Toda solenidade foi transmitida, ao vivo, pelas redes sociais da Corte de Contas
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) iniciou, nesta quarta-feira (14), os eventos da semana de comemoração aos 70 da Corte de Contas. A solenidade foi realizada de forma híbrida, no museu da Corte de Contas e no auditório do TCE-AM, com participantes presentes e outros em um ambiente virtual criado por técnicos do tribunal.
Respeitando o distanciamento e o rígido protocolo de segurança para permanecer nas dependências do tribunal, os presentes puderam acompanhar, entre outros, a inauguração do novo museu, que deve ser aberto para visitações a partir do próximo ano, do selo do TCE-AM para os Correios e do carimbo comemorativo em alusão aos 70 anos.
Toda solenidade foi transmitida, ao vivo, pelas redes sociais da Corte de Contas. Ao falar sobre os desafios provocados pela pandemia no ano em que o TCE-AM completa o septuagésimo aniversário, o presidente do tribunal, conselheiro Mario de Mello, destacou a capacidade dos servidores de superar as adversidades para manter o bom funcionamento da Corte de Contas.
“O TCE-AM há 70 anos vem fazendo isso: vencendo o tempo e superando desafios. O maior e melhor presente que poderíamos dar à população é a continuidade de nossos serviços, zelando, mais do que nunca, pelo uso correto dos recursos e dos bens públicos”, destacou o presidente, conselheiro Mario de Mello.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou os trabalhos de fiscalização realizados pelo TCE-AM e ressaltou a importância do tribunal na preservação do bioma amazônico.
“Deixo meu reconhecimento aos serviços prestados pelo TCE-AM ao longo desses 70 anos. Tenho certeza que daqui a alguns anos, alguém vai olhar para o trabalho feito e terá orgulho dessa atual gestão”, afirmou o governador Wilson Lima.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, e o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Rodrigo Maia, que não puderam participar fisicamente, enviaram congratulações por vídeo à Corte de Contas.
Lançamento do livro e vídeo institucional
Nesta segunda, no primeiro dia de eventos em alusão aos 70 anos do TCE, foi realizado o lançamento do vídeo institucional do tribunal, que traz entrevistas exclusivas do presidente, conselheiros, servidores e demais colaboradores, além de mostrar as dependências, novas instalações e explicar as atribuições da Corte de Contas no Estado.
Também foi lançado o livro ‘Viagem no Tempo: 70 anos do Tribunal de Contas do Amazonas’. Contando com um belo acervo de imagens e documentos históricas do TCE-AM, o livro mostra, década após década, toda a trajetória da Corte de Contas até os 70 anos, contada pelos próprios conselheiros e servidores do tribunal.
O livro e o vídeo estão disponíveis no site do TCE-AM para consulta pública. A abertura da semana de aniversário também contou com o lançamento do Hino Oficial do TCE-AM, de composição do ilustre compositor e cantor parintinense Chico da Silva.
Programação
As solenidades em alusão aos 70 anos da Corte de Contas seguem até sexta-feira (16), com a entrega do Selo de Gestão aos gestores do Amazonas.
Nesta quinta-feira (15), haverá, ainda, uma homenagem àqueles que perderam suas vidas por decorrência da Covid-19 e aos profissionais de saúde que estiveram na linha de frente do combate à doença no Amazonas.
Os eventos permanecerão sendo realizados com número limitado de autoridades presentes nas dependências do Tribunal e demais participantes via webconferência em um ambiente virtual desenvolvido pelo TCE. As solenidades contam com transmissão ao vivo pelas redes sociais do TCE-AM (Facebook, Instagram e YouTube).
O governador Wilson Lima divulgou o balanço da Operação Estiagem 2024, que impactou mais de 200 mil famílias no Amazonas. Foram distribuídas mais de 3 mil toneladas de cestas básicas e medicamentos. O estado combateu mais de 24 mil incêndios e aplicou R$ 211,4 milhões em multas. Além disso, realizou dragagem de rios e instalou portos provisórios em Itacoatiara. O pagamento do Auxílio Estadual foi antecipado, beneficiando 300 mil famílias.
A Controladoria-Geral da União (CGU) investiga 20 ONGs que receberam R$ 515 milhões em emendas parlamentares entre 2020 e 2024, a pedido do ministro Flávio Dino. A apuração inclui emendas PIX e repasses feitos durante os governos Bolsonaro e Lula, envolvendo políticos de diversas legendas. O ministro da CGU, Vinícius Marques, destacou a prioridade em esclarecer o destino dos recursos após reunião com Lula.
Cerca de 44 municípios do Amazonas realizarão a diplomação dos candidatos eleitos nas eleições de 2024 entre novembro e dezembro. As datas, definidas pelos juízes eleitorais, estão previstas entre 25 de novembro e 19 de dezembro. O restante dos municípios terá as datas divulgadas em breve. O Amazonas utiliza um sistema eletrônico para emissão e validação dos diplomas, emitidos somente após a confirmação dos dados dos candidatos.
O MPF cobrou providências dos governos Lula e Helder Barbalho após um megaincêndio destruir metade da Terra Indígena Anambé, no Pará. Indígenas estão desalojados e combatem as chamas com recursos limitados. O MPF solicitou ao Ibama, Corpo de Bombeiros e Funai ações emergenciais para conter o fogo, assistência à comunidade e investigação sobre uma possível origem criminosa em fazenda vizinha.
O presidente Lula declarou que Nicolás Maduro “é um problema da Venezuela, não do Brasil”, após ser questionado por Jorge Kajuru sobre ignorar o presidente venezuelano. Lula afirmou que não questionará a Suprema Corte da Venezuela e mantém sua posição de não intervenção. O governo venezuelano classificou o veto do Brasil à entrada da Venezuela no BRICS como “agressão” e publicou uma mensagem ameaçadora nas redes sociais.
Deixe um comentário