AO VIVO
Executivo - 13 de novembro de 2023
Foto: Divulgação

‘Vivemos no Isolamento’: prefeito de Careiro da Várzea alfineta Marina Silva sobre BR-319

Atuante no 5º mandado, Pedro Guedes concedeu entrevista ao programa Conversa Política e revelou que Careiro da Várzea não recebe ajuda da sociedade civil quando o assunto é infraestrutura

Por: Filipe Távora
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

“Vivemos no isolamento, no Amazonas. Mesmo assim, a ministra Marina Silva é contra a BR-319”. A declaração é do prefeito de Careiro da Várzea Pedro Guedes, que participou do 32º episódio da 4ª temporada do Conversa Política. Durante o programa, lançado no domingo (12), o político comentou sobre as dificuldades que o município enfrenta em uma Amazônia que lida com períodos de enchentes e estiagem há gerações.

O político criticou a postura da ministra do meio ambiente Marina Silva, que veio a público criticar obras de revitalização da BR-319 por preocupação relacionada a questões ambientais. Para Guedes, a rodovia federal Álvaro Maia, mais conhecida como Rodovia Manaus-Porto Velho, é valiosíssima ao Amazonas. Ela começa em Manaus e termina em Porto Velho, capital de Rondônia.

“Só fizeram gastar dinheiro, mas nenhum trabalho que preste. Estamos isolados por causa da falta de uma obra como essa BR-319. As pessoas que vivem bem na cidade têm uma realidade diferente dos que sofrem no interior”, declarou Guedes.

Careiro da Várzea é um município que alcança 80% de terras alagadas durante boa parte do ano. Mesmo que a Amazônia seja uma pauta internacional e um tema usado por muitos políticos e celebridades estrangeiros, Guedes afirmou que o município não recebe auxílio da sociedade civil para construção de obras de infraestrutura. Para o prefeito, muitos que utilizam o nome da Amazônia escondem desejos escusos.

“Essas pessoas que falam muito da Amazônia é porque a querem para eles. Mas esquecem, que, no Amazonas, mora o caboclo ribeirinho, que precisa sobreviver. No Careiro da Várzea, enfrentamos períodos de cheias, secas”, afirmou.

Os períodos de intenso alagamento em Careiro da Várzea exigem desafios dos moradores. Nos períodos em que as águas dos rios tomam o solo do local, a maioria dos residentes viaja para outros municípios, como Autazes, Careiro Castanho e Rio Preto da Eva. Quando as águas retrocedem, os moradores retornam ao Careiro da Várzea.

A arte de governar na Amazônia

Segundo Pedro Guedes, uma das dificuldades de se governar na localidade jaz na ausência de empresariado local, o que reduz as fontes de renda às quais o município tem acesso.

“Nós temos só duas fontes de renda: o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (o ICMS), e o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Aqui nós não temos indústrias. Qual iria querer se instalar no Careiro, onde alaga todo ano? Nossa sobrevivência é os pecuaristas. Os pecuaristas empregam mais do que a prefeitura”, afirmou.

O prefeito acredita que um político que se dedique a governar na Amazônia, um estado dotado de complexidades próprias, precisa ter gratidão à população. “O povo lhe elege sonhando com um amanhã melhor. Antes de entrar na política, eu criava gado. Um caboclo como eu, nascido em Autaz Mirim, enfrentei os ricaços. Ganhei eleições sem dinheiro. Morrerei com essa gratidão ao povo do Careiro”.

Guedes está há pelo menos 30 anos ligado à gestão de Careiro da Várzea, município que tem como principais atividades econômicas a pecuária e pesca. É prefeito pela quinta vez e já foi vice-prefeito por dois mandados. Ele entrou na política por influência dos pais. “Eu não queria. Na época, era comandante de embarcação. A do meu pai. Fazia ´recreio´ todo dia para Manaus”, contou.

Amazônia marina silva #BR-319 careiro da várzea Pedro Guedes

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas