no Ensino Médio, em 2023. A seleção dos estudantes será coordenada pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto e terá como critérios de escolha alunos do 9º ano do Ensino Fundamental com a melhor média geral em 2022, na rede estadual; idade máxima de 15 anos; e percentual de frequência acima de 85% também no ano letivo de 2022.

Conforme critérios, segundo o Governo do Estado, para esta primeira seleção de 368 estudantes, que ingressam no ensino médio da Fundação já na próxima semana, o aluno com maior nota teve 9,98 e a menor foi de 9,59.

“Primeiramente, é uma oportunidade incrível, porque aqui não vamos sair só com o ensino médio, vamos sair com o ensino técnico, e a gente já vai estar preparado para o trabalho. É uma chance que o governo está dando de expandir nossa carreira e criar nosso futuro. É uma chance não só para mim, mas para diversos alunos”, comentou Marcos Gabriel da Rocha, 15, selecionado para o curso médio técnico em informática, acrescentando que nem acreditou quando soube da notícia pela mãe.

Caso não haja interesse por parte do aluno, o estudante subsequente com a melhor nota será convocado. Em caso de empate, o desempate será pela melhor nota na disciplina de matemática.

A inserção dos alunos no Ensino Médio técnico da Fundação Matias Machline, tradicionalmente, é feita por meio de processo seletivo. Para o ano letivo de 2023, por exemplo, o edital foi lançado pela unidade de ensino em novembro de 2022, onde 313 alunos oriundos da rede pública de ensino foram contemplados, sendo 295 vagas destinadas para alunos com renda familiar bruta mensal inferior a R$ 4 mil, e 18 vagas para alunos com renda familiar bruta mensal superior a R$ 4 mil.

Na FMM, além do ensino e da educação de excelência, os alunos contam com quatro refeições por dia, kits de fardamentos todos os anos, livros didáticos, atendimento médico, odontológico e psicopedagógico, durante os três anos que passam pela fundação.

#Amazonas #GOVERNO #Educação convênio Fundação Matias Machine

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas