AO VIVO

‘Vamos avançar para a integração regional’, diz Bosco Saraiva sobre gestão à frente da Suframa

Novo superintendente da autarquia afirmou que Rondônia, Roraima, Acre e Amapá serão efetivamente integrados ao modelo Zona Franca de Manaus

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

MANAUS | AM

Após ser confirmado no comando da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), na tarde desta quinta-feira (6), o ex-deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade) disse que pretende avançar com a integração regional de estados vizinhos do Amazonas. De acordo com o político, esse foi um dos principais assuntos tratados entre ele e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), durante a primeira reunião de trabalho à frente da autarquia, em Brasília.

“Um dos assuntos também tratados, importantíssimos, é que vamos avançar para a integração regional. Nós precisamos valorizar Rondônia, Roraima, Acre e Amapá, são nossos irmãos do Norte, que sempre foram olhados de forma lateral. Mas, agora, não, nessa nova etapa, eles serão efetivamente integrados à Suframa”, afirmou o novo superintendente durante participação no programa ‘Boa Noite, Amazônia’, da Onda Digital.

Bosco afirmou que, logo após aceitar o convite oficial feito por Alckmin, ambos discutiram em seguida pautas relacionadas à Zona Franca de Manaus (ZFM). Para ele, a conversa foi de “positividade e otimismo” para o modelo econômico.

“A gente conversou sobre vários assuntos. A questão econômica planetária brasileira; o nosso Centro de Biotecnologia da Amazônia, essas perspectivas de funcionamento rápido do CBA, que são fundamentais para que a gente possa pegar um novo vetor, vendo o futuro seguro e tranquilo da nossa Zona Franca de Manaus; a modernização da Suframa foi assunto da pauta; transparência das ações, uma série de coisas que nós vamos aprofundar assim que estiver efetivada a nomeação”, explicou o superintendente, que deve ser nomeado semana que vem, segundo informou o vice-presidente do país.

Bosco Saraiva também afirmou que acredita na atuação da bancada amazonense no Congresso Nacional para defender os interesses do Estado, além de confiar no presidente Lula para assegurar a competitividade do modelo ZFM.

“Com relação à reforma, a gente tem que ir na medida que haja materialidade, ainda não há um texto. Nós temos parlamentares valorosos do nosso estado que estão na comissão que está formatando, nossa bancada de senadores e deputados é aguerrida. Nós temos acima de tudo o compromisso do presidente Lula que, apesar da reforma tributária, a Zona Franca de Manaus será preservada, nós confiamos na palavra do presidente Lula, e haveremos de ajustar esse texto para que ele chegue no congresso”, ressaltou.

Análise

Para o advogado especialista em Contencioso Tributário e Zona Franca de Manaus, Eduardo Bonates, a nomeação de Bosco é uma indicação política e deve enfrentar resistência da esquerda no Amazonas.

“Eu estava sentindo o clima da nomeação e eu acredito, por incrível que pareça, que ele [Bosco Saraiva] enfrentará muita restrição do partido do presidente. Estava acompanhando nos últimos dias e a classe empresarial deu uma amenizada, falou que ele tinha o conhecimento político que é fundamental, mas quem saiu tecendo críticas fortes foi a CUT e o PT municipal, que queriam a indicação”, analisou o especialista.

Foto: Reprodução

 

 

alckmin suframa bosco saraiva #Amazonas

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

28/02
17:10

DAVID E VALDEMAR?

Esta semana, cresceram as especulações de que o prefeito David Almeida se encontraria com o presidente nacional do PL para supostamente tratar do seu ingresso à legenda de Bolsonaro. Nem ontem nem hoje aconteceu encontro algum, de acordo com a agenda de Valdemar da Costa Neto até esta quarta-feira (28). Fala-se até em uma chapa encabeçada por David, com o deputado Alberto Neto como vice; no entanto, Neto afirmou em entrevista nesta terça-feira (27) que é o pré-candidato da direita em Manaus e conta com o apoio do ex-presidente.

23/02
15:04

“FORA DA CURVA”

“Amom é um político ‘fora da curva’, diferenciado e um grande fenômeno no estado do Amazonas. Agregar apoio político e popular aos 23 anos de idade é algo que ocorre de tempos em tempos.” O comentário foi feito na manhã desta sexta-feira (23), no evento de lançamento da pré-candidatura do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) a prefeito de Manaus, à reportagem do site O Poder.com pelo experiente político e membro do PSDB-AM, Humberto Michiles.

23/02
14:46

VICE DE AMOM?

O pré-candidato oficial da Federação PSDB-Cidadania, deputado federal Amom Mandel, tem a liberdade de escolher quem será seu vice na chapa à prefeitura de Manaus, sem nenhuma intervenção dos partidos e apoiadores de sua campanha. A afirmação foi feita pelo senador Plínio Valério, presidente da federação, em entrevista ao site OPoder.com. Amom afirmou que as conversas estão avançadas, mas ainda não há um nome definido.

08/02
14:52

FINANCIAMENTO PÚBLICO X PRIVADO

O deputado Adjuto Afonso (UB) comentou nesta quinta-feira, 08/02, durante o lançamento do programa de financiamento + Créditos Amazonas da AFEAM, que o governo tem facilitado muito para o microempreendedor do interior através do programa. Para o deputado, não foi surpresa o anúncio da agência ser a primeira do país em financiamento público para microempreendedores. Oriundo da calha do rio Purus, ele fala com propriedade.

01/02
11:45

VAI DE PDT

O vereador de Itacoatiara, Arnoud Lucas, que é pré-candidato à prefeitura daquele município, revelou ao site O Poder que aguardará o período da janela partidária (7 de março a 5 de abril) para sair do atual partido em que está filiado, o Partido Verde (PV), e mudar para o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele afirmou que já recebeu o aval do presidente estadual da legenda no Amazonas, o ex-deputado estadual Luiz Castro, e acredita que terá no PDT-AM o suporte necessário para viabilizar o seu projeto de candidatura à prefeitura de Itacoatiara.

Ver mais >>

Programas