AO VIVO

‘Vamos avançar para a integração regional’, diz Bosco Saraiva sobre gestão à frente da Suframa

Novo superintendente da autarquia afirmou que Rondônia, Roraima, Acre e Amapá serão efetivamente integrados ao modelo Zona Franca de Manaus

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

MANAUS | AM

Após ser confirmado no comando da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), na tarde desta quinta-feira (6), o ex-deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade) disse que pretende avançar com a integração regional de estados vizinhos do Amazonas. De acordo com o político, esse foi um dos principais assuntos tratados entre ele e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), durante a primeira reunião de trabalho à frente da autarquia, em Brasília.

“Um dos assuntos também tratados, importantíssimos, é que vamos avançar para a integração regional. Nós precisamos valorizar Rondônia, Roraima, Acre e Amapá, são nossos irmãos do Norte, que sempre foram olhados de forma lateral. Mas, agora, não, nessa nova etapa, eles serão efetivamente integrados à Suframa”, afirmou o novo superintendente durante participação no programa ‘Boa Noite, Amazônia’, da Onda Digital.

Bosco afirmou que, logo após aceitar o convite oficial feito por Alckmin, ambos discutiram em seguida pautas relacionadas à Zona Franca de Manaus (ZFM). Para ele, a conversa foi de “positividade e otimismo” para o modelo econômico.

“A gente conversou sobre vários assuntos. A questão econômica planetária brasileira; o nosso Centro de Biotecnologia da Amazônia, essas perspectivas de funcionamento rápido do CBA, que são fundamentais para que a gente possa pegar um novo vetor, vendo o futuro seguro e tranquilo da nossa Zona Franca de Manaus; a modernização da Suframa foi assunto da pauta; transparência das ações, uma série de coisas que nós vamos aprofundar assim que estiver efetivada a nomeação”, explicou o superintendente, que deve ser nomeado semana que vem, segundo informou o vice-presidente do país.

Bosco Saraiva também afirmou que acredita na atuação da bancada amazonense no Congresso Nacional para defender os interesses do Estado, além de confiar no presidente Lula para assegurar a competitividade do modelo ZFM.

“Com relação à reforma, a gente tem que ir na medida que haja materialidade, ainda não há um texto. Nós temos parlamentares valorosos do nosso estado que estão na comissão que está formatando, nossa bancada de senadores e deputados é aguerrida. Nós temos acima de tudo o compromisso do presidente Lula que, apesar da reforma tributária, a Zona Franca de Manaus será preservada, nós confiamos na palavra do presidente Lula, e haveremos de ajustar esse texto para que ele chegue no congresso”, ressaltou.

Análise

Para o advogado especialista em Contencioso Tributário e Zona Franca de Manaus, Eduardo Bonates, a nomeação de Bosco é uma indicação política e deve enfrentar resistência da esquerda no Amazonas.

“Eu estava sentindo o clima da nomeação e eu acredito, por incrível que pareça, que ele [Bosco Saraiva] enfrentará muita restrição do partido do presidente. Estava acompanhando nos últimos dias e a classe empresarial deu uma amenizada, falou que ele tinha o conhecimento político que é fundamental, mas quem saiu tecendo críticas fortes foi a CUT e o PT municipal, que queriam a indicação”, analisou o especialista.

Foto: Reprodução

 

 

#Amazonas alckmin suframa bosco saraiva

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

08/07
18:15

REJEIÇÃO LULA

Pesquisa AtlasIntel divulgada em 8 de julho aponta que 51,8% dos brasileiros reprovam o governo Lula (PT), enquanto 47,3% aprovam e 0,9% não souberam responder. Os dados mostram manutenção da tendência de desaprovação, semelhante ao levantamento anterior, de maio. A pesquisa ouviu 2.621 pessoas entre 27 e 30 de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

08/07
18:00

NEPOTISMO DAVID REIS

O presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), é investigado pelo TCE-AM por suposto nepotismo, após denúncia anônima apontar a nomeação de sua tia, Aldenizia Rodrigues Valente, como diretora de Contabilidade da Casa. A prática violaria a Súmula Vinculante nº 13 do STF. A denúncia também aponta possível improbidade administrativa. O caso já havia sido citado em 2021, quando a servidora afirmou ter qualificação e mais de 20 anos de serviço público.

08/07
17:59

CMM RECESSO

Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) entram em recesso parlamentar nesta quarta-feira (9/7), antecipando a pausa que começaria oficialmente em 16 de julho. A decisão foi viabilizada por sessões extraordinárias realizadas em junho, que compensaram as sessões ordinárias previstas para julho. Com isso, o plenário ficará sem atividades na última semana antes do recesso, e a previsão é que os trabalhos legislativos sejam retomados em 4 de agosto.

08/07
17:56

GASTO LULA

O governo federal já gastou cerca de R\$1,15 trilhão em 2025, segundo o Ga\$to Brasil, projeto da CACB e da Associação Comercial de SP. Somando estados e municípios, o total ultrapassa R\$2,6 trilhões — R\$600 bilhões a mais que a arrecadação do ano. O Impostômetro indica receita de pouco mais de R\$2 trilhões até agora. A iniciativa busca dar transparência aos gastos públicos e incentivar o controle social das contas. As informações são do jornalista Cláudio Humberto.

27/06
20:37

MAIS DEPUTADOS

O Senado aprovou o projeto que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. A proposta, que segue para nova análise da Câmara, busca redistribuir as cadeiras com base no Censo de 2022. O relator, Marcelo Castro, garantiu que não haverá aumento nos gastos públicos, exceto nas emendas parlamentares. Estados como Amazonas, Pará e Santa Catarina devem ganhar novas vagas.

Ver mais >>

Programas