AO VIVO
Executivo - 14 de março de 2024
Foto: Reprodução/Internet

Vídeo exibe possível corrupção na Prefeitura de Manaus em troca de cobertura favorável

Um novo escândalo envolvendo a prefeitura de Manaus veio à tona nesta quinta-feira (14) com a divulgação de um vídeo pelo site Metrópoles em que mostra um suposto pagamento de propina pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Um novo escândalo envolvendo a prefeitura de Manaus veio à tona nesta quinta-feira (14) com a divulgação de um vídeo pelo site Metrópoles em que mostra um suposto pagamento de propina pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom). O site é o mesmo que revelou a viagem de jatinho do prefeito David Almeida ao Caribe junto com um grupo de pessoas próximas, incluindo um empresário fornecedor da prefeitura.

De acordo com o vídeo, o pagamento suspeito de dinheiro em espécie foi para um homem que se identifica como motorista de Elson Santos, proprietário de um portal de notícias da capital.

O homem, segurando um celular em uma das mãos, confirma a entrega de uma sacola enquanto se identifica como representante do site para a servidora que o atende. Pouco depois, a mulher entrega uma sacola lacrada a ele. Sem interromper a filmagem, o homem segue para um banheiro. Dentro da cabine, ele abre a sacola sobre a caixa de descarga do vaso sanitário, retirando um envelope e três maços de dinheiro. Após organizar o dinheiro, o indivíduo vira a câmera para seu próprio rosto, exibindo um sorriso antes de encerrar a gravação.

A divulgação do vídeo, que teria sido gravado nas dependências da Secom, gerou uma onda de preocupação e especulação sobre as práticas éticas e legais diante da situação alarmante.

De acordo com o site Metrópoles, a denúncia foi recebida pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), que deve iniciar uma investigação para apurar os detalhes do caso. A denúncia recebida pelas autoridades policiais levanta a necessidade urgente de esclarecer os eventos retratados no vídeo e determinar a legalidade e a legitimidade das transações ocorridas.

Até o momento, não há informações da data do ocorrido nem do valor do montante.

Repercussão

O vereador Rodrigo Guedes protocolou a convocação do Secretário de Comunicação Israel Conte para depor na Câmara Municipal, em resposta a denúncia. Ele também informou que vai registrar uma queixa-crime no Ministério Público do Amazonas (MP-AM). “Cabe prisão”, ressaltou.  O pedido de convocação necessita de 21 votos favoráveis dos 41 vereadores.

“Já estou apresentando para ser votado na segunda-feira um pedido de convocação do Secretário de Comunicação da Prefeitura de Manaus, Israel Conte, para depor na Câmara Municipal de Manaus após as denúncias com vídeo postadas hoje, 14/03, pela manhã pelo Portal Metrópoles de pagamento em dinheiro para um portal de Manaus. Vou formalizar queixa crime também no Ministério Público do Amazonas.”, publicou.

O vereador Capitão Carpê denunciou publicamente o que ele descreve como um esquema de pagamento a portais de notícias por parte da Prefeitura de Manaus, supostamente para promover uma imagem positiva do prefeito e difamar opositores políticos. Segundo o parlamentar, são quase R$ 200 milhões destinados à Secretaria de Comunicação, que seria responsável por remunerar os portais alinhados com a gestão municipal.

“Como sempre denunciei aqui, a Prefeitura de Manaus supostamente paga diversos portais para falar bem do prefeito e difamar quem contraria os interesses dessa gestão. São quase R$ 200 milhões pra essa secretaria que paga os portais de puxa-saco da Prefeitura. Ao invés de estar sendo usado pro que realmente importa, é dessa forma que estão usando o dinheiro público. Vergonhoso e absurdo! Vou até o final para desmascarar esse tipo de prática.”, declarou ele em uma rede social.

O vereador Marcelo Serafim Marcelo Serafim defendeu que há uma urgência em apresentar o secretário Israel Conte na Câmara Municipal na próxima segunda-feira (18).

“É urgente que a base do prefeito David Almeida apresente o secretário Israel Conte na próxima segunda feira na @camaramunicipalmanaus para que ele explique a escandalosa gravação dentro da secretaria de comunicação onde um motorista recebe dinheiro para um portal da cidade. São esses portais que atacam vereadores como eu que fazem oposição ao prefeito David Almeida.”, declarou.

O deputado federal Amom Mandel denunciou a suposta prática de pagamento de propina pela prefeitura a blogs e portais para divulgar fake news sobre adversários políticos. Ele criticou a falta de ética e anunciou que vai protocolar uma notícia-crime no Ministério Público. Amom destacou que o dinheiro público não deve ser usado para interesses pessoais ou políticos do prefeito.

“É um absurdo a Prefeitura de Manaus pagar propina pros blogs e portais soltarem fake news dos adversários. Isso passa de todos os limites da moralidade. É mais fácil fazer isso do que trabalhar de verdade? Agora o Brasil sabe como as coisas funcionam aqui em Manaus. Vamos protocolar uma notícia-crime no Ministério Público. O dinheiro do povo não pode ser jogado fora pra alimentar a vaidade do prefeito.”, escreveu o parlamentar.

Outro lado

Questionado pela coluna “Na Mira” do site Metrópoles, o proprietário do portal negou ter conhecimento do vídeo e afirmou não estar ciente da entrega de dinheiro a um de seus funcionários.

“Esse homem que aparece nas imagens é meu motorista, trabalha levando minha filha para escola. Ele foi até a Secretaria de Comunicação sem o meu conhecimento e pegou esse dinheiro sem a minha anuência”, disse. Elson afirmou, ainda, que iria procurar a polícia para denunciar.

A Secom também foi procurada pela coluna e respondeu: “A pasta informa que tomou conhecimento do vídeo a partir da solicitação apresentada pelo site Metrópoles, encaminhada para o e-mail institucional nesta quarta-feira, 13 de março de 2024. A partir do conteúdo recebido, a Secretaria iniciará uma apuração para saber em que circunstâncias as imagens foram gravadas”.

Veja o vídeo:

 

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas