AO VIVO

Vice-prefeito revela ameaças de Simão Peixoto no retorno à prefeitura de Borba

A denúncia do vice-prefeito aconteceu um programa de TV local nesta quinta-feira (14)

Por: Alvaro Corado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O vice-prefeito de Borba, José Pedro Freitas Graça, alega que desde o retorno do prefeito Simão Peixoto ao comando da prefeitura, tem sido vítima de perseguição e ameaças por parte do prefeito que estava afastado. Peixoto foi detido em maio por envolvimento em crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, porém, conseguiu retomar suas funções como prefeito após uma decisão do Tribunal Regional Federal (TRF-1).

A denúncia do vice-prefeito aconteceu um programa de TV local nesta quinta-feira (14).

“O prefeito Simão voltou com aquela mesma arrogância e agora eu acredito que bem pior por conta que as ameaças continuam, muitas exonerações desde o dia 8 pra cá continuam. As pessoas que fizeram parte não do José Pedro e sim da prefeitura, quem ajudou a gestão ele está mandando embora pra casa. Perseguindo todo mundo”, declarou José Pedro.

O vice-prefeito ainda disse que Simão Peixoto o ofendeu várias vezes. “Me chamou de muitos nomes pejorativos, que eu tenho tudo gravado, estou representando isso na Justiça.”, declarou ele na entrevista.

Conforme as denúncias de José Pedro, a maior indignação de Simão Peixoto é de que no dia de seu retorno ao município poucas pessoas foram recebê-lo em carreata.

“A primeira vez que ele foi preso, a população realmente foi consolidada, inclusive eu estava, fui recebê-lo, deu uma população gigantesca, agora na segunda não passou de quinhentas pessoas. Então aí começa a revolta do Simão”, relatou.

Ameaças

De acordo com José Pedro, o prefeito de Borba Simão Peixoto passou em frente a sua casa no retorno ao município, no dia 8 de setembro “fez muitas arruaças lá no dia da carreata. E eu fiquei trancado, com a minha família dentro da minha casa, porém as ameaças não pararam”, completou.

Além das acusações diretas dirigidas, o vice-prefeito relatou um incidente envolvendo o secretário de segurança do município e o líder da guarda municipal. O vice-prefeito afirmou que ambos o seguiram durante um compromisso oficial, com a intenção de ameaçá-lo. Esses acontecimentos, de acordo com ele, têm contribuído para a criação de um clima de instabilidade e tensão na gestão local.

“Eu fui fazer uma viagem no rio Mapiá. Três minutos que eu saí o secretário de segurança junto com o chefe da guarda [municipal] chegaram atrás de mim. Todos armados perguntando para onde eu tinha ido. Depois que eu cheguei na comunidade que só vai de balsa eu liguei a minha internet para falar com a minha família e eles estavam apavorados. Me disseram falando que alguém ligou para eles dizendo que o secretário de segurança e o chefe da guarda municipal tinham ido atrás de mim”, disse.

 Simão Peixoto se manifesta

Em nota, o prefeito de Borba Simão Peixoto rechaçou todas as acusações feitas pelo vice-prefeito no programa de notícias. A nota diz ainda que as afirmações são ‘infundadas e levianas’.

Leia a nota na íntegra:

O prefeito de Borba, Simão Peixoto, vem a público rechaçar todas as acusações proferidas pelo vice-prefeito José Graça a emissoras de rádio e de televisão de Manaus nesta quinta-feira (14/09). As informações são infundadas e levianas. O prefeito de Borba reitera o seu compromisso com a verdade no sentido de esclarecer informações distorcidas. Simao Peixoto não ameaçou o atual vice-prefeito e nem o está perseguindo.

No sentido de proteger os recursos públicos, que são da população do município e não de grupos políticos, o prefeito Simão aguarda as explicações que o vice-prefeito deverá fornecer ao Ministério Público Federal (MPF) sobre os motivos que o levaram a interromper o fornecimento da merenda aos estudantes no período em que foi prefeito; esclarecer por que o transporte escolar foi paralisado.

Além dessas explicações ao MPF, o vice-prefeito José Graça deve esclarecer para a população de Borba porque dispensou licitação no valor de quase R$ 1,5 milhão para comprar combustível no posto do marido da sobrinha dele.

O prefeito Simão lamenta o comportamento público do vice-prefeito, que ocorreu um dia depois de a Câmara Municipal de Borba abrir processo de cassação do mandato dele.

O prefeito de Borba reitera que governa para todos os borbenses e que, neste momento está voltado para o planejamento das melhorias das ações públicas, de modo que os serviços sejam eficientes para a população.

Veja também:

 

Leia ainda:

borba #simãopeixoto

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

20/03
18:40

GASTOS MUNICÍPIOS RORAIMA

A Prefeitura de Bonfim, sob o comando de Romualdo Feitosa (Republicanos), firmou contrato de R$ 706.999,92 com a União Empreendimentos LTDA para a locação de uma retroescavadeira e um caminhão caçamba. O contrato, assinado em 6 de março de 2025, tem validade de um ano e atende à Secretaria Municipal de Urbanismo, Paisagismo e Limpeza Urbana. A empresa, fundada em 2014 e registrada em Boa Vista, possui atividades secundárias como manutenção de máquinas e construção de edifícios.

20/03
18:38

JURUÁ INVESTIGAÇÕES

O prefeito de Juruá, Ilquer Cunha, enfrenta investigações por possível abuso de poder econômico nas eleições. O caso está na Zona Eleitoral de Juruá, sob o juiz Danny Rodrigues Moraes. O prazo para a defesa se encerra na próxima semana, conforme o Diário Oficial do TRE-AM. Se as irregularidades forem confirmadas, Cunha pode sofrer penalidades, incluindo multas ou até a cassação do mandato.

20/03
18:37

NEPOTISMO MANACAPURU

A prefeita de Manacapuru, Valciléia Flores Maciel, nomeou familiares do novo secretário de Administração, João Luiz de Souza França Filho, para cargos na gestão municipal. Seus filhos, Gustavo Gabryel e Luan Matthaus, foram designados para funções na Semad. Além disso, José Lucas Tavares assumiu a direção do hospital da cidade, enquanto sua irmã, Jackeline Tavares, tornou-se chefe de gabinete da prefeita. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do município.

20/03
18:35

UNIÃO BRASIL FORTALECIDO

A federação entre União Brasil e PP está prestes a ser oficializada, consolidando um dos blocos mais fortes do Congresso. No Amazonas, o grupo do governador Wilson Lima comandará a aliança, que terá maior tempo de TV e um dos maiores fundos partidários do país. O deputado Fausto Jr. destacou que a meta é eleger três deputados federais e um senador. Wilson Lima, fortalecido, deve disputar o Senado e influenciar sua sucessão estadual, ampliando sua articulação para 2026.

19/03
17:41

IMPEACHMENT GOVERNADOR RORAIMA

A votação do relatório sobre o pedido de impeachment do governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas), foi adiada nesta terça-feira (18) após um pedido de vistas do deputado Jorge Everton (União). O parlamentar explicou que a Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), responsável por analisar a denúncia por crime de responsabilidade contra o governador, ainda aguarda informações do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR), que foram solicitadas em fevereiro.

Ver mais >>

Programas