AO VIVO

STF libera celular de Ibaneis e Polícia diz que político não foi conivente com manifestações

Com o laudo, o governador afastado já solicitou retorno ao cargo

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

País |

A Polícia Federal concluiu a perícia no celular do governar do do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB).  O relatório foi divulgado pela nesta quinta-feira (9) e leva à conclusão de que o político não se omitiu e nem foi conivente com as manifestações ocorridas na Capital Federal, em 8 de janeiro.

O relatório afirma que a “investigação não revelou atos do governador Ibaneis em mudar o planejamento, desfazer ordens de autoridades das forças de segurança, omitir informações a autoridades superiores do governo federal, ou mesmo de impedir a repressão dos avanço dos manifestantes durantes os atos de vandalismo”.  Trechos do documento estão no jornal Correio Braziliense.

O laudo ainda listou conversas do governador com jornalistas, membros do Judiciário, do Congresso e integrantes do governo, além de seus advogados. Ao todo, 36 ligações foram recebidas e realizadas pelo governador afastado nos dias 07 e 08 de janeiro.

No dia 9 de janeiro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu afastar Ibaneis, por 90 dias. O motivo foi que “absolutamente nada justifica a omissão e conivência do Secretário de Segurança Pública e do governador com criminosos que, previamente, anunciaram o que fariam”. A defesa do governador já solicitou o retorno dele ao cargo.

Celular liberado

Também nesta quinta-feira o STF liberou o celular de Ibaneis que estava apreendido para a realização da perícia.

A medida atende a um ofício encaminhado ao STF pelo delegado Raphael Soares Astini, da Polícia Federal. No documento, ele aponta que a perícia já teria extraído todos os dados dos aparelhos.

Em sua decisão, Moraes afirmou que não havia mais “interesse probatório” na manutenção dos aparelhos “nos autos”.

 

Com informações de Revista Oeste*

Foto: Renato Alves/Agência Brasil

#IbaneisRocha Investigação #Governador

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

13/09
18:43

CANDIDATURA BARRADA

O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.

13/09
18:41

CONTROLE INTERNO

Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.

11/09
09:46

DESIGUALDADE POLÍTICA

O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.

11/09
09:44

BOLSONARO EM MANAUS

O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.

11/09
09:42

NOVOS GESTORES

Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.

Ver mais >>

Programas