AO VIVO

Vice-prefeito revela ameaças de Simão Peixoto no retorno à prefeitura de Borba

A denúncia do vice-prefeito aconteceu um programa de TV local nesta quinta-feira (14)

Por: Alvaro Corado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O vice-prefeito de Borba, José Pedro Freitas Graça, alega que desde o retorno do prefeito Simão Peixoto ao comando da prefeitura, tem sido vítima de perseguição e ameaças por parte do prefeito que estava afastado. Peixoto foi detido em maio por envolvimento em crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, porém, conseguiu retomar suas funções como prefeito após uma decisão do Tribunal Regional Federal (TRF-1).

A denúncia do vice-prefeito aconteceu um programa de TV local nesta quinta-feira (14).

“O prefeito Simão voltou com aquela mesma arrogância e agora eu acredito que bem pior por conta que as ameaças continuam, muitas exonerações desde o dia 8 pra cá continuam. As pessoas que fizeram parte não do José Pedro e sim da prefeitura, quem ajudou a gestão ele está mandando embora pra casa. Perseguindo todo mundo”, declarou José Pedro.

O vice-prefeito ainda disse que Simão Peixoto o ofendeu várias vezes. “Me chamou de muitos nomes pejorativos, que eu tenho tudo gravado, estou representando isso na Justiça.”, declarou ele na entrevista.

Conforme as denúncias de José Pedro, a maior indignação de Simão Peixoto é de que no dia de seu retorno ao município poucas pessoas foram recebê-lo em carreata.

“A primeira vez que ele foi preso, a população realmente foi consolidada, inclusive eu estava, fui recebê-lo, deu uma população gigantesca, agora na segunda não passou de quinhentas pessoas. Então aí começa a revolta do Simão”, relatou.

Ameaças

De acordo com José Pedro, o prefeito de Borba Simão Peixoto passou em frente a sua casa no retorno ao município, no dia 8 de setembro “fez muitas arruaças lá no dia da carreata. E eu fiquei trancado, com a minha família dentro da minha casa, porém as ameaças não pararam”, completou.

Além das acusações diretas dirigidas, o vice-prefeito relatou um incidente envolvendo o secretário de segurança do município e o líder da guarda municipal. O vice-prefeito afirmou que ambos o seguiram durante um compromisso oficial, com a intenção de ameaçá-lo. Esses acontecimentos, de acordo com ele, têm contribuído para a criação de um clima de instabilidade e tensão na gestão local.

“Eu fui fazer uma viagem no rio Mapiá. Três minutos que eu saí o secretário de segurança junto com o chefe da guarda [municipal] chegaram atrás de mim. Todos armados perguntando para onde eu tinha ido. Depois que eu cheguei na comunidade que só vai de balsa eu liguei a minha internet para falar com a minha família e eles estavam apavorados. Me disseram falando que alguém ligou para eles dizendo que o secretário de segurança e o chefe da guarda municipal tinham ido atrás de mim”, disse.

 Simão Peixoto se manifesta

Em nota, o prefeito de Borba Simão Peixoto rechaçou todas as acusações feitas pelo vice-prefeito no programa de notícias. A nota diz ainda que as afirmações são ‘infundadas e levianas’.

Leia a nota na íntegra:

O prefeito de Borba, Simão Peixoto, vem a público rechaçar todas as acusações proferidas pelo vice-prefeito José Graça a emissoras de rádio e de televisão de Manaus nesta quinta-feira (14/09). As informações são infundadas e levianas. O prefeito de Borba reitera o seu compromisso com a verdade no sentido de esclarecer informações distorcidas. Simao Peixoto não ameaçou o atual vice-prefeito e nem o está perseguindo.

No sentido de proteger os recursos públicos, que são da população do município e não de grupos políticos, o prefeito Simão aguarda as explicações que o vice-prefeito deverá fornecer ao Ministério Público Federal (MPF) sobre os motivos que o levaram a interromper o fornecimento da merenda aos estudantes no período em que foi prefeito; esclarecer por que o transporte escolar foi paralisado.

Além dessas explicações ao MPF, o vice-prefeito José Graça deve esclarecer para a população de Borba porque dispensou licitação no valor de quase R$ 1,5 milhão para comprar combustível no posto do marido da sobrinha dele.

O prefeito Simão lamenta o comportamento público do vice-prefeito, que ocorreu um dia depois de a Câmara Municipal de Borba abrir processo de cassação do mandato dele.

O prefeito de Borba reitera que governa para todos os borbenses e que, neste momento está voltado para o planejamento das melhorias das ações públicas, de modo que os serviços sejam eficientes para a população.

Veja também:

 

Leia ainda:

borba #simãopeixoto

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

23/02
15:04

“FORA DA CURVA”

“Amom é um político ‘fora da curva’, diferenciado e um grande fenômeno no estado do Amazonas. Agregar apoio político e popular aos 23 anos de idade é algo que ocorre de tempos em tempos.” O comentário foi feito na manhã desta sexta-feira (23), no evento de lançamento da pré-candidatura do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) a prefeito de Manaus, à reportagem do site O Poder.com pelo experiente político e membro do PSDB-AM, Humberto Michiles.

23/02
14:46

VICE DE AMOM?

O pré-candidato oficial da Federação PSDB-Cidadania, deputado federal Amom Mandel, tem a liberdade de escolher quem será seu vice na chapa à prefeitura de Manaus, sem nenhuma intervenção dos partidos e apoiadores de sua campanha. A afirmação foi feita pelo senador Plínio Valério, presidente da federação, em entrevista ao site OPoder.com. Amom afirmou que as conversas estão avançadas, mas ainda não há um nome definido.

08/02
14:52

FINANCIAMENTO PÚBLICO X PRIVADO

O deputado Adjuto Afonso (UB) comentou nesta quinta-feira, 08/02, durante o lançamento do programa de financiamento + Créditos Amazonas da AFEAM, que o governo tem facilitado muito para o microempreendedor do interior através do programa. Para o deputado, não foi surpresa o anúncio da agência ser a primeira do país em financiamento público para microempreendedores. Oriundo da calha do rio Purus, ele fala com propriedade.

01/02
11:45

VAI DE PDT

O vereador de Itacoatiara, Arnoud Lucas, que é pré-candidato à prefeitura daquele município, revelou ao site O Poder que aguardará o período da janela partidária (7 de março a 5 de abril) para sair do atual partido em que está filiado, o Partido Verde (PV), e mudar para o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele afirmou que já recebeu o aval do presidente estadual da legenda no Amazonas, o ex-deputado estadual Luiz Castro, e acredita que terá no PDT-AM o suporte necessário para viabilizar o seu projeto de candidatura à prefeitura de Itacoatiara.

30/01
12:16

DISCORDÂNCIAS DE DESTERRO

Na 2ª sessão ordinária do TCE-AM em 30/01/2024, o conselheiro Érico Desterro expressou descontentamento com a mudança de postura do tribunal em relação aos pedidos de vista, lamentando a proibição de vistas para ausentes na sessão, embora tenha usado esse recurso. Apesar de concordar com a nova decisão, pediu sua aplicação uniforme. Surpreendido com a publicação de uma resolução sobre mudanças nas datas das câmaras, alegou falta de aprovação pelo pleno, solicitando revisão do procedimento. Apesar da derrota nesse tema, comprometeu-se a manter as sessões às segundas-feiras até a alteração no Regimento Interno.

Ver mais >>

Programas